terça-feira, 29 de novembro de 2016

PARA OS JOVENS: PSDB e Rafael Peixoto querem trazer Incubadora de Projetos para geração de emprego e renda em Garanhuns

Para colocar em prática a ideia, Rafael, que hoje está afrente das articulações do PSDB, PTC e PP local, 
conta na Alepe com 9 deputados e em Brasília com 3 Federais. (Fonte: Ascom PSDB Garanhuns)

Não bastasse ser chamado, desde o fim das eleições municipais de 2016 de “Rei da Chapinha”, em função de ter eleito Tonho de Belo do Cal com apenas 669 votos aqui em Garanhuns, o Presidente do PSDB local, Rafael Peixoto se deu conta do quanto seu papel pode ser decisivo diretamente na vidas das pessoas que moram ou escolheram morar em Garanhuns. Já desde o mês de junho, quando ainda não vivenciávamos a campanha política eleitoral partidária propriamente dita, Rafael já trabalhava, ainda que unilateralmente, a possibilidade da vinda de uma incubadora de projetos para cidade.

De certo, apenas a grande oportunidade de incentivar pequenos ou quase que inexistentes negócios em Garanhuns, já  que entidades que em teoria deveriam atuar nessa tangente, não tem de fato, consumado sua contribuição. Rafael entende que Garanhuns está bem servida de Faculdades, sejam elas públicas ou privadas, além do próprio Instituto Técnico Federal de Pernambuco (IFPE), que de acordo com ele, forma excelentes profissionais. O que se discute e mais especificamente internamente no PSDB Garanhuns é como o mercado local poderá acolher esses profissionais ou gerar empresas para que estes atuem.

É neste momento, que a vinda de uma, ou mais incubadoras de projetos para Garanhuns poderá refletir num breve espaço de tempo (em tese 4 anos), num aquecimento significativo para economia local. A partir da chegada desses organismos desenvolvedores de empresas, de ramos e novas atividades de trabalho, segundo defende Rafael, novas formas de empreender surgirão na cidade, algo revolucionário até bem pouco, do ponto de vista dos garanhuenses.

   Para se ter uma ideia, o segmento de incubadoras de empresas no Brasil gera 53.280 empregos diretos e qualificados. Segundo o “Estudo de Impacto Econômico Segmento de Incubadoras de Empresas do Brasil”, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o faturamento das empresas apoiadas por incubadoras ultrapassa os R$ 15 bilhões.

Em tempos de crise econômica, em que o desemprego atinge 11 milhões de brasileiros, empresas geradas em ambientes de inovação se mostram uma ferramenta essencial para ajudar o país a reverter esse quadro. Conforme a pretensa empresa receba o aporte financeiro por parte de uma incubadora de projetos, concomitantemente participe da incubação direta, o tempo de maturação de um negócio e sua curva de crescimento tendem a ser mais breve e ascendente, respectivamente.

Para colocar em prática a ideia, Rafael (foto acima), que hoje está afrente das articulações políticas do PSDB, PTC e PP local, conta na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco com 9 deputados, dos 49 que lá tem assento. Já para o caso da Câmara Federal são três os deputados, que já adiantaram, compactuaram da iniciativa de Peixoto (Daniel Coelho e Betinho Gomes do PSDB, além de Eduardo da Fonte do PP). Além dos Deputados, Peixoto ainda deve contar com o atual Ministro das Cidades, Bruno Araújo, que também pertence ao Ninho Tucano.

domingo, 27 de novembro de 2016

PAIS PROCURAM CAPOEIRENSE DESAPARECIDA



           A capoeirense Janaína Ferreira está fazendo um apelo para que seja divulgado nos blogs da região e no Facebook, a informação sobre o desaparecimento da Maria Cícera, que sofre de problemas mentais.

            Ela residia na zona rural de Jucati e à época tinha 36 anos. É filha do casal Eufrásio Nunes e Maria de Lourdes,  que apesar de tanto tempo passado não desistem de encontrar sua amada Cícera.

"Nunca é tarde para lutarmos e buscarmos por quem AMAMOS", justificam os pais.

