domingo, 15 de julho de 2018

CARAVANA LGBT QUER INSERIR GARANHUNS EM SUA CAUSA




  A coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ começa a partir desta sexta-feira (13) uma caravana por cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco para debater com a sociedade temáticas relacionadas à diversidade. “Nós sabemos que no Interior do Estado a realidade é ainda mais difícil para essa população. A ideia é ampliar o diálogo e unir cada vez mais cidades em torno da causa”, explicou Marco Mota, coordenador da Caravana da Aliança em Pernambuco.

       Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Triunfo e Garanhuns serão contempladas com o projeto. “Em cada uma delas, vamos discutir uma temática relacionada às particularidades da cidade”, explica Marco. “Em Jaboatão, por exemplo, vamos falar sobre como a educação pode tratar de maneira mais inclusiva esse público, porque recentemente duas professoras foram afastadas de uma escola da região por trazer o assunto para a sala de aula.”

     No ano de 2016, a ONG Dignidade elaborou uma pesquisa sobre o ambiente escolar no Brasil. O relatório mostrou que 73% dos alunos LGBTs sofrem algum tipo de bullying na escola, sendo constantemente agredidos verbalmente. Cerca de 60% não se sentem seguros no ambiente acadêmico e 37% deles são agredidos fisicamente por causa de sua orientação sexual. Mesmo apontando as agressões à direção das escolas, 36% deles disseram que não recebem apoio dos professores ou responsáveis pelo colégio. “Muitas dessas pessoas são afastadas da escola por conta do preconceito. Hoje, 90% das mulheres trans e travestis têm a prostituição como lugar condicionado, ou seja, só encontram essa saída para conseguir uma renda. Isso porque não conseguem acesso à educação”, lamenta Marco.

     O técnico em radiologia Ricardo Andrade, de 24 anos, fala sobre as dificuldades que já enfrentou. Ele nasceu e foi registrado como Jeneffer Samantha, nome que ainda consta nos documentos oficiais. “Coloquei currículo para ser estoquista e passei pelas etapas até ser chamado. Faltava apenas a documentação. Quando entreguei, percebi de imediato o choque. Depois disseram que entrariam em contato comigo e com outros dois rapazes. Eles foram chamados para trabalhar e eu não”, lembra.

      A primeira parada será nesta sexta (13) na praça Nova Divinéia, em Cajueiro Seco, às 19h30. No sábado (14), a Caravana da Aliança pega estrada rumo à capital do forró. A partir das 16h, na boate Hit Club, em Caruaru (Agreste do estado), o tema “Cultura LGBTI como força de enfrentamento ao preconceito” será debatido com a produtora cultural Adriana Pax e a deag queen caruaruense Hillary Salt. Garanhuns, ainda com dia não anunciado oficialmente, receberá a Caravana já no decorrer do Festival de Inverno deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.