segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ESPECIALISTAS DA UFRPE CONFIRMAM: FIXAÇÃO DE PREGOS EM ÁRVORES PARA O NATAL LUZ PODE LEVÁ-LAS À MORTE

                 


                    Uma polêmica dominou o noticiário local quando em denuncia singular, se falou do perigo que causariam os pregos fixados nas árvores que receberam piscas-piscas e enfeites natalinos. Centenas de árvores em praças e ruas de Garanhuns foram cravejadas com pregos que fixaram braçadeiras, fios e luminárias usados na ornamentação do Natal Luz..

                      Uma majestosa ornamentação faz com que a espera do natal seja mais bela. Mas será que o preço a pagar por tal espetáculo natalino seria a morte de algumas árvores?

                    Segundo o blog V&C “ A prefeitura, como sempre faz em questões que não lhe convém responder, silenciou, apesar do nosso pedido de esclarecimento, que deve ter sido ladeado  "obviamente" pelo de outros  veículos de comunicação.” 

           

               Entretanto, de acordo com o depoimento de dois especialistas da UFRPE ao jornal Folha de Pernambuco, a fixação de pregos em árvores, não somente faz mal às plantas como seria, inclusive proibida.   "No caso dos pregos, a oxidação dos metais pode favorecer o ataque de insetos ou "envenenar" a árvore. "O buraco que se forma ao bater um prego vira porta de entrada para microorganismos como fungos, bactérias e vírus. Dependendo da profundidade, perfura o tecido e a circulação, favorecendo ao apodrecimento da árvore", alertou Lúcia Chaves, engenheira florestal e especialista em patologia florestal, lotada na UFRPE, em entrevista à Folha de Pernambuco.

            De maneira clara e imparcial, o jornal também procurou resposta do prefeito Izaías Régis que rebateu as acusações. "Em nenhum momento houve negligência por parte da gestão. Não haveria outra forma de colocar as luminárias, se não fossem com pregos. Porém, tivemos o cuidado de perfurar apenas a casca e nenhuma morreu por conta disso", assegurou o gestor.

             Izaías não deve ter ido olhar direito. Os pregos são espessos e estão fixados totalmente na árvore, não somente na casca. O blog deve o cuidado de ir aos locais antes de publicar uma matéria sobre o assunto, aproveitando a pauta enviada pelo internauta Ronaldo Sabino. RELEMBRE

                O outro especialista ouvido pela Folha de Pernambuco contesta justamente a tese do prefeito de que, apesar dos pregos, nenhuma árvore morreu.  "Não é bater um prego hoje que haverá queda amanhã. Mas, com dois ou três anos, isso pode acontecer", avaliou o professor do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE, Williams de Souza que chamou a atenção para as consequências de pendurar objetos nas plantas, que podem exercer carga excessiva e, em alguns casos, levar à ruptura de galhos ou da própria árvore. No caso das luminárias, as luzes muito fortes podem aquecer o tronco, ressecando folhas e galhos. "O grande problema é que as pessoas não enxergam árvores como seres vivos. Não tem aquele cuidado em vê-las como patrimônio, por isso, fazem o que querem sem se darem conta das consequências futuras", observou Souza, falando à Folha.

              A matéria completa da Folha de Pernambuco pode ser acessada clicando AQUI.

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO AGRESTE MERIDIONAL - ALAM - CONVIDA

                           

                                     CONVITE

                 A ALAM - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO AGRESTE MERIDIONAL – tem a honra de convidar Vª Sª e família para participar da reunião extraordinária que se realizará no próximo dia cinco de dezembro às quinze hs (três horas da tarde) na ACIG localizada na Rua Dr. José Mariano, 141, centro – Garanhuns.


Programação


Abertura e Diplomação
Acolhida de novos membros

Programação Cultural

César Monteiro
Ana Paula Freitas
Nando Azevedo
Mateus Cordeiro
Andrea Amorim
Roberto Cantor
Antônio Souza
Apresentação especial de um trecho da premiada peça teatral “Dama da Noite” com o artista plural Marcelo Francisco.

Osman Benício de Holanda Cavalcante
Presidente


Fone para contato 87 999101656 87 996276118

MORRE JAISON FERREIRA, OUTRA VITIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM GARANHUNS

              


               Faleceu na tarde desta segunda-feira, 30/11, na UTI do hospital Regional Dom Moura, Jaílson Ferreira de Souza, 47 anos, técnico em enfermagem. Ele residia na Cohab 1, em Garanhuns. Na madrugada do ultimo dia 20/11, Jaíson sofreu um gravíssimo acidente de trânsito na avenida Dra Carmerina Vieira - Boa vista.

