quarta-feira, 25 de julho de 2018

CARAVANA DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI CHEGA SÁBADO A CIDADE DE GARANHUNS ONDE FARÁ RODA DE DIÁLOGO




A liberdade de expressão é um direito assegurado a todos os indivíduos de manifestar opiniões, pensamentos e ideias sem ter medo de sofrer censura ou ser criticado por qualquer outro membro da sociedade ou mesmo do governo. É fundamental para o bom funcionamento de qualquer democracia moderna, e, por isso, está assegurada na constituição de vários países, inclusive, no Brasil.

Esse direito se encontra, ainda, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no artigo XIX: Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Esse direito foi, e continua a ser conquistado através da História. Afinal, até hoje encontramos dificuldades para expressarmos porque a liberdade é completamente aprisionada por preconceitos, moralismos os até mesmo, desconhecimento.?

         Apesar de o conceito datar da Grécia antiga, onde surgiram os primeiros valores de justiça, liberdade e democracia, a luta pelo direito de se expressar ainda é necessária em muitos lugares do mundo.

          No nosso próprio país, ela só foi conquistada plenamente em 1985, com o fim da ditadura militar. Ou seja, faz apenas 3 décadas que é possível se manifestar livremente sem ter medo de possíveis retaliações!

           3 exemplos de pessoas que lutaram pela liberdade de expressão no Brasil e no mundo, e como elas impactaram a sociedade em que vivem:
          1. Liu Xiaobo (China)

           Liu Xiaobo era um simples professor universitário de literatura vivendo na China, em 1989, quando sua vida mudou radicalmente. Após participar de manifestações do movimento estudantil pró-democracia em Pequim, Liu acabou preso, acusado de desafiar o governo chinês.

          Após sair da prisão, o ex-professor universitário dedicou a vida à luta por uma China mais democrática e aberta a discussões. Em 2010, Liu ganhou o prêmio Nobel da Paz, porém, não pôde recebê-lo: ele havia sido preso novamente por conspirar contra o governo Chinês. Apesar disso, Liu ainda é considerado por muitos um símbolo de resistência.

2. Malala Yousufzai (Paquistão)

          Malala tinha apenas 11 anos quando iniciou sua luta pela liberdade de expressão no Paquistão. Munida apenas de um computador e ideias revolucionárias, a jovem iniciou um blog contando a situação absurda vivida pela população do vale do Swat sob o regime talibã — que era pior ainda para as meninas e mulheres.

             Sua luta não passou despercebida, e Malala acabou sofrendo um grave atentado em 2012. Após levar um tiro na cabeça e passar vários dias entre a vida e a morte, a estudante paquistanesa ganhou asilo político na Inglaterra. Lá, ela continua defendendo os direitos das meninas paquistanesas ao estudo e, com isso, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014.

3. Chico Buarque (Brasil)

        O cantor e compositor brasileiro se tornou um símbolo da luta pela liberdade de expressão durante o período da ditadura militar, quando usou suas composições para protestar pacificamente. Entre as mais famosas estão “Roda Viva”, “Apesar de Você” e “Cálice” —

        Algumas das mensagens implícitas em suas músicas eram tão sutis que só foi possível perceber seu significado real muito tempo depois. Aliás, essa era a única maneira de divulgá-las na época, já que o governo censurava todo e qualquer tipo de manifestação que se opusesse aos seus ideais.

         Agora que já contamos com uma liberdade de expressão bem maior do que foi há uns anos atrás,  temos o dever de usá-la bem. Encontrar uma maneira de se expressar pode influenciar positivamente em vários aspectos da construção da sua personalidade, além de fazer bem para a mente.

Se você está se perguntando como pode fazer isso, acompanhe 3 maneiras criativas que encontramos para lhe ajudar a se expressar:


1. Artes

        Apesar de a pintura ser uma das maneiras mais populares, existem vários outros meios de se expressar artisticamente. Trabalhos manuais como costurar, bordar, fazer trabalho artesanal com madeira, fazer esculturas, cantar, tocar instrumentos e até cozinhar são maneiras muito divertidas de criar algo com a sua cara.

    Escolher qual caminho seguir vai depender das suas habilidades e do objetivo que você pretende alcançar. Enquanto algumas pessoas escolhem se expressar artisticamente apenas como hobby, também é possível juntar uma graninha e até se tornar um profissional com o seu dom.

        O que importa, nesse sentido, é experimentar diversos tipos de arte para ver qual lhe agrada mais! Só assim você sentirá os benefícios de se expressar dessa forma.

2. Escrita

       Sabemos que a escrita também pode ser uma maneira artística de expressão. Entretanto, ela é uma das mais comuns e geralmente a primeira que procuramos. Quem nunca teve um diário quando era criança? Se este foi o seu caso, saiba que você já entendia, naquela época, a importância de se expressar livremente para o desenvolvimento do seu ser.

          Com a popularidade das redes sociais aumentando a cada dia, é comum o surgimento de novos sites e blogs a todo momento. Caso queira alcançar uma grande audiência e compartilhar seus pensamentos com pessoas do mundo todo, talvez essa seja a melhor opção para você.

           Mas tudo bem se você preferir guardar seus escritos para si. Um dia, vai ser divertido relê-los e saber como você pensava na época — o que pode se tornar uma ótima ferramenta de autoconhecimento com o tempo.

3. Modo de se vestir

           Talvez esta seja a maneira mais óbvia de expressão, já que todos os seres humanos usam roupas. Além disso, ela é a primeira coisa que as pessoas notam quando você chega em algum lugar ou até mesmo em fotos, nas redes sociais.

O que você veste e até o seu cabelo, tatuagens, sapatos e acessórios são a expressão máxima de quem você é e de qual imagem quer passar. Por isso, é tão importante pensar no look de maneira que ele mostre a sua essência. 
O mais importante é se lembrar de que a liberdade de expressão pode ser exercida de várias maneiras, e que não existe jeito certo ou errado de fazer isso. O que importa de verdade é se sentir bem, se autoconhecer, e, então, expressar de forma autêntica como você se sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.