Qualquer informação entrar em contato.

 
FONE: 087- 999022162 (Janaína) 
WAHTS: 087- 981413524 (Janaína) 
EMAIL: mjanaferreira@hotmail.com

MÃE DÁ SURRA EM SUPOSTO LADRÃO E ABUSADOR

                 
 

              Na tarde deste sábado, 26, o  efetivo da PM de Caetés  foi procurado por uma aposentada de 49 anos, residente no Centro de Caetés. A  mesma relatou ao efetivo  que havia autorizado as suas filhas, de 04 e 09 anos, a irem até a padaria próxima de casa fazer uma compra; porém no trajeto as crianças foram abordadas pelo elemento Ednaldo da Silva Oliveira, 32 anos, que reside na Rua Senador Paulo Guerra, Centro, Caetés,  o qual subtraiu a quantia de R$ 4,00 (quatro) reais das crianças e ainda apalpou as genitais das menores, que retornaram pra casa amedrontadas. 

            A aposentada, que é viúva, de  posse de uma vara de madeira  foi ao encontro do meliante e deu-lhe uma surra, havendo luta corporal e a mesma acabou sofrendo uma lesão leve na região da cabeça. 

              De imediato os policiais conseguiram localizar o acusado e as partes foram conduzidas à 18ª DESEC, Garanhuns, onde  foi lavrado um TCO em desfavor do mesmo. 

CARGA ROUBADA É RECUPERADA NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO

        


         Durante cumprimento ao Plano de Ação do 9°BPM, a GT de Bom Conselho, recebeu ligações telefônicas anônimas denunciando que na última quinta feira 24 de novembro, um caminhão baú, de cor branca,  teria descarregado uma carga de produtos diversos na residência de Fábio Araújo Basto, no Sitio Lagoa Grande, Zona Rural de Bom Conselho, e que o caminhão havia sido escoltado por  uma saveiro de cor vermelha e uma pick-up strada, com aproximadamente seis indivíduos armados e que  um deles teria ameaçou a mãe de Fábio, caso ela denunciasse à polícia sobre a referida carga. 

                 De posse das informações,  a GT de Bom Conselho fez contato com a Central do 9°BPM, em busca de mais informações referente ao roubo da carga, tomando conhecimento  de que no dia 24 teria ocorrido um assalto ao motorista de um caminhão pertencente a  DCL DISTRIBUIDORA CARDEAL LTDA, carregado com produtos similares aos descritos na denúncia. 

           Munidos com as novas informações e com o apoio do GATI, os militares deslocaram-se á casa do denunciado onde conseguiram localizar no interior da residência, os produtos possivelmente subtraídos, porém o suspeito provavelmente avistou a aproximação das viaturas e empreendeu fuga, pois a porta da casa estava aberta, o que possibilitou o policiamento visualizar os produtos.

             Todo o material de origem suspeita que encontrava-se dentro do imóvel, foi apreendido e colocado em três viaturas do tipo Amarok e em um caminhão caçamba e conduzidos  até à 18° DESEC, onde foi entregue para às providências cabíveis.

                    Toda a ação de retirada dos produtos, foi acompanhada por uma testemunha, um primo do denunciado (testemunha) que reside nas proximidades.

Agreste em Alerta

MENOR É DETIDO DENTRO DE UMA RESIDÊNCIA EM TENTATIVA DE FURTO

           
  

                Por volta das 23h00m de ontem, (26), uma cozinheira de 41 anos, residente na Rua 48, Cohab II, Garanhuns entrou em contato com a Central de Operações do 9º BPM, Garanhuns, informando que um elemento encontrava-se em cima de sua residência.

           Uma viatura foi encaminhada ao local onde encontrou, já detido por populares, um infrator de 16 anos, residente na Rua Professor Elias Laporte, Cohab II, Garanhuns que ao tentar  entrar no domicílio, danificou várias telhas e o gesso. 

              De acordo com as pessoas que o detiveram, o  infrator foi localizado em um dos quartos da  casa. 