                Na ocasião ele estava acompanhado de mais dois amigos. Um deles, Diego da Silva Rodrigues, 24 anos, faleceu no local. Já o outro, era o condutor do Fiat foi identificado como Charles e era o condutor do veículo. Segundo informações repassadas na ocasião pela polícia, os três voltavam de uma bebedeira quando  Charles perdeu o controle da direção e colidiu com um poste.

domingo, 29 de novembro de 2015

MP RECOMENDA A PREFEITO DE GARANHUNS QUE CANCELE CONTRATOS COM FAMILIARES DE EX-SECRETÁRIO



                    O Ministério Publico do Estado de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Defesa da Cidadania de Garanhuns, recomendou ao prefeito Izaías Régis que cancele dois contratos celebrados entre o município e parentes de seu ex-secretário adjunto, Roberto Ivo Marques, cargo que ocupou de janeiro a julho de 2013. O primeiro diz respeito a locação de um imóvel da Sra Nilze Nazareth Marques Ivo, mãe de Roberto, mediante a dispensa de licitação 08/2013. O contrato foi formalizado em 02 de agosto de 2013, quando Roberto já não era mais secretário adjunto do prefeito, mas o processo foi iniciado no final de abril do ano passado, época em que ele ainda ocupava o cargo. 

                  Já o segundo contrato que o MP recomendou o cancelamento diz respeito ao pregão presencial 22/2013 realizado em maio do mesmo ano e vencido por Rosangela Marques Ivo-ME irmã de Roberto Ivo Marques, então Secretário Adjunto de Izaías. Da licitação, foi gerado o contrato nº 147/2013 no valor de 378 mil reais relativos a serviços de cópias reprográficas (xerox), plotagem, encadernação e plastificação de documentos diversos. O MP apurou, através de relatório de apoio técnico, que os preços contratados pelos serviços à época foram praticados em um valor acima do de mercado gerando um prejuízo para os cofres públicos de cerca de  44 mil reais, desde a contratação até maio de 2014.

                  O inquérito civil aberto pela Promotoria para examinar os dois casos acima citados é bastante enfático ao concluir que os autos não demonstraram a participação formal do prefeito Izaías Régis em nenhum dos atos administrativos que culminaram nestes contratos, mas julgou ter havido infração dos princípios da moralidade e da impessoalidade da administração pública em ambos os contratos. Baseado nisso, recomendou ao prefeito que cancele imediatamente o contrato com a Ótica e Copiadora Brasília, de propriedade de Rosângela Marques. Sobre o aluguel do imóvel da mãe do ex-secretário adjunto de Izaías, que abriga atualmente a Residência Terapêutica CAPS A/D,  o MP deu um prazo de 90 dias para que seja rescindido o contrato.

                O contrato com Rosângela Marques foi rescindido nesta segunda (15/12), ato publicado no Diário Oficial do Município. Quanto ao aluguel do imóvel pertencente a mãe do ex-secretário, entramos em contato com a prefeitura que ficou de nos enviar uma resposta sobre a sua rescisão ou não.

                 O MP ainda recomendou que o município adote no prazo de 30 dias medidas administrativas que visem coibir a prática do nepotismo inclusive no que se refere a contratos.





CONFIRA GABARITOS DO IFPE

               


                 Os gabaritos (Acesse AQUI) e as provas do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foram divulgados na tarde deste domingo pela comissão organizadora do concurso. Houve seleção para cursos técnicos e superiores.

            Candidato que discordar de alguma resposta pode entregar contestação apenas nesta segunda-feira (30), das 9h às 12h e das 14h às 17h no câmpus onde estiver concorrendo à vaga.


                     O gabarito definitivo será divulgado no final da tarde da próxima sexta-feira (dia 4), no site da comissão. O listão dos aprovados sai dia 18 de dezembro.

MPPE DIZ QUE CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUNS FOI OMISSA E RECOMENDA ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO LOCAL



                   O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de Garanhuns, expressamente o Poder Executivo e o Legislativo, que tome as providências necessárias para suprir a omissão legislativa nas questões educacionais do município referente à diversidade cultural e de gênero, já que houve a supressão de uma estratégia de ação relacionada à diversidade de gênero durante conferência municipal de educação.

                
        Segundo o promotor de Justiça Domingos Sávio Agra (foto abaixo), durante reunião com a secretária municipal de Educação, o MPPE foi informado que o projeto do Plano Municipal de Educação, após amplamente discutido com vários segmentos, em pré-conferência e conferência municipais de educação, sofreu emenda modificativa, retirando de uma estratégia de ação a referência à diversidade de gênero.
                 A recomendação do MPPE levou em conta nota técnica do Conselho Nacional de Educação e carta do Fórum Municipal Permanente de Educação, que se manifestou veementemente contra a emenda que suprimiu as expressões referentes a diversidade e gênero.

                     A retirada da estratégia de ação, na prática, não tira o tratamento dessa questão, já que ela é contemplada nas diretrizes nacionais, no entanto, pode gerar indevido constrangimento dos educadores, dos alunos e da comunidade no tratamento da diversidade cultural e de gênero.

