O renomado pianista Miguel Proença está de apresentação marcada para o dia 18 de julho no Teatro de Santa Isabel com ingressos a preços populares. Proença já rodou o mundo encantando plateias com seu talento e arrancou elogios como: “Domínio técnico e belíssima sonoridade” do New York Times e “Muito a admirar na interpretação de Chopin" do londrinho Daily Telegraph. Um programa imperdível.
Foto: divulgação
REPERTÓRIO Chopin e Villa Lobos no repertório da noite erudita
Veja quais serão as principais atrações oficializadas que apresentam-se no Festival de Inverno de Garanhus. Este ano o FIG comemora 20 anos. A Praça Guadalajara aguarda grandes shows de 15 a 24 de julho:
Dia 15 (quinta)
Alceu Valença
Dia 16 (sexta)
Neguinho da Beija-Flor
Gal Costa Dia 17 (sábado)
Móveis Colonais
Skank
O governador Eduardo Campos queria algo modesto, simples, sem muito alarde na sua convenção, nesta quarta-feira (30), no Clube Português, em respeito às vítimas das chuvas. Mas o que se viu foi um mar de gente. Segundo os organizadores, mais 18 mil pessoas passaram por lá. O trânsito nas imediações do clube parou. Nada andava. O governador chegou às 16h45 com sua tropa de choque. Todo mundo já estava lá. O palco acabou ficando pequeno para tanto cacique. Os líderes dos partidos da base de sustentação falaram, assim como presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, o ex-prefeito João Paulo, o prefeito do Recife, João da Costa, os candidatos ao Senado, Humberto Costa e Armando Monteiro, além do vice João Lyra e do governador. Foi mostrado um vídeo com mensagem do ex-ministro, Fernando Lyra. Com isso, já passava das 18h30 quando o evento acabou.
Nos discursos, apoio a Dilma e continuação de mais quatro anos do projeto. Na vez de Eduardo, o gov fez questão de ressaltar a solidariedade e garra do povo pernambucano, agradeceu à família e citou Ariano Suassuna e Jorge Gomes, a quem chamou de irmão. O filho mais novo, José, não largou a mão do pai. Pouco depois chegaram os mais velhos Pedro e João.
Todos os candidatos da chapa majoritária estavam com as mulheres.
Foto: Clemilson Campos/JC Imagem
A tarde do dia 30 estava reservada para as conveções do PMDB e do PT. Marcadas para a mesma hora, por volta das 15h, a primeira acabou sendo a da oposição com Jarbas Vasconcelos no seu espírito pontual. Sérgio Guerra não foi, como já registrado em outro post. A desculpa foi a definição da chapa de José Serra. Ele mandou Bruno Araújo como representante. No palco, Terezinha Nunes, Jacilda Urquisa, Roberto Magalhães e Raul Henry. O hino de Pernambuco - marca do governo JV - tocava sem parar.
Mesmo com todos os contratempos no final desta caminhada, Jarbas estava com o semblante mais confiante e tranquilo. Dizem que essa era a chapa que ele sonhava e que Raul Jungmann era o nome favorito desde o começo. O senador e candidato ao governo disse também que agora era a melhor hora, já que havia acabado a parte burocrática.
As críticas acabaram ficando para Raul Jungmann. O deputado disse não viver no mundo das propagandas de Eduardo Campos e desabafou. "Queria ser atendido no hospital que o governo mostra na TV". Ele também bateu forte ao dizerq que a questão das chuvas não foi da natureza e sim do desgoverno.
A COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL, tendo presente o Projeto de Lei Ordinária nº 1635/2010 já aprovado com suas respectivas Emendas, em segunda e última discussão, é de Parecer que lhe seja dada a seguinte Redação Final:
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Lei institui as regras e critérios para a contratação ou a formalização de apoio a eventos relacionados ao turismo e à cultura no âmbito do Estado de Pernambuco.