               O menor foi conduzido à 18ª DESEC, Garanhuns, juntamente com a vitima e seus responsáveis, onde foi lavrado um BOC em desfavor do mesmo. 

Foto: ilustrativa

terça-feira, 22 de novembro de 2016

ULISSES, MEWITON, ALFREDO E CARLOS EUGÊNIO: O QUE TÊM EM COMUM?

       


           A  dança das Pastas de secretários começa a fervilhar em todos os municípios e, em Garanhuns, não podia ser diferente. A Secretaria de Saúde do Município, atualmente dirigida pelas mãos de ferro do administrador por excelência, Alfredo Gois, tem um grande nome comentado em boca miúda. Tratasse do renomado, querido e competente Ulisses Pereira, um dos melhores seres humanos que conhecemos.



                Forte candidato a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores,  desistiu para apoiar Gersinho Filho, ao mesmo  tempo que apoio, incondicionalmente o prefeito Izaias Regis.

            

              Ulisses Pereira é um expoente vocacional que aflora competência e amor junto aos pacientes da UTI no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do  PSF local de São Pedro onde tem um excelente reduto politico, a prova estão os muitos votos ali recebidos em campanhas anteriores onde obteve significativa votação.

             Ainda segundo comentários,  o prefeito reeleito Izaías Régis já teria escolhido uma professora do município para comandar a Secretaria de Educação, após grande murmurinho que o vereador Silvio seria o indicado.


           Mudanças também devem ocorrer na Cultura. Uma das possibilidades é se fazer uma fusão deste setor com Juventude e Esportes, contrariando o normal que seria educação, cultura e esportes...

            Nomes como do jornalista Carlos Eugênio, Mewiton Araújo e Alfredo Gois são colocados em xeque e aprovados pelos comentaristas de plantão que garantem ser essa seleção muito boa,  porque em comum, os rapazes trazem uma grande bagagem de  competência, talento e experiencia.

KIARA RIBEIRO EM GENEROSOS GOLES DE TALENTO, BELEZA E EMOÇÃO ILUMINOU , AINDA MAIS, O NATAL LUZ

    
           Garanhuns comemora o maior Natal de todos os tempos. Natal Luz, onde a magia, a reflexão e a beleza dão lugar aos mais fraternos laços, ao mesmo tempo que abre um grande leque de oportunidade aos moradores, e visitantes, de verem os grandes talentos filhos desta terra "dos jardins, das palmeiras e alguns pedaços do céu", como tão bem descreveu o jornalista e poeta João Marques.
     


        Entre alguns pedaços do céu, o inegável talento e formosura da garanhuense Kiara Ribeiro que, com toda a magia da época,  emocionou a plateia no segundo sábado de festividades alusivas aos cem anos do nosso ritmo maior, o samba, em uma viagem de talento que atravessou desde o samba canção até o pagode.




           Kiara nos brindou com uma grande taça de talento e harmonia que bebemos em longos goles de emoção e satisfação... que nos embriagou ao cantar "Meia Lua Inteira" do Baiano arretado, Caetano Veloso, em uma singela e merecida   homenagem ao Dia da Consciência Negra. Gole que nos desceu suavemente junto ao balanço do jogo da Capoeira do Grupo Viver Capoeira sob coordenação do mestre Flávio e outro, ainda mais generoso gole nos foi vivenciado quando do dueto feminino que juntou ao seu talento, o talento da bela Amanda  Back.

         
           O show de Kiara foi encerrado com a música Faraó, um estrondoso sucesso da banda Mel, que explodiu no país no final dos anos 80. Esse outro gole foi após a bela homenagear sua cidade mãe, Garanhuns com a bandeira envolta em seu talento, o que ressaltou ainda mais( se é possível dizer), sua beleza. 

           "Ontem foi um dia rememorável. Não há palavras para explicar a emoção que senti. Quando eu acho que já vi de tudo, vejo que estava enganada. Eu com meus 11 anos envolvida na música nunca havia sentido tanto prazer em trabalhar com produção como tive nesse show que Kiara Ribeiro realizou ontem em Garanhuns. A praça lotada, linda, iluminada, o repertório maravilhoso, o público muito participativo, uma banda extraordinária, e minha cantora que se superou, levando o público ao delírio, me fazendo chorar e emocionando a todos", escreveu Fátima Karina, assessora de Kiara, após o show, também em uma rede social.