                       A recomendação observa ainda que a reconhecida importância do respeito à diversidade, particularmente o respeito à diversidade de gênero e afins, é considerada instrumento de prevenção da violência contra a mulher e da sendo um dos objetivos fundamentais de que trata a Constituição Federal.

Comissão de Direitos Homoafetivos do MPPE – A Comissão do MPPE defende que respeito aos direitos sexuais, à orientação e à identidade de gênero é essencial para a igualdade entre os indivíduos. A sua atuação se baseia no estudo, formulação e acompanhamento da execução de políticas destinadas à promoção da igualdade e da liberdade de orientação sexual e identidade de gênero, combatendo qualquer tipo de discriminação baseada em tais características.

HOMICÍDIO DE NÚMERO 41 FOI REGISTRADO EM GARANHUNS

                       

               O fim de semana segue marcado por homicídios em Garanhuns, na madrugada deste domingo (29,) o município do Agreste pernambucano registrou o 41º homicídio de 2015, populares informaram a polícia que um homem estava caído próximo aos bares da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), uma guarnição da Polícia Militar foi ao local e encontrou sem vida, Jovane Ferreira da Silva, com perfurações provocadas provavelmente por faca peixeira.

                       Curiosos que estavam no local nada souberam dizer sobre o ocorrido, a Polícia Civil foi acionada, realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru,.

                    Jovane era morador do bairro do magano e já tinha cumprido pena, com esse subiu para 41 o número de pessoas assassinadas este ano em Garanhuns, é mais um homicídio que será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios.


informações do Agreste Violento



HOMICÍDIO DE NÚMERO 40 È REGISTRADO EM GARANHUNS.

              homicidio zona rural de garanhuns agresteviolento.com.br (2)


 Garanhuns no Agreste de Pernambuco segue registrando homicídios, na noite deste sábado (28), foi a vez de um homem de 34 anos ser assassinado. Fábio Ricardo da Silva Alves, estava sozinho em casa no Sítio Lagoa do Boi, quando um homem entrou no local armado com uma pistola, foi até o quanto onde ele estava e começou a atirar, a vítima correu para o banheiro e o pistoleiro continuado atirando.

              Fábio Ricardo foi lesionado no braço e na região do tórax, do banheiro ele correu para sala onde tombou sem vida, ainda segundo informações, a vítima teria sofrido ameaça de morte durante um desentendimento dias atrás.

                No local compareceram as policiais militar e civil e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru, o caso será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns.


texto e foto do Agreste Violento


PESQUISA AVALIA VEREADORES DE GARANHUNS

               

 O Instituto Datagreste, em parceria com o Blog do Carlos Eugênio, realizou, entre os dias 20 e 22 deste mês, uma pesquisa quantitativa por amostragem nas comunidades de Garanhuns.

               Segundo o blogueiro,  o estudo revelou o desempenho dos Vereadores de Garanhuns, além dos Governos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como dos serviços públicos ofertados nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, iluminação pública, social, esportiva e de geração de emprego e renda, entre outros.

24,8% dos entrevistados disseram acreditar que o trabalho dos Parlamentares Municipais é:

 Ótimo (6,8%)
 Bom (18%).
Regular 41,8%
Ruim (8,8%)
Péssimo (14,5%).

10,1% dos 400 entrevistados na pesquisa não opinaram 

                    A Câmara de Vereadores é considerada como tendo fraca atuação. Talvez seja decorrente do pequeno índice de oposição que apresenta grandes sacrifícios para votar, ou não, em projetos, bem como ter projetos votados pela situação que é bem maior em número. Outra grande resposta é a maneira como alguns vereadores conduzem seu mandato se indispondo com a imprensa e com os próprios colegas de base.

material e foto do blog de Carlos Eugênio.


DOIS MORTOS E SEIS FERIDOS EM ACIDENTE NA BR 423

          

   Uma colisão frontal entre um Celta e um Fiat Uno, na BR-423, nas imediações do povoado Neves, município de Jucati, deixou um saldo trágico de duas pessoas mortas e pelo menos sete feridos. O Acidente foi registrado na manhã deste domingo, dia 28, no Km 80 da Rodovia, mais precisamente entre Neves e o município de Jupi. 

           O condutor do Celta, Edilson Alves de Lima, de 35 anos, e que residia em Calçado, chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas faleceu ao dar entrada no Hospital Regional Dom Moura. A outra Vítima fatal é Jeane de Jesus Oliveira, de 37 anos, que faleceu no local do Acidente.

               Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vanuza Santana; Viviane Gomes; Carla Maria de Lima; Luzia de Jesus; Claudio Romero da Silva e Charles Carvalho, este último que conduzia o Fiat Uno ficaram feridos e foram removidos ao Dom Moura. Dentre os acidentados, três, de identidades ainda não registradas, foram removidas em estado grave para o Hospital da Restauração, em Recife. (Com informações e imagens de



sábado, 28 de novembro de 2015

DIREITO DE PROFESSORES SÃO ESTUDADOS POR ADVOGADOS


             


Alguns Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns se reuniram na manhã de hoje, dia 28, na Câmara de Vereadores, para discutir o suposto direito ao rateio de parte dos recursos de uma restituição de mais de R$ 23 milhões de reais recebida pela Prefeitura de Garanhuns no último mês de agosto.  


                De acordo com documentos apresentados pelo vereador Sivaldo Albino , informações extraoficiais dão conta que os valores restituídos são oriundos de uma ação movida pelo ex-prefeito Silvino Duarte, em 2004, sob alegação de que o Município estava tendo perdas do FUNDEF (hoje FUNDEB). Ainda de acordo com o Parlamentar, que é líder da Bancada de Oposição na Câmara de Garanhuns, caso seja confirmada à versão de que os recursos são provenientes do FUNDEF, o montante teria de ser investido na educação tendo parte, dividida entre os Professores de Garanhuns em forma de rateio.

          
  Segundo o blog de Carlos Eugênio, “ no entendimento do Governo de Garanhuns, os valores não devem ter a destinação exclusiva para a educação, já que todos os percentuais referentes à educação foram atingidos à época. “A Ação deste recurso se destinou como indenizatória contra a União Federal, que no exercício (2004), o Município desonerou dos seus cofres e assim atingindo todos os percentuais constitucionais 15% (saúde) 25% (Educação), ao mesmo tempo e automaticamente pelo fim da ação indenizatória os recursos retornam para o Município em forma de restituição e para os cofres públicos da Fazenda Municipal para realização de melhorias e bem estar da população”, esclareceu o Controlador Geral do Município, Glauco Brasileiro, em recente postagem no facebook.

             A questão de Garanhuns é diferenciada dos demais municípios da Região, onde tem outros professores, de outros Municípios, que também já intentaram a ação, de modo que ainda estamos no inicio. Vamos verificar a plausibilidade desse direito. Acreditamos que tem plausibilidade sim, mas para isso é preciso construir a tese de forma consistente, com segurança, para que ninguém entre numa aventura jurídica e venda ilusões para os professores”, pontuou o advogado Jorge Wellington, presidente eleito da OAB/Seccional Garanhuns e que esteve ao lado do também advogado Cleovaldo Lima, assessorando os professores na plenária realizada na manhã de hoje.

            Ainda segundo o Advogado Jorge Wellington, depois do estudo da Matéria, um novo encontro será realizado junto aos professores, possivelmente no próximo dia 12 de dezembro, para decidir pelo ingresso ou não da Ação na Justiça.


               Além dos professores e advogados, também participaram do encontro na Câmara Municipal, os vereadores Sivaldo Albino, Nelma Rodrigues, Paulo Leal e Cláudio Taveira, todos que integram a Bancada de Oposição ao Governo Izaías Régis.  

PROCURADO PELA A JUSTIÇA ACUSADO DE ASSASSINA A EX - MULHER EM CAÉTES



MAIS 30 SANTOS BRASILEIROS.

                 


Os mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por João Paulo II em 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença de cerca de mil brasileiros


O papa manifestou interesse na canonização, que poderá ser feita por decreto, sem exigência de milagres, porque os mártires foram mortos por confessarem a fé católica / Foto: MARK WILSON  POOL/AFP

O papa manifestou interesse na canonização, que poderá ser feita por decreto, sem exigência de milagres, porque os mártires foram mortos por confessarem a fé católica


Do Estadão Conteúdo



              O Brasil deverá ganhar em breve 30 novos santos de uma vez só. O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, pediu ao papa Francisco que canonize logo dois padres e 28 fiéis que foram massacrados em Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, por tropas a serviço dos calvinistas em 1645, durante a ocupação holandesa.

                 "O papa manifestou interesse na canonização, que poderá ser feita por decreto, sem exigência de milagres, porque os mártires foram mortos por confessarem a fé católica", disse Dom Jaime após uma audiência com Francisco em Roma. O arcebispo informou que o papa confirmou seu interesse em conversa com o cardeal d. Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero. 

               Os mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por João Paulo II em 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença de cerca de mil brasileiros. O papa chamou os novos beatos de protomártires e afirmou que eles eram um exemplo de fé cristã e defensores da fé católica. 

             "Consta, pelos relatos da época, que foram assassinadas mais umas 70 pessoas, mas a Congregação para as Causas dos Santos só reconhece o martírio daqueles cujos nomes foram identificados", disse o arcebispo de Natal. 

