segunda-feira, 21 de maio de 2018

GONZAGA DE GARANHUNS É APROVADO MAIS UMA VEZ PAR A SEGUNDA FASE DO PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO






                Luiz Gonzaga de Lima, mais conhecido como Gonzaga de Garanhuns, foi habilitado novamente para a fase seguinte do Concurso do Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mestre do reisado que mantém viva a tradição desde crianças a idosos do município está entre os 53 aptos na 13ª edição do certame, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe. A lista foi divulgada no Portal Cultura PE oficialmente nesta segunda-feira (21). A torcida é grande para que Gonzaga, ao lado de José Pimentel, seja mais um garanhuense a fazer parte desse seleto grupo da cultura pernambucana.

           A história de Gonzaga com o reisado começou há 60 anos, quando aos 13 teve o primeiro contato com o folguedo, na zona rural de Garanhuns. Iniciado oficialmente por Manoel Clarindo da Rocha, a quem ele chama de “primeiro mestre”, Gonzaga sempre se destacou. Em 1977, foi formado o Reisado do Mestre João Gomes, em Garanhuns, e Seu Gonzaga foi convidado para ser o personagem Mateus. Ao mesmo tempo que Gonzaga trabalhava no comércio e participava de reisados, ele também conciliava seu tempo com a produção de literatura de cordel. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. E atualmente possui mais de 350 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros países, como nos Estados Unidos, França e Japão.

               Seu Gonzaga, como é chamado carinhosamente, já participou de festivais regionais e de produções de LPs. Os cinco reisados que hoje ele faz parte são formados por idosos, adolescentes e crianças. Eles ensaiam semanalmente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis. Em novembro no ano passado ele recebeu o Prêmio dos Mestres da Cultura Popular: Edição Leandro Gomes de Barros. A premiação é realizada pelo Ministério da Cultura e vai gratificar os selecionados com um valor de 10 mil reais. O artista recebe apoio do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura. 


-- texto EDMÉA UBIRAJARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.