      Além de Fátima, Kiara Ribeiro conta com o apoio e assessoria do seu irmão, fiel escudeiro, Robson Emannuel que é responsável pela segurança e beleza de cada show...de cada grande gole de sucesso que embriagou a praça... A avenida e, principalmente, cada coração.

PM PRENDE SUSPEITOS DE ROUBO DE CARRO E DE FAZER PASSAGEIROS REFÉNS

         

No dia de ontem, 21/11/16, por volta das 21:50hs, em cumprimento ao plano de ação do 9°BPM, o efetivo do GATI recebeu informações da central de operações que há poucos instantes ocorrera um assalto nas proximidades da Rua do Magano, onde cerca de cinco elementos armados com revólver em um veículo Honda Civic de cor cinza e iniciais “IAG”, roubaram uma S10 de cor cinza ou chumbo, de placa PFZ-0009, levando os proprietários como reféns mas, liberados momentos depois nas proximidades do açude novo.

              Com ajuda do sistema de rastreamento do veículo, foi monitorado que o carro roubado estaria na cidade de Águas Belas. Deslocando-se este efetivo para tal rota, quando no Posto Alto da Serra, BR 423, município de Paranatama, foi avistado entre as carretas o veículo Honda Civic, prata, placa AIG- 8159, onde não tinha ninguém em seu interior, contudo verificaram um táxi Voyage na cor branca, que descendo dois indivíduos em direção ao Honda, momento que realizaram abordagem, ao veículo táxi, que era conduzido por JOSÉ CARLOS FERREIRA DOS SANTOS, veículo este de sua propriedade; e encontrado 02 (dois) revólveres, sendo 01 (um) cal. 32 municiado com 06 munições, e outro cal. 38 municiado com 05 munições, todas intactas, mais 05 munições sobre o piso do passageiro, o CRLV do veículo S10 que acabará de ser roubado, e sua chave, mais o aparelho celular de uma das vítimas.

            No interior do taxi ainda foram abordados ERIVALDO DOS SANTOS, RAYANE GOMES CORDEIRO e MARCOS TÚLIO OLIVEIRA DE ARAÚJO, este foragido do sistema penitenciário do Estado de Sergipe pelo crime de duplo homicídio condenado a 34 anos de detenção. Já em direção ao veículo Honda Civic foram abordados SILBERTO VIDAL DA SILVA e RAFAEL TENÓRIO DE BARROS, e com eles foram encontrados 07 (sete) aparelhos celulares, 02 (dois) controles remotos residenciais, 03 (três) carteiras porta cédulas com a quantia de R$ 215,50 (duzentos e quinze reais com cinquenta centavos) em espécie. Assim foi questionado sobre a localização da S10, respondendo Rafael Tenório que teria abandonado no posto de combustível as margens da mesma Br na cidade de Águas Belas, quando a viatura da Rural de pronto localizou o veículo.



          Diante dos fatos narrados, todos os envolvidos, os veículos e as armas, foram conduzidos e apresentados na 18° DESEC, onde foram autuados em flagrante delito pelos crimes acima descritos.

com informações do V&C

Tonho de Belo do Cal pode ser candidato a Presidência da Câmara




A nova formação do Legislativo de Garanhuns, que a partir do ano que vem contará como percentual de 30% de renovação, ainda não foi diplomada; algo que ocorrerá no próximo dia 14 de dezembro. Esses mesmos vereadores assumem o seu mandato parlamentar a partir do dia 1º de janeiro, mesmo dia em que ocorre a eleição direta para a composição da mesa diretora da casa Raimundo de Moraes, onde estarão em disputa os postos de presidente, vice e 1º secretário.