              Os massacres ocorreram em 15 de julho de 1845 em Cunhaú, atualmente município de Canguaretama, e no dia 3 de outubro, em Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante. Além dos padres André de Sandoval e Ambrósio Ferro, foram massacrados 28 leigos, cujos nomes são conhecidos.

               Os massacres foram executados por índios tapuias e potiguares e tropas holandesas, sob o comando de Jacob Rabbi, um alemão violento e sanguinário contratado pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas. Os mártires de Cunhaú foram mortos num domingo durante a missa celebrada pelo padre Ambrósio Ferro. Após a consagração da hóstia e do vinho, os soldados holandeses trancaram as portas da igreja e, a um sinal de Rabbi, os índios tapuias chacinaram os fiéis.

                Com a notícia das atrocidades em Cunhaú, o medo se espalhou pelo território do Rio Grande do Norte e capitanias vizinhas. Com razão, porque outra vez sob as ordens de Jacob Rabbi um grupo calculado em 80 pessoas, entre as quais padre André de Soveral, foi massacrado. Emissários do governo holandês enviados para investigar os massacres constataram a prática de violência, atrocidade e crueldade.  

                A história dos massacres foi pesquisada na Torre do Tombo, em Portugal, e no Museu de Ajax, na Holanda. "Segundo documentos sobre o episódio, os holandeses sob o comando de Jacob Rabbi ofereceram aos católicos a opção de salvar a vida, se eles se convertessem aos calvinismo, mas eles se recusaram", disse o padre Júlio César Souza Cavalcante, da Arquidiocese de Natal. 

               Os relatos são contraditórios e parciais, o que dificultou a apuração da história para a beatificação e canonização. O martírio dos católicos coincidiu com uma de revolta de brasileiros e portugueses contra as ocupação holandesa. O papa recomendou que a Congregação para as Causas dos Santos dê andamento ao processo para depois ele assinar o decreto que vai declarar santos os 30 mártires do Rio Grande do Norte.

                 D. Jaime levanta a hipótese de a canonização ser feita em outubro de 2017, quando Francisco pretende vir ao Brasil por ocasião da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba. Se o papa não puder ir ao Rio Grande do Norte, como seria desejável, a cerimônia poderia ser feita no Vaticano, em outra data.


REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE GARANHUNS

                   No início da tarde desta sexta-feira (27/11), detentos da Cadeia Pública de Garanhuns realizaram uma rebelião. Os presos reivindicavam o Auxílio Alimentação que segundo eles, a cerca de 05 meses não é pago pelo Governo do Estado. O valor da ajuda seria de R$ 150 reais por mês para cada preso se alimentar pois  se tratar de Cadeia e seus reclusos não terem sido condenados pela justiça, a alimentação é resultado desta quantia que, muitas vezes, ainda é dividida com familiares. A cadeia pública de Garanhuns tem capacidade para 96 presos, e hoje se encontra em super lotação com 227 detentos.

                  Após aterem fogo em colchões e vários objetos dentro das celas,  exigiram a presença da imprensa pra poderem se entregarem e ter garantias que não iam ser maltratados pela polícia. As negociações progrediram de forma significante através do Promotor de Justiça Dirceu Barros, Ely Jobson – Comandante do 9º BPM e Major Hudson de Moura. Após horas de negociação o promotor autorizou a entrada da imprensa e os presos se entregaram de forma pacifica  saindo um a um por um buraco que haviam feito na parede da cela, para exalar a fumaça.

                  
               Segundo a PM, após contagem dos presos foi percebido que o detento Daniel Antônio Gonçalo da Silva teria exalado muita fumaça decorrente da queima dos colchões. Ele foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura pelo Corpo de Bombeiros e seu estado de saúde é estável.

Rebeliao - Cadeia de Garanhuns
                 

         Os pavilhões, bem como a cozinha, foram completamente danificados pelo fogo que foi controlado pelo efetivo do Corpo de Bombeiros.

fogo na cadeia de Garanhuns.
                   
           Devido à destruição dos pavilhões alguns detentos serão transferidos para outras unidades prisionais do estado,

               Segundo a  idealizadora do projeto MAS - Movimento Amigos Solidários, (alfabetização, inclusão social, qualificação profissional e artes)  jornalista Selma Mello, "a atitude nos causou espanto, uma vez que a comunidade daquela unidade é bastante calma e prestativa. Entretanto, não podemos descartar a condição muito precária que se encontravam os detentos devido a falta de pagamento do auxílio alimentício que resultava em fome e desespero. Só podemos lamentar e esperar que as coisas se resolvam da melhor maneira possível.  Quanto ao projeto afirma que até o final do ano está suspenso.

fotos da Agreste Violento

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GOVERNO DO ESTADO COMPRA R$ 90.000 EM FLORES PARA SEU GABINETE. E A CRISE?