Art. 2º Os eventos a serem apoiados nos termos desta Lei devem servir ao fortalecimento das respectivas políticas públicas e contemplar ações capazes de contribuir para:
I - gerar novos empregos e ocupações, a fim de proporcionar melhoria na distribuição de renda e na qualidade de vida das comunidades;
II - valorizar, conservar e promover o patrimônio cultural, natural e social com base no princípio da sustentabilidade;
III - estimular processos que resultem na criação e qualificação de produtos turísticos e culturais que caracterizem a regionalidade, genuinidade e identidade cultural do povo pernambucano;
IV - promover a qualificação profissional, o incremento do produto turístico e cultural, a diversificação da oferta, a estruturação de destinos e segmentos, além da ampliação do mercado de trabalho e do consumo turístico e cultural.
Parágrafo único. Para fins desta Lei consideram-se eventos os encontrosplanejados e de temporalidade determinada, em função de assuntos, temas, ideias ou ações que fomentem o desenvolvimento das atividades turísticas, culturais e das respectivas áreas fim de governo.
CAPÍTULO II
DO APOIO AOS EVENTOS PREVISTOS NA POLÍTICA DE FOMENTO DO ESTADO PARA AS ÁREAS DE TURISMO E CULTURA
Art. 3º Podem habilitar-se a receber o apoio de que trata o art. 1º as entidades privadas sem fins econômicos e que atendam aos requisitos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO em vigor, e na legislação que rege a espécie.
Parágrafo único. O apoio de que trata o art. 1º será formalizado através de instrumento próprio, nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e alterações.
Art. 4º As entidades privadas sem fins econômicos somente poderão habilitar-se ao apoio de que trata o art. 1º se estiverem devidamente cadastrados no Sistema de Cadastro de entidades privadas sem fins econômicos, produtores de eventos e artistas do Governo do Estado, ora instituído, a ser regulamentado em decreto do Poder Executivo.
§1º Somente poderão receber o apoio de que trata esta Lei as entidades privadas sem fins econômicos que disponham de capacidade técnica para executar a atividade a que se propõem e cujas competências/objeto social sejam compatíveis com as características do plano de trabalho proposto.
§2º A destinação de recursos às entidades privadas sem fins econômicos dependerá de análise pela área competente do órgão ou entidade do Poder Público Estadual quanto à viabilidade e adequação do plano de trabalho proposto aos objetivos do Programa Orçamentário Estadual da respectiva área fim.
Art. 5º As entidades integrantes da administração indireta do Estado poderão apoiar eventos promovidos por entidades privadas, através da cessão, onerosa ou gratuita, de espaços em imóveis que integrem seu acervo patrimonial.
§1º O apoio previsto no caput deste artigo é restrito aos eventos que se enquadrem na Política de Fomento do Estado para as áreas de turismo e cultura, prevista no Plano Plurianual – PPA.
§2º Excepcionalmente e mediante justificativa do órgão ou entidade concedente, o apoio a entidades privadas com fins econômicos, a título de contribuição, dependerá de prévia autorização da Câmara de Programação Financeira, observadas as condições estabelecidas no artigo 19 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, além daquelas previstas na LDO.
CAPÍTULO III
DA PROMOÇÃO DIRETA
Seção I
Da Contratação Mediante Procedimento Licitatório
Art. 6º Poderão contratar com a administração pública estadual, para os fins de que trata esta Lei, as pessoas físicas ou jurídicas que desempenhem atividades voltadas para a prestação de serviços e fornecimento de infraestrutura e logística para realização dos eventos turísticos, artísticos e culturais, nos termos estabelecidos em decreto do Poder Executivo.
Art. 7º Nos eventos contratados por órgãos e entidades da administração pública estadual deve-se distinguir nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 1993, e alterações, a contratação de artistas e/ou bandas e/ou grupos da contratação da logística necessária à realização do evento.
Seção II
Da ContrataçãoMediante Inexigibilidade e Dispensa de Licitação
Art. 8º Os órgãos e entidades da administração pública estadual poderão contratar, para os fins de que trata esta Lei, os profissionais do setor artísticodiretamente ou através de empresário/produtor exclusivo nos termos da Lei de Licitações.
§1º As empresas, artistas e empresários referidos no caput deste artigo, terão que ser cadastrados no Sistema de Cadastro criado nos termos do art. 4º desta Lei.
§2º As pessoas jurídicas, para celebrar contratos com órgãos e entidades da administração pública estadual, deverão comprovar exclusividade dos artistas pelo prazo mínimo de 06 (seis meses) e, ainda, estar em funcionamento pelo prazo mínimo de 06 (seis meses).