Até pouco, a posição adotada pelo vereador eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Tonho de Belo do cal (foto ao lado), era a de não participar do pleito, no que se refere a disputa por qualquer que fosse o posto. Contudo, e após inúmeras conversas internas entre os tucanos de garanhuns e até mesmo de membros do partido, situados na capital pernambucana, Recife, Tonho já admite a possibilidade de vir a oferecer seu nome à mesa diretora do Poder Legislativo de Garanhuns.

A ideia inicial é concorrer a uma das vagas, porém, sem detrimento, ao posto principal, o de Presidente. De acordo com informações vindas da legenda tucana em Garanhuns, há certa indecisão por parte do chamado G8, grupo dos oito vereadores que já articulam a próxima eleição da casa, em definir a chapa que será oferecida a escolha. Com isso, Tonho vê nessa indefinição a possibilidade de exercer liderança, já que seu nome se mostra com importante aceitação já em diversos setores do Governo Izaías e da própria Câmara. “Todos os nomes tem plena condição de exercer a Presidência, desde que, claro, a visão do próximo presidente seja no sentido de um gestor. Ainda não definimos nossa posição, mas claro, já estamos em constantes conversas para aproximarmos a possibilidade de sermos candidato a presidência, há algo concreto; real”, defende Tonho.

Secretário de Governo se posiciona – Em contrapartida a posição defendida por Tonho, além de outros vereadores que articulam sua candidatura, o Secretário de Governo de Garanhuns Mewton Araújo (foto a esquerda), defende que qualquer um dos 13 vereadores eleitos ou reeleitos tem plenas chances de se tornarem o presidente para o biênio 2017/2018. Mewton defende que o Governo de Garanhuns, e aí entenda-se, o Prefeito Izaías, por ter os treze vereadores de sua base de Governo não interferirá nesta eleição. “Todos são governo, então, evidente que os 13 tem chance e podem ser o próximo presidente. O Governo não vai defender um nome específico. Queremos que as articulações se desdobrem por si só”, assegura Mewton.

Com informações e imagens da Ascom - PSDB/Garanhuns

domingo, 20 de novembro de 2016

SIMPÓSIO TEMÁTICO TERMINA AGORA


SESC GARANHUNS PRESENTEIA A COMUNIDADE COM A PRESENÇA FORTE E CERTEIRA DA ESCRITORA PERNAMBUCANA CIDA PEDROSA

           
   

         Na próxima terça (22/11), a  escritora Cida Pedrosa conversa com a professora  Márcia Felix sobre "A voz que encanta na poesia feminina". 

           O encontro acontece no Salão de Eventos do Sesc Garanhuns, às 20h e promete ser um dos mais concorridos nos últimos meses.
 Cida Pedrosa, Pernambucana nascida na cidade de Bodocó, é uma poeta mais que porreta!. Urariano Mota a definiu, certa vez, como uma escritora em que se misturam três pês: poesia, política e partido. Desde o tempo, na década de 1970, quando se mudou para Recife. Na capital pernambucana, aperfeiçoou o gosto pela leitura e pela escrita, que trazia desde a infância. E descobriu o marxismo, a militância de esquerda e o Partido Comunista do Brasil – juntando assim os três pês que marcariam sua vida.

            Na política, além de militante comunista, é Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife. No partido, é membro da direção estadual do PCdoB em Pernambuco. Na poesia, escreveu vários livros, como Restos do Fim, O Cavaleiro da Epifania, Cântaro, Gume, As Filhas de Lilith e Claranã. É também uma das editoras do portal Interpoética. Para esta edição especial do Dia da Mulher, Prosa, Poesia e Arte selecionou alguns de seus poemas. 

CRÂNIO DE OSSADA É FURTADO EM GARANHUNS

               


                  Tivemos a informação de que vândalos invadiram o cemitério São Miguel na madrugada de hoje com a finalidade de arrombar um túmulo , puxando  o caixão que estava em seu interior para fora onde aproveitaram para furtar um crânio que estava dentro da sepultura.

               O administrador do campo santo acionou a PM, que por sua vez levou o caso para a Polícia Civil, que ficou responsável pelas investigações. O administrador também informou que o túmulo violado encontra-se com características de abandono. 