“Há flores por todos os lados. Há flores em tudo que eu vejo”, diz a música dos Titãs.

Sem alarde, o gabinete pessoal do governador Paulo Câmara (PSB) está concluindo uma licitação para adquirir 90 mil reais em flores, para adornar seu gabinete no Palácio do Campo das Princesas.

A compra é objeto do pregão eletrônico 19/2015. A abertura das propostas se dará em 10 de dezembro.

Um fato interessante é que a disputa se dará a partir das 10 horas do dia, mas seguindo o horário de Brasília, não seguindo a hora oficial do Estado de Pernambuco.

O aviso de licitação foi assinado por Sandro Carneiro, pregoeiro oficial do Palácio.

http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/11/27/sem-crise-paulo-camara-compra-90-mil-reais-em-flores-para-seu-gabinete/


PROFESSORES DE GARANHUNS SE REÚNEM COM ADVOGADO PARA COBRAR RATEIO A PREFEITURA

               "A Prefeitura Municipal de Garanhuns segundo seu Portal da Transparência recebeu do Governo Federal no mês de agosto o valor de R$ 23.683.792,00 (vinte e três milhões seiscentos e oitenta e três mil setecentos e noventa e dois reais) a título de restituições, segundo informações extra-oficiais devido a uma ação movida pelo ex-prefeito Silvino Duarte em 2004, sob alegação de que o Município de Garanhuns estava tendo perdas do FUNDEF (Hoje FUNDEB) o que foi comprovada e a União restituiu o Município de Garanhuns com os valores devidos corrigidos.

                O que causou estranheza é que a Prefeitura de Garanhuns não anunciou a chegada desse recurso, como também não quis passar para imprensa as informações sobre a origem desses valores. A população só teve conhecimento após publicação no Blog de Carlos Eugênio. Outro fator é que no site do Tribunal de Contas do Estado o valor recebido consta de R$ 25.632.502,69 (vinte e cinco milhões seiscentos e trinta e dois mil quinhentos e dois reais e sessenta e nove centavos) o que diverge do site do Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns, dando uma diferença R$ 1.948.710,69.



              Diante disso, encaminhei ao Controlador Geral do Município ofício nº 057/2015 protocolado no dia 06/11/2015 solicitando explicações sobre a origem desses recursos que foi lançada no portal da Transparência em sua dotação como “outras restituições”. Hoje (27/11) recebemos ofício 091/2015 solicitando dentro da legalidade um prazo de mais de 10 dias para responder.




                 Também solicitei ao Ministério da Educação informações onde deveriam ser alocados esses recursos, e recebi a seguinte resposta: “Os recursos decorrentes de precatórios pagos pela União referentes a ações relacionadas aos cálculos do valor mínimo por aluno à época da vigência do Fundef devem ser contabilizados na natureza de receita e na fonte/destinação daqueles decorrentes de recebimento da complementação da União ao FUNDEB.”



                   É necessário sabermos qual a origem e qual a destinação desses recursos, porque se confirmada à versão que o mesmo é proveniente do FUNDEB, nesse sentido será utilizado 40% para manutenção do ensino básico e 60% para rateio dos Professores, o que seria reconhecer o trabalho desses profissionais que há muito tempo o Município de Garanhuns não realiza o rateia com os servidores.

Irei continuar cobrando !

Vereador Sivaldo Albino"


Senhores Professores,



              Amanhã teremos nossa reunião com o advogado para que possamos dar entrada no Processo de ter o RATEIO do FUNDEF/FUNDEB, dinheiro que entrou neste mês de OUTUBRO de mais de 23 milhões de REAIS,destes 40% para INVESTIMENTOS na EDUCAÇÃO e os 60% em PAGAMENTO para os PROFESSORES.


Daremos entrada para que possamos RECEBER em forma de RATEIO!!!


LOCAL:CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUNS



HORÁRIO: 10:00



28.11.2015(SÁBADO)


Compartilha aí!!!!


LUIZ CARLOS PRESTES: UM COMUNISTA BRASILEIRO

               


                   Um momento valoroso e ímpar para quem queria se apropriar da História do Brasil numa perspectiva das lutas sociais e da organização dos movimentos em defesa da Democracia, dos direitos sociais e de uma vida comunitária sustentável e feliz. Foi essa a luta desse cavalheiro da Esperança:

              Luiz Carlos Prestes. Por Anita Leocadia Prestes, sua filha, química industrial, historiadora, professora na UFRJ e militante do PCB foi sintetizado por ser um momento ímpar no reconhecimento dos processos históricos que começou com uma aula assim:

               Por conta da derrubada do presidente João Goulart, em março de 1964, e a instalação de um Governo Militar no Brasil, iniciou-se uma resistência intelectual e armada aos militares.