§3º As pessoas físicas, para celebrar contratos com órgãos e entidades da administração pública estadual, deverão comprovar que estão exercício da atividade na área em que atuam, respeitado o prazo de pelo menos 6 (seis meses).
§4º No caso de contratações de artistas de outros estados da Federação, os produtores e/ou empresários ficam dispensados de comprovar a exclusividades de que trata o §2º deste artigo, sendo submetidas à análise pela área competente do órgão ou entidade do Poder Público Estadual.
§5º As contratações de que trata este artigo dependerão de análise pela área competente do órgão ou entidade do Poder Público Estadual.
Art. 9º Nos casos de inexigibilidade, o órgão ou entidade responsável pela realização do evento fundamentará a solicitação de contratação de determinada empresa, banda, grupo musical ou profissional do setor artístico, com fundamento no art. 25, inciso III, da Lei Federal nº 8.666, de 1993, e alterações.
Parágrafo único. A inexigibilidade diz respeito, exclusivamente, à contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, nos termos do art. 25, inciso III, da Lei Federal nº 8.666, de 1993, e alterações, não se aplicando à contratação de empresa ou profissional fornecedor dos serviços de locação, transporte, instalação e manutenção de palco, iluminação, sonorização, bem como transporte e hospedagem de pessoal e outros inerentes à realização do evento.
Art. 10. Ficam vedadas as contratações de profissionais do setor artístico, cujos valores dos cachês sejam inferiores ao limite estabelecido no art. 24, inciso II, da Lei Federal nº 8.666, de 1993, e alterações, por meio de empresário/produtor.
Art. 11. Ficam dispensadas da publicação prevista no art. 26 da Lei Federal nº 8.666, de 1993, e alterações, as contratações de profissionais do setor artístico, fundamentadas em inexigibilidade de licitação, cujos valores estejam abaixo do limite previsto no art. 24, inciso II, da referida Lei.
§1º As contratações a que se refere o caput deste artigo serão publicadas no sítio www.portaldatransparencia.pe.gov.br, bem como nos sítios específicos dos órgãos e entidades que promoverem as contratações.
§2º As contratações que não atendam ao disposto no caput deste artigo deverão ser devidamente publicadas em Diário Oficial, com as respectivas justificativas.
CAPÍTULO IV
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 12. Os órgãos e entidades da administração pública estadual publicarão edital de convocação para inscrição de propostas/projetos, para os eventos dos ciclos turístico e cultural permanentes, que componham a política de fomento ao turismo e à cultura do Estado, a fim de selecionar os artistas a serem contratados, estabelecendo as regras e condições de participação.
Art. 13. É vedado ao contratado ou convenente(sic) a utilização de nomes, símbolos ou imagens que possam caracterizar promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos nos convênios apoiados pelo Poder Executivo, em conformidade com os princípios elencados no art. 37 da Constituição Federal.
§ 1º Será considerada promoção pessoal, dentre outras, a utilização de faixas, painéis, cartazes, folders, outdoors ou outras formas de divulgação onde constem nomes ou imagens de autoridades ou servidores públicos.
§ 2º O descumprimento do disposto no caput deste artigo ensejará à entidade privada sem fins econômicos o imediato cancelamento do registro no Sistema de Cadastro de entidades privadas sem fins econômicos, produtores de eventos e artistas do Governo do Estado.
§ 3º O descredenciamento de que trata o parágrafo anterior terá vigência de 2 anos a partir da data de cancelamento do registro.
Art. 14. Nos eventos contratados ou apoiados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual é obrigatória a inserção das logomarcas do Governo Estadual em toda e qualquer ação ou material relacionado com a execução do objeto conveniado, nos padrões e modelos disponibilizados pela Secretaria Especial de Imprensa, ressalvados os casos previstos em Lei.
Art. 15. Após a contratação ou convênio fica vedada a alteração do objeto e da data do evento, ressalvadas as hipóteses de caso fortuito ou força maior, quando a alteração deverá ser justificada e comprovada.