              O caixão retirado pelos vândalos contém os restos mortais de uma pessoa sepultada há cerca de 03 anos e apresentava  em total estado de decomposição. Como o túmulo não possui ossário, a ossada da pessoa que havia sido sepultada anteriormente teria sido colocada em um saco plástico e colocada ao lado do caixão. 

                  O fato chamou a atenção da população, e um grande número de curiosos foi atraído ao local. Existe a suspeita de que o crânio tenha sido levado para uso em magia negra. O nome do cadáver foi mantido em sigilo.

               O cemitério de São Miguel, na Boa Vista, é constantemente alvo de dissabores e criticas quanto ao seu estado de superlotação. Já passou do tempo da cidade de Garanhuns ter o seu crematório, aliás, um pedido muito sensível que já circula na Câmara de Vereadores, feito pelo vereador Alcindo Correia.

MP COIBI A REALIZAÇÃO DE VAQUEJADAS EM TODO ESTADO DE PERNAMBUCO

             
         

              O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma nova nota técnica na qual afirma que os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) agora não são mais mecanismos que asseguram a continuidade das vaquejadas no Estado. O documento traz série de orientações aos promotores de Justiça com atuação na defesa do meio ambiente a fim de guiá-los no trabalho voltado ao esporte, de forma que garantam o bem-estar dos animais.

           Com o cumprimento do MPPE à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), produtores desse tipo de evento terão que recorrer à Justiça com antecedência, caso queiram realizá-lo, ainda assim sem a garantia de que o pedido será atendido. No Nordeste há cerca de quatro mil provas por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), gerando 600 mil empregos diretos. Com a proibição, esse seria o contingente de desempregados. Uma reunião para discutir o assunto ocorreu na tarde de ontem na sede do MPPE.

          "O próprio STF determinou que, a partir da publicação da ata da sessão de julgamento no Diário da Justiça, não seria necessário esperar o acórdão, ou seja, a decisão já valeria automaticamente para todo o País. Nisso Pernambuco está incluso. O Ministério Público não pode se omitir a uma decisão judicial da Suprema Corte embora, particularmente, eu entenda que as vaquejadas que seguem os TACs agem legalmente. Mas não há muito o que fazer", explicou o coordenador do Caop Meio Ambiente, promotor André Felipe Menezes. Por 6 votos a 5, o STF determinou, no dia 6 de outubro, a proibição do esporte tradicional do Nordeste. Pela votação acirrada, Menezes acredita que, embora a decisão seja da Suprema Corte, caberá recurso. "O Tribunal de Justiça da Paraíba, por exemplo, concedeu decisão judicial mostrando-se favorável à continuação da vaquejada sob a justificativa de que o julgamento do Supremo comporta recurso", exemplificou o promotor.

         Por outro lado, associações em defesa à vaquejada insistem que a determinação do STF é infundada e que não houve acompanhamento da evolução do tradicional esporte nem audiência pública antes de considerá-la uma prática ilegal por promover maus-tratos aos animais. Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Quarto de Milha (ABQM), Sérgio Moura, a decisão da Corte Máxima de querer pôr fim às competições é só um reflexo de que não houve acompanhamento da evolução do tradicional esporte. "Uma determinação que julgou um lado só. Nem houve audiência pública para termos a oportunidade de mostrar como a vaquejada evoluiu. É revoltante ver que essa decisão infundada veio de ministros que não têm entendimento nenhuma para julgar", analisa.

Dois lados

             A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Erivânia Camelo, confirma a versão de que não há maus-tratos. De acordo com ela, hoje são colocados protetores nas caudas dos bois, as esporas não são mais pontiagudas (ganharam formato arredondado), as cortadeiras e breques não ferem mais o nariz dos cavalos e o uso de chicotes é proibido. "Além disso, acabando-se uma vaquejada vai zerar o controle de zoonoses feito pela Adagro. Vai desempregar muita gente. Falam tanto de maus-tratos, mas eu ainda não vi nenhum animal sofrer um acidente durante o evento. Inclusive uma equipe veterinária fica de plantão 24 horas", pontua.