            Muitos dos contrários ao novo regime político brasileiro foram obrigados a procurar outros países para sobreviverem. Entretanto, muitos outros, como que se auto-intitulando perseguidos políticos da ditadura militar, foram passar umas merecidas férias no exterior.

            Com a Lei da Anistia em 1979, iniciou-se, então, uma avalanche de processos judiciais, mais de 52 mil, clamando por indenização financeira aos que foram vítimas reais e imaginárias da ditadura militar. Com isso, estima-se que até hoje o Governo Federal já pagou em indenização mais de R$3 Bilhões.

         ANITA RECUSOU UMA INDENIZAÇÃO BILIONÁRIA

               Lamentavelmente, a imprensa brasileira não teve o menor interesse em tornar público uma carta de Anita Leocádia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes, datada e divulgada em 13/01/2010, renunciando a uma polpuda bolada de indenização financeira a que teria direito, por lei, como filha e herdeira do líder comunista.

                    Pelas atrocidades sofridas pela ditadura de Getulio Vargas, se há alguém no Brasil (se vivo estivesse) que teria direito de forma justa, robusta e incontestável a uma indenização financeira seria Luiz Carlos Prestes ou seus legítimos herdeiros vivos, como é o caso de sua filha Anita Leocádia Prestes.

                 De conteúdo simples, sem eloqüência ou veemência verbal, mas de forma direta, clara e contundente, Anita Leocádia Prestes enviou ao jornal O Globo, em 13/01/2010, a seguinte carta:

"Tendo em vista matéria publicada em O Globo de hoje (página 4), intitulada Comissão aprovará novas indenizações, e na qualidade de filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, devo esclarecer o seguinte:
Luiz Carlos Prestes sempre se opôs à sua reintegração no Exército brasileiro, tendo duas vezes se demitido e uma vez sido expulso do mesmo. Também nunca aceitou receber qualquer indenização governamental; assim, recusou pensão que lhe fora concedida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Sr. Saturnino Braga.

                A reintegração do meu pai ao Exército no posto de coronel e a concessão de pensão à família constitui, portanto, um desrespeito à sua vontade e à sua memória. Por essa razão, recusei a parte de sua pensão que me caberia.

              Da mesma forma, não considerei justo receber a indenização de cem mil reais que me foi concedida pela Comissão de Anistia, quantia que doei publicamente ao Instituto Nacional do Câncer.

            Considerando o direito, que a legislação brasileira me confere, de defesa da memória do meu pai, espero que esta carta seja publicada com o mesmo destaque da matéria referida.

Atenciosamente,

Anita Leocádia Prestes
RJ, 13/01/2010".



            Sua simplicidade e sabedoria reinaram absolutas na noite da última quinta-feira no auditório do Palace Hotel-Garanhuns, onde um seletivo público parecia querer solver cada palavra, cada gotinha de sabedoria e ler a alma daquela que além de filha foi companheira inseparável e secretária do Cavalheiro da Esperança Luis Carlos Prestes.

Quem é Anita Leocádia Prestes

                Anita Leocádia Prestes é Historiadora com diversos artigos publicados sobre o papel do PCB, de Prestes e dos demais parlamentares comunistas cassados junto de seu pai e sua mãe, a alemã Olga Benário, que conheceu na então União Soviética. Após um fracassado levante em 1936 contra o governo Getúlio Vargas, no que ficou conhecido como a Intentona Comunista , Prestes e a mulher foram presos.

                 De origem judaica, Olga, grávida de Anita, foi entregue pelo governo ao regime nazista alemão. Lá, foi levada a um campo de concentração, onde teve Anita e depois foi morta na câmara de gás. A filha foi resgatada pela mãe de Prestes, Leocádia, que a trouxe de volta para o Brasil.
               .

Quem foi Luiz Carlos Prestes

                      Na verdade, o único comunista brasileiro que teve ligações diretas e pessoais com o Governo do Kremelin, quando do vigor político da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi Luis Carlos Prestes, pai de Anita Leocádia Prestes.

                 Luís Carlos Prestes era gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 03 de janeiro de 1898 e faleceu no Rio de Janeiro em 07 de março de 1990. Prestes foi oficial do Exercito Brasileiro, político e secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro. Sua mulher, Olga Benário, foi morta na Alemanha, em uma câmara de gás, pelos nazistas.

                Em 1919 Luiz Carlos Prestes formou-se oficial do Exército Brasileiro pela Escola Militar do Realengo, Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras. Em outubro de 1924, já capitão, Luís Carlos Prestes liderou um grupo de rebeldes no Rio Grande do Sul.

                  Mais tarde, conseguiu formar um contingente rebelde chamado de Coluna Miguel Costa-Prestes, com 1500 homens, que percorreu por dois anos e cinco meses 25.000 km. Em toda esta volta, as baixas foram em torno de 750 homens devido à cólera, à impossibilidade de prosseguir por causa do cansaço e dos poucos cavalos que tinham, e ainda poucos homens que morreram em combate.