Art. 16. O critério para avaliação das propostas apoiadas com recursos do Tesouro Estadual é de natureza técnica, com base em parecer da área específica de cada órgão ou entidade, que deverá analisar, além do alinhamento às respectivaspolíticas públicas e dos aspectos formais e legais, a realização das bases para o desenvolvimento da atividade de forma sustentável, de modo a aferir o atendimento das variáveis previstas no aspecto qualitativo e quantitativo, visando ao desenvolvimento das políticas específicas.
Art. 17. Quando houver previsão de contrapartida em pecúnia o convenente deverá, para possibilitar o recebimento dos recursos, comprovar o depósito do valor da contrapartida em conta bancária específica do convênio, em conformidade com os prazos estabelecidos no cronograma de desembolso aprovado.
Art. 18. O órgão ou entidade acompanhará e fiscalizará, por meio de um ou mais representantes, especialmente designados e registrados no instrumento de convênio ou contrato, a boa execução dos recursos para consecução do objeto, avaliando, entre outros aspectos, os seus resultados e reflexos, conforme estabelecido no respectivo instrumento e, ainda, a fiel execução do objeto de acordo com o Plano de Trabalho aprovado, sem prejuízo dos eventuais acompanhamentos pela Secretaria Especial da Controladoria Geral do Estado.
§1º Nos eventos apoiados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual deverá ser franqueado o acesso dos servidores especialmente designados para a função fiscalizatória aos processos, documentos ou informações referentes à execução dos convênios, que não poderão ser sonegados, sob as penas da Lei.
§2º O convenente deverá, sempre que solicitado, disponibilizar um representante para acompanhar o servidor no ato da fiscalização in loco.
§3º Da fiscalização realizada nos termos deste artigo decorrerá a elaboração de relatório de atividades, o qual deverá ser anexado ao processo de prestação de contas.
§ 4º O relatório de atividades de que trata o parágrafo anterior deverá ser disponibilizado no site institucional do órgão ou entidade do Poder Público Estadual a ele vinculado.
Art. 19. Aquele que, por ação ou omissão, causar embaraço, constrangimento ou obstáculo à atuação dos servidores, no desempenho de suas funções institucionais relativas ao acompanhamento e fiscalização dos recursos estaduais transferidos, ficará sujeito à responsabilização administrativa, civil e penal.
Art. 20. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, não se aplicando a editais de convocação para seleção já publicados.
Art. 21. Revogam-se as disposições em contrário.
Presidente: Henrique Queiroz.
Relator: Henrique Queiroz.
Favoráveis os (4) deputados: Adelmo Duarte, André Campos, Eriberto Medeiros, Henrique Queiroz.
Favoráveis com restrições os (0) deputados: .
Contrários os (0) deputados: .
Presidente
Henrique Queiroz
Efetivos
Dilma Lins
Ciro Coelho
Marcantônio Dourado
Aglailson Júnior
Suplentes
Adelmo Duarte
André CamposEriberto Medeiros
Esmeraldo Santos
Raimundo Pimentel
Sala da Comissão de Redação Final, em 28 de junho de 2010.
O judoca Carlos Tevano, que representou o Brasil durante a Copa Internacional de Judô 2010, competição realizada no dia 27 de junho em Boa Vista-RO, sagrou-se campeão da categoria Absoluto (sem limite de peso). O atleta também teve um dos seus golpes, escolhido pela comissão técnica do evento como o Ippon mais bonito (Ippon é um termo utilizado no judô que é atribuído quando um golpe é desferido de forma correta, podendo a luta resolver-se em um único golpe).
Na classificação geral, Carlos Tevano ficou em terceiro lugar. Já o atleta Bruno Dionísio, também de Garanhuns, foi desclassificado ainda na primeira luta, pois usou um golpe irregular, de acordo com as novas regras do Judô. Os atletas contam com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.
PAN-AMERICANO - Por determinação da organização da Copa Internacional de Judô, os atletas garanhuenses, Carlos Tevano e Bruno Dionísio, participaram do Campeonato Pan-Americano de Judô Sênior 2010 da União Panamericana de Judô. As lutas aconteceram no dia 26 de junho, antecedendo a Copa Internacional de Judô. Eles disputaram as vagas de terceiro lugar, já que os 1º e 2º lugares ficaram para os convocados através de seletivas. Os atletas fizeram três lutas, cada um em sua respectiva categoria, e venceram todas, obtendo também o terceiro lugar no pódio desta Competição.