           Já a ativista animal Goretti Queiroz comemorou. "A gente recebe a notícia com tranquilidade, porque era exatamente isso que esperávamos do MP no cumprimento na decisão do Supremo. A partir de agora, as promotorias dos municípios devem proibir as vaquejadas. Com isso, a sociedade toda ganha. Sabemos de relatos de psicólogos de que crianças que são expostas a maus-tratos animais perdem sensibilidade e pensam que a violência é algo banal".

Com informações do V&C , MPPE e Folha de Pernambuco

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A CULPA ? É DE DILMA!!!!!!!!



                    O senador Armando Monteiro (PTB) fez um discurso no senado apontando o “esgotamento” do programa de segurança pública de Pernambuco chamado Pacto Pela Vida. Na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Waldemar Borges (PSB), líder do Governo, rebateu o petebista e atribuiu a crescente violência "em todos os Estados do Nordeste pela crise econômica gerada no Governo Dilma”.

             Vai ver que a ex-presidente da República também é culpada pela derrota de Hillary Clinton nos Estados Unidos,  pelo superfaturamento de obras na construção da Arena Pernambuco e pelo rebaixamento do Santa Cruz da série A para a B, no Campeonato Brasileiro.

              Até quando vai dar para encobrir os erros de Temer ou Câmara,  jogando a culpa na gestão do PT?


do blog do jornalista Roberto Almeida.

TRAVESTIS SÃO PEGOS FURTANDO EM GARANHUNS

                


         Dois travestis foram flagrados por câmeras de segurança furtando objetos em uma loja de acessórios e presentes na Rua Dom José, centro de Garanhuns. O caso ocorreu nesta quarta, 09 de novembro. 

          Uma leitora que estava na loja durante o furto pediu o vídeo ao dono do estabelecimento e enviou ao V&C. 


                Segundo ela, o proprietário revelou que as mercadorias levadas pelos travestis foram avaliadas em cerca de 240 reais. "O dono relutou em me passar as imagens, mas expliquei a ele que  a divulgação nos meios de comunicação poderia ser útil para a identificação dos suspeitos, então ele concordou e me passou o vídeo, disse a leitora", que pediu reserva do seu nome. Nas imagens é possível ver uma pessoa transitando no interior da loja e colocando um objeto dentro da roupa. 

ABERTURA DO NATAL LUZ, SOB O TEMA " A MAGIA DO NATAL", MOVIMENTA GARANHUNS E REGIÃO

             
   

                  A sociedade de Garanhuns, e região, aguarda ansiosamente a abertura do evento Natal Luz, que esse ano traz o tema "A Magia do Natal".  amanhã, sexta-feira, será dado início as festividades natalinas da cidade de Garanhuns. O evento terá inicio  às 19h30,  em frente ao Palácio Celso Galvão, ) e prosseguirá até o dia 31 de dezembro, com apresentações artísticas e culturais no centro da cidade, nos bairros e distritos.


         Amanda Back

              Locais como a Avenida Santo Antônio, a entrada leste de Garanhuns, a Praça da Fonte Luminosa, Avenida Rui Barbosa e Praça do Relógio de Flores se vetem de muito brilho e beleza para celebrar a data consagrada ao nascimento do menino Jesus que se finda no ano novo que se inicia.

            Durante os próximos dias estão programados shows com Altemar Dutra Junior, Orquestra Super Oara e Adilson Ramos, além das atrações locais como as belas Kiara Ribeiro, Andrea Amorim e Amanda Becker, entre outros.


Andrea Amorim
                Ao todo serão 21 dias de apresentações culturais no Palco Prefeitura, instalado em frente à escadaria do Palácio Celso Galvão, sendo sempre em dias de sexta, sábado e domingo. 

          Ações itinerantes,  intituladas “Natal Luz nos Bairros”,  acontecerão nas quartas e quintas, e nos distritos as apresentações poderão ser vistas aos domingos.



