segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

ADEUS A LUZINETTE LAPORTE: A MENINA QUE FALAVA COM AS COISAS, VIROU UM AMOR DE MULHER COM GIRASSÓIS NO OLHAR

             
            O SESC homenageou em vida essa flor, Luzinette Laporte, através do seu Laboratório e da mostra de Autoria Literária Luzinette Laporte e   Mostra de Literatura Luzinette Laporte. 

          Essas são apenas duas das muitas homenagens que a escritora Luzinette Laporte de Carvalho  recebeu com muita emoção e carinho. Homenagens que, vale ressaltar, deixaram o seu nome escrito com letras de ouro na história cultural e educacional da cidade de Garanhuns.

          Em vida, foi homenageada, junto com o cantor e compositor Dominguinhos, na II Bienal do Livro do Agreste, a dinâmica Luzinette Laporte foi alvo de distinções em várias partes do Estado, e teve sua contribuição à cultura pernambucana exaltada na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Antes, recebeu os “louros” da edição de 2013 do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

                Nascida na cidade de Catende, Luzinette se mudou ainda muito jovem para Garanhuns, onde fez o curso ginasial e o pedagógico no Colégio Santa Sofia e o científico no Colégio Diocesano. A decisão de dedicar sua vida à educação e, posteriormente, também à literatura, fez a futura escritora mergulhar no mundo do conhecimento, realizando, entre outros cursos, os de Administração Escolar, Francês, Português, Sociologia e Supervisão Rural.

              Sua densa e ampla bagagem cultural possibilitou que exercesse relevantes cargos públicos, como os de secretária de Educação de Garanhuns e diretora do Departamento Regional de Educação (Dere), e se tornasse colaboradora de importantes publicações de Pernambuco, como no jornal O Monitor, e da região Sudeste.

            Mas foi como escritora que mais se projetou, devido a livros como Um amor de mulher (publicado pela Editora Vozes, de Petrópolis), A menina que falava com as coisas (editado cinco vezes pela Vozes e relançado pela Cepe Editora) e O homem com girassóis no olhar ( título premiado pela Academia Pernambucana de Letras).

foto de Wagner Marques
       Seu encantamento nos enche de profundo pesar e também a certeza de que de uma janelinha, no céu, continuará a professora a olhar pelos talentosos que descobriu e incentivou durante sua vida perfumada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.