A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) amplia ainda mais o leque de cursos oferecidos pela Instituição e inicia, nesta quarta-feira, 16 de junho, as inscrições para os cursos de Pós-graduação em Gestão Pública, Gestão de Negócios e Pessoas.
O valor das inscrições é de R$ 75,00 (setenta e cinca reais), e estão sendo realizadas na sede da Autarquia, localizada à Avenida Caruaru, 508, bairro São José, no horário das 8h30min às 13h30min e das 17 às 21 horas.
De acordo com informações da coordenadora de Pós-graduação e Extensão Universitária da AESGA, professora Giane Lira, 50 vagas estão disponíveis para cada curso. As aulas têm início no mês de Setembro.
Mais informações sobre os cursos:
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS
A AESGA / FAGA abre as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão de Negócios e Pessoas, em nível de pós-graduação lato sensu. Os cursos de natureza formativa/acadêmica da AESGA, têm como finalidade criar condições objetivas para o fortalecimento do processo de educação continuada, destinado aos quadros superiores da Administração e demais áreas de formação. Este curso é certificado pela Resolução CES-CNE n.º 1, de 03 de abril de 2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação.
Objetivo do Curso:
Desenvolver habilidades inovadoras na gestão de seus negócios, com ênfase na gestão de pessoas;
Melhorar o desempenho e a qualidade de vida dos trabalhadores nos diversos tipos de empresas, através de aperfeiçoamento de competências fundamentais em sólidas bases conceituais como ferramentas para a Gestão de Recursos Humanos nas Organizações.
Capacitar o aluno para a docência no magistério superior.
Público Alvo:
Bacharéis em Administração e graduados em cursos de nível superior que desempenham ou pretendem desenvolver atividades ligadas à área de gestão empresarial e ou de recursos humanos.
Processo Seletivo: Entrevista e Análise Curricular.
Carga Horária: 375 horas/aula
Regime do Curso: Presencial
Horário: Sexta-feira (noite) - Sábado (manhã e tarde)
Conteúdo Programático:
Fundamentos da Administração
- Dinâmicas e Integração 15h
- Gestão Organizacional 15h
- Administração da qualidade 15h
- Finanças Gerencial 15h
- Business Games 15h
- Gestão de Mercado 15h
- Comportamento do Consumidor 15h
- Gestão do Conhecimento 15h
- Estratégia Empresarial 15h
Instrumentos Gerenciais da Gestão de Pessoas
- Gestão Estratégica em Gestão de Pessoas 15h
- Negociação e Influência 15h
- Gestão das Mudanças 15h
- Responsabilidade Social 15h
- Empreendedorismo 15h Instrumentos Operacionais da Gestão de Pessoas
- Captação e Desenvolvimento de Talentos 15h
- Gestão de Desempenho 15h
- Manutenção e Reconhecimento 15h
- Liderança e gestão de Pessoas 15h
- Desenvolvimento de Equipes 15h
- Legislação Trabalhista 30h
- Consultoria em Gestão de Pessoas 15 h Produção Científica
- Metodologia da Produção Cientifica 30h
Didática - eletiva
- Metodologia do Ensino Superior 30h
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
A AESGA / FAGA abre as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão Pública, em nível de pós-graduação lato sensu. Os cursos de natureza formativa/acadêmica da AESGA, têm como finalidade criar condições objetivas para o fortalecimento do processo de educação continuada, destinado aos quadros superiores da Administração e demais áreas de formação. Este curso é certificado pela Resolução CES-CNE n.º 1, de 03 de abril de 2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação.
Objetivo do Curso:
Proporcionar aos profissionais da área o suporte normativo, teórico e instrumental aplicado à gestão pública.
Oferecer reflexão acerca da função pública baseada na legislação vigente.
Capacitar os profissionais da área de serviços públicos.
Levar aos participantes o entendimento processos da administração pública.
Desenvolver competências no trato de problemas e na tomada de decisões.
