sábado, 28 de julho de 2018

PENÚLTIMA NOITE DO FIG É MARCADA POR INSULTOS, PALAVRÕES E ACUSAÇÕES. VIVA A LIBERDADE!




        Em um  Festival marcado desde o início por fortes polêmicas, desrespeito e agressões morais, quando do pedido de cancelamento da Peça “o Evangelho Segundo Jesus, a Rainha do Céu”, espetáculo encenado por uma artista transexual que traz a figura de Jesus como sendo uma trans, e visto por muitos como sendo de blasfêmia e ataque à religião e às coisas sagradas.  De um lado um pedido de cancelamento da peça assinado pelas igrejas católica e evangélica, pela população de Garanhuns em cerca de 90 por cento-representada pelo seu prefeito, e, inclusive com repúdio de alguns prefeitos da região, tendo em vista que o FIG é um patrimônio de Garanhuns com abrangência em toda a região;  e, de outro lado defendido pela classe artística não só do Estado de Pernambuco, mas de outros Estados que se uniram para que essa peça fosse encenada mesmo de maneira particular, o que ocorreu na noite de ontem, em duas sessões, com direito a polícia, mandato de segurança e fortes protestos de que a mesma iria ocorrer por ser a mesma inclusiva e legalmente protegida.

           Muitos protestos de “fora Temer” e “Lula Livre” puderam ser vistos, e ouvidos durante todo o FIG, além de grandes e largas oferendas de descompasso como relembramos aqui do show da Daniela Mercury, que em momentos de euforia incontida, chamou políticos de cabeça de Merda e mais: A própria foi homofobica, quando pediu para tocarem Renato Russo entre gritos de “Era gay, gay, bicha, bicha”: só ela se importou com isso. Porque Renato Russo, independentemente de sua opção sexual sempre foi e será respeitado.

  Na noite dessa sexta-feira, 27, o palco principal do Fig deu voa aos talentosos Romero Ferro, um garanhuense talentoso que está fazendo grande sucesso por onde passa, que trouxe para a noite fria e serena, grandes e velhos sucessos. Após a apresentação do Romero Ferro, subiu ao palco o Coco de Umbigada colocando a plateia para dançar e se divertir bastante. Sua mestra já começava a pedir espaço e que deixassem os artistas trabalharem. Um show muito esperado era o do jovem revelação,

      A terceira atração foi  Felipe Catto, que trouxe o espetáculo “Nascimento de Vênus”. Vestido com uma camisa que trazia a estampa de Jesus Cristo nas cores da bandeira LGBTTI e uma coroa de pedrarias representando Vênus - deusa do amor, soltou a voz que o consagra como a grande promessa da atualidade. É considerado pela crítica como a voz que se igual a da saudosa Elis Regina. Catto com gestos delicados e muita suavidade  sempre aparecendo em um arco-íris, gritou por várias vezes “VIVA O AMOR”. Elevou, ainda mais seu show, ao cantar a futurista e sempre empolgante “EVA”. O Gaúcho foi de um respeito impressionante; agradeceu ao público pedindo mais amor e agradeceu a imprensa com a entrega de lindas rosas pelo o carinho e todo o respeito a ele dirigidos. Cativou pelo seu comportamento impecável e registrou sua passagem no FIG com o cartão verde para voltar tantas e quantas vezes for convocado. 

          Gaby Amarantos também protagonizou um lindo espetáculo cheio de energia e vitalidade. Apresentou sua banda feminina, suas dançarinas elétricas e grandes sucessos. Com muito talento, encantou ao incorporar  MC LOMA, encarnação que o público aprovou e cantou alto e em bom som. Gabi fez muitos elogios e defendeu os direitos da Mulher Negra, Ribeirinha, indígena e, sobre tudo, defendeu a comunidade LGBT. Sua energia contagiante foi, sem dúvidas, outro passaporte aos futuros Figs.




         O último show da noite foi do talentoso pernambucano Johnny  Hooker que chegou trazendo o show “Coração”   já visto por diversas vezes em Recife após seu lançamento na arena aberta, no Parque dona Lindu. O jovem trouxe para o palco uma vitalidade, uma arrojada onda de sensualidade e um forte“abaixo a hipocrisia” ouvida em seus clássicos “eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito”, o  brega pós moderno romântico “volta”; entre outros sucessos. Entretanto, como parte de sua personalidade forte e um tanto arrogante, Hooker criticou com muita dureza a proibição da peça “O Evangelho Segundo Jesus, a Rainha do Céu”, criticou o tema do 28º FIG, “Um Viva à Liberdade” perguntando : “Liberdade para os corpos de quem?” e por último, disse que “Quero lhe dizer que Jesus é bicha sim. É viado sim, é transexual sim”. Entre palmas e vaias, brandou: “enfiem as vaias no C!”  Ainda virou-se para o camarote e disse: “Tem muita gente ai tomando uisque com o dinheiro público!”.

         O cantor  já havia provocado os presentes quando, ao iniciar seu show, beijou longamente o seu baixista e companheiro há dez anos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.