Kiara Ribeiro

             Os tradicionais desfiles de Papai Noel acontecerão a partir de 12 de novembro, sempre aos sábados e domingos, às 18h, até o dia 25 de dezembro. 


confira programação completa





http://www.garanhuns.pe.gov.br/programacao-natal-luz/


GARANHUNS REALIZA SEMINÁRIO PARA DISCUTIR A PEC 241

                 
      
                Foi realizado, no dia de ontem (09/11), um  Seminário para que a sociedade pudesse discutir os impactos da PEC 241 na sociedade brasileira. O mesmo teve a presença marcante do  grande Paulo Rubem Santiago. e foi organizado e coordenado pela Frente Democrática e Popular do Agreste Meridional.

                     O Seminário ocorreu nas dependências do Sindicato dos Bancários de Garanhuns e contou com a presença de vários segmentos sociais.

                           Muito discutida nos últimos dias, a PEC 241 nada mais é do que a iniciativa para modificar a Constituição proposta pelo Governo, tem como objetivo frear a trajetória de crescimento dos gastos públicos e tenta equilibrar as contas públicas. A ideia é fixar por até 20 anos, podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais - na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento - fica praticamente congelado). Se entrar em vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.

O que dizem os críticos da PEC?


          Do ponto de vista de atacar o problema do aumento anual dos gastos públicos, uma das principais críticas é que uma conta importante ficou de fora do pacote de congelamento: os gastos com a Previdência. É um segmento que abocanha mais de 40% dos gastos públicos obrigatórios. Logo, a PEC colocaria freios em pouco mais de 50% do Orçamento, enquanto que o restante ficaria fora dos limites impostos - só a regra sobre o salário mínimo tem consequências na questão da Previdência. A Fazenda afirmou, de todo modo, que a questão da Previdência será tratada de forma separada mais à frente. "Se não aprovar mudanças na Previdência, um gasto que cresce acima da inflação todos os anos, vai ter de cortar de outras áreas, como saúde e educação", diz Márcio Holland, ex-secretário de política econômica da Fazenda. "Nesse sentido, a PEC deixa para a sociedade, por meio do Congresso, escolher com o que quer gastar", complementa. Há vários especialistas que dizem que, na prática, o texto determina uma diminuição de investimento em áreas como saúde e educação, para as quais há regras constitucionais. Os críticos argumentam que, na melhor das hipóteses, o teto cria um horizonte de tempo grande demais (ao menos dez anos) para tomar decisões sobre toda a forma de gasto do Estado brasileiro, ainda mais para um Governo que chegou ao poder sem ratificação de seu programa nas urnas. Eles dizem ainda que, mesmo que a economia volte a crescer, o Estado já vai ter decidido congelar a aplicação de recursos em setores considerados críticos e que já não atendem a população como deveriam e muito menos no nível dos países desenvolvidos. Se a economia crescer, e o teto seguir corrigido apenas de acordo com a inflação, na prática, o investido nestas áreas vai ser menor em termos de porcentagem do PIB (toda a riqueza produzida pelo país). O investimento em educação pública é tido como um dos motores para diminuir a desigualdade brasileira.
Quais impactos a PEC pode ter nas áreas de educação e saúde?
           Os críticos afirmam que a PEC irá colocar limites em gastos que historicamente crescem todos os anos em um ritmo acima da inflação, como educação e saúde. Além disso, gastos com programas sociais também podem ser afetados pelo congelamento. Segundo especialistas e entidades setoriais, esta medida prejudicaria o alcance e a qualidade dos serviços públicos oferecidos. Especialistas apontam problemas para cumprir mecanismos já em vigor, como os investimentos do Plano Nacional de Educação. Aprovado em 2014, o PNE tem metas de universalização da educação e cria um plano de carreira para professores da rede pública, uma das categorias mais mal pagas do país. "A população brasileira está envelhecendo. Deixar de investir na educação nos patamares necessários, como identificados no PNE, nos vinte anos de vigência da emenda proposta – tempo de dois PNEs -, é condenar as gerações que serão a população economicamente ativa daqui vinte anos, a terem uma baixa qualificação", disse o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Paulo Sena, ao site Anped, que reúne especialistas em educação.


foto - Lucimar Maria