               Prestes recebeu o apelido de "Cavaleiro da Esperança" e foi estudar marxismo na Bolívia, para onde havia se transferido no final de 1928,quando a maioria da Coluna Miguel Costa-Preste haviam se exilados. Na Bolívia teve contatos com os comunistas argentinos Rodolfo Ghioldi e Abraham Guralski, este último dirigente da Internacional Comunista.

               Em 1930 retorna clandestinamente a Porto Alegre, onde se encontra por duas vezes com Getúlio Vargas, que o convidou a comandar militarmente a Revolução de 30, mas recusa-se e se coloca contra a aliança entre os tenentistas e as oligarquias dissidentes.

Em 1931, a convite do Kremelin, Luiz Carlos Prestes foi morar na União Soviética, onde trabalhou como engenheiro (no Exército Brasileiro Prestes formou-se em Engenharia Militar) e dedicou-se aos estudos marxistas-leninistas. Em agosto de 1934, por força da pressão do Partido Comunista da União Soviética, Luiz Carlos Preste finalmente foi aceito como filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

                   Após ter sido eleito membro da comissão executiva da Internacional Comunista, em 1934, Luiz Carlos Prestes retornar como clandestino ao Brasil, em companhia da alemã Olga Benário, também membro da IC. Seu objetivo era liderar uma revolução armada no Brasil.

               Já no Brasil, Prestes encontra o recém constituído movimento Aliança Nacional Libertadora (ANL), de cunho antifascista e antiimperialista, que congregava tenentes, socialistas e comunistas descontentes com o Governo Vargas. Mesmo na clandestinidade, Luiz Carlos Prestes foi aclamado presidente de honra da ANL em sua sessão inaugural no Rio de Janeiro.

                 Prestes procura então aliar o enorme crescimento da ANL com a retomada de antigos contatos com militares para criar as bases que julgava capazes de deflagrar a tomada do poder no Brasil. Em 1935 divulga um manifesto exigindo a derrubada da ditadura Vargas, que declara a ANL ilegal, mas não consegue impedir que Prestes continue a organizar o que ficou conhecido como a Intentona Comunista.

                Em março de 1936, Luiz Carlos Prestes é preso, perde a patente de capitão do Exército Brasileiro e inicia uma pena de prisão de nove anos. Sua mulher, Olga Benário, grávida, é deportada e morre em uma câmara de gás no campo de concentração nazista Ravensbrück. A criança, Anita Leocádia Prestes, nasceu em uma prisão na Alemanha.

                Com o fim do Estado Novo, Prestes foi anistiado, elegendo-se Senador da República. Assume a secretaria geral do PCB, mas o registro do partido foi cassado, e novamente Prestes foi perseguido e voltou à clandestinidade.

               Na Assembléia Constituinte de 1946, Prestes liderava a bancada comunista de 14 deputados composta por, entre outros, Jorge Amado, eleito pelos paulistas, Carlos Marighela, pelos baianos, João Amazonas, o mais votado do país, escolha de 18.379 eleitores do Rio, e o sindicalista Claudino Silva, único constituinte negro, também eleito pelo Rio.

                  Após o movimento de 1964, com o AI-1, teve seus direitos de cidadão novamente revogados por dez anos. Perseguido pela polícia, conseguiu fugir, exilando-se na União Soviética no final dos Anos 60, regressando ao Brasil devido à Anistia de 1979.

                  Os membros do PCB que também voltavam do exílio, de orientação eurocomunista, e que se tornaram maioria no Comitê Central do Partido, não mais aceitaram as orientações de Prestes, por considerarem-nas retrógradas, rígidas demais e pouco adaptadas aos novos tempos.

                      Então, Prestes foi destituído da liderança do PCB e lança a Carta aos Comunistas, em que defende uma política de maior enfrentamento ao regime e uma reconstrução do movimento comunista no país. Em 1982, em companhia de vários militantes comunistas, Prestes sai do PCB e ingressa no PDT. ANTONIO CARLOS LACERDA



Cassação do PCB reflete medo de comunistas 

                   De acordo com a historiadora, a cassação do registro do PCB, que culminou na perda do mandato dos parlamentares eleitos na eleição de 1945 pela sigla, em 1948, é um reflexo do temor vigente na época, gerado pela Guerra Fria – que polarizou a política da União Soviética e Estados Unidos. “Era uma época de extremo anticomunismo no Brasil”, diz Anita. Atualmente a historiadora vê o país com o olhar de dúvidas.

                Entre simpatias, autógrafos e grandes pérolas de vida, Anita lançou o livro que conta a história de seu pai, suas lutas, injustiças e morte.  O “Comunista brasileiro está vivo em cada um de nós que quer a paz, a igualdade, a felicidade plena, viu Anita?”