sexta-feira, 24 de março de 2017

MARIA DO CÉU (MINC -Ministério da Cultura) VISITOU COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM GARANHUNS E BREJÃO

            

Do Céu ladeada por Sandro Lopes e Luzia da Saúde


         Pela primeira vez na historia dos Quilombos agrestinos, um representante máximo da cultura (MINC), atendendo ao convite do Sr. Sandro Lopes (vice líder do Quilombola Castainho), Dorinha Leal (articulações culturais), Ver. Renato Batinga(Brejão),e da vereadora Luzia da Saúde (Garanhuns),       esteve em visita ao interior do Estado, onde foi recebida com muita festa nas Comunidades Castainho, Batinga, em Brejão, após ser recepcionada pelo prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, Haroldo Vicente (vice Prefeito); Mewiton Araújo,  vereadores Luzia da Saúde e Ary Júnior, além do cordelista Gonzaga de Garanhuns.





            Sua visita teve como principal objetivo subsidiar políticas a serem desenvolvidas pelo Ministério da Cultura para proteção, fomentação e valorização das comunidades negras. 




        Após sair da prefeitura, Maria do Céu visitou o Pau Pombo, local aonde esteve com seus pais quando criança.



       Seguindo para o Castainho, onde foi recepcionada pelo líder do Quilombo, José Carlos e família, diretoras da escola e convidados, a diretora regional do MINC, Sra. Maria do Céu, falou de sua intenção de colaborar intensamente com a arte e cultura do Nordeste, estreitar laços de cooperação com as comunidades negras bem como para conhecer a realidade e necessidades das mesmas. 




                 Deixou claro que terá envolvimento na tradicional festa da Mãe Preta, se colocando a disposição para o que estiver ao seu alcance, com apoio do governo federal, onde buscará a liberação de mais recursos para subsidiar a multiplicação e diversidade da cultura brasileira e, em especial, aquele reduto.



           A festa da Mãe Preta é uma iniciativa do Quilombo Castainho e envolve shows musicais com bandas Pé de Serra, espetáculos teatrais, exposições, apresentações de grupos de cultura popular, e este ano será formatada uma premiação a 32 autoridades parceiras na luta pelo desenvolvimento e tradição daquele remanescente. A estimativa do público é de 20 mil pessoas, e, promete crescer ainda mais, segundo Sandro Lopes, sobrinho do líder José Carlos, homem preocupado com o destino de sua comunidade e que se prepara, com muita disciplina e amor, para assumir a liderança  local.



           
              Após a visita ao Castainho, do Céu, a iluminada, participou de reunião com lideranças quilombolas Batinga, do vizinho município de Brejão, e  Curiquinha dos Negros onde foi recepcionada pelo vice-prefeito, Joseraldo, Paulo, César Monteiro, e o vereador Renato Batinga e mulheres da comunidade.





   

Sandro, Do Céu e Izaías



O Último compromisso da agenda de Do Céu, em Garanhuns, foi uma breve visita na Associação de Mulheres da Várzea, representada pela vereadora Luzia da Saúde e seu filho Maurusan.

          Após a visita à Associação, seguiu para a cidade de Arco Verde, deixando-nos com saudades, mas a promessa de estar conosco logo mais no Festival Viva a Dominguinhos.


           Em entrevista o blog Jornal Sináculo, que acompanhou a jovem durante todo o dia, falou dos projetos de parceria entre o Ministério da Cultura , o governo estadual e municipal, onde acredita que de mãos dadas, todos sairão vencedores nesses tempos difíceis. 

              Do Céu é muito especial.  A cultura do Nordeste está muito bem representada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.