Público Alvo: Bacharéis em Administração e graduados em cursos de nível superior que desempenham ou pretendem desenvolver atividades ligadas à área de administração pública. Pessoas já atuantes na administração pública, gestores públicos que queiram buscar formação e aperfeiçoamento na gestão pública.
Processo Seletivo: Entrevista e Análise Curricular.
Carga Horária: 360 horas/aula
Número de Vagas: 50 vagas
Regime do Curso: Presencial
Horário: Sexta-feira (noite) - Sábado (manhã e tarde)
Conteúdo Programático:
- Dinâmicas de Integração - 15h
- Cultura Organizacional e Ética na Gestão Pública - 15h
- Organização do Estado Brasileiro I e II - 30h
- Gestão de Serviços - 15h
- Organização Funcional da Administração Pública I e II – 30h
- Gestão da Informação no Setor Público – 15h
- Contratos e Licitações I e II - 30h
- Obras Públicas e Meio Ambiente - 15h
- Políticas Públicas - 15h
- Negociação e Influência - 15h
- Liderança e Motivação na Gestão Pública I e II - 30h
- Previdência do Setor Público – 15h
- Finanças Públicas e Responsabilidade na Gestão Fiscal I e II – 30h
- Contabilidade Pública I e II - 30h
- Controle Interno na Gestão Pública – 15h
- Captação de Recursos Financeiros - 15h
Produção Científica:
- Metodologia da Produção do Conhecimento - 30h
Seminário:
- Orientação de Monografia – 15 h
Disciplinas Eletivas:
- Metodologi
Serviços: Mais informações através do site www.aesga.edu.br ou do telefone (87) 3761-1596/Ramal 205.
Com trabalhos que expressam desde a religiosidade até o cotidiano histórico-cultural do homem sertanejo, cerca de 20 artesãos de Petrolina, Sertão do Estado, estão de malas prontas para marcar presença, mais uma vez, na XI Feira Nacional dos Negócios do Artesanato (FENEARTE), que acontece entre os dias 02 e 11 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife.
Um dos diferenciais, este ano, na participação dos artistas sertanejos é a criação de uma marca visual para facilitar a identificação do artesanato de Petrolina.
“Esta marca deve ser utilizada por todos os grupos do município, para que se possa ter uma identidade visual diante de tantos concorrentes e destinos culturais”, explica a diretora de Cultura da prefeitura de Petrolina, Roberta Duarte.
A presença do grupo de Petrolina no evento – que é considerado um dos maiores do segmento do artesanato na América Latina – é fruto de uma parceria entre a prefeitura do município e o Sebrae.
“Esta parceria é imprescindível para o desenvolvimento sustentável da atividade. O artesanato de Petrolina hoje tem bastante destaque na Feira, em especial pelo artesanato em madeira e suas colchas de retalho. A expectativa é a melhor possível para mais esta participação”, complementa Roberta Duarte.
A nova imagem, de uma Mulher Maravilha mais guerreira, chique e elegante e que mostra menos o corpo, ainda incorpora elementos de seu design original. Ela é uma criação do artista gráfico Jim Lee, que também é co-editor da DC Comics, responsável pela publicação dos livros de história em quadrinhos da heroína.
A edição Volume 1, número 600 da revista, marca também o início de uma nova temporada sob o comando do roteirista J. Michael Straczynski, autor de vários episódios de histórias em quadrinhos (Babylon 5, Jornada nas Estrelas). Ele também assina o roteiro do filme A Troca, estrelado por Angelina Jolie. Em entrevista ao jornal The New Yourk Times, Straczynski disse que a mudança do visual é consequência da necessidade de adequar a famosa personagem aos novos tempos. "Ela veste praticamente o mesmo figurino desde que estreou em 1941. Que mulher passa esse tempo todo sem trocar de roupa?", perguntou ele.
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse por volta do meio-dia, que a aliança do partido com o DEM está mantida. No entanto, ainda prossegue a indefinição em torno da vaga de vice na chapa encabeçada por José Serra (PSDB), candidato à Presidência da República. O comando do PSDB aguarda um contato de Serra para saber se haverá substituição do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na vaga de vice. Serra passou as últimas horas negociando com a cúpula do DEM e poderá substituir o senador por um nome do partido.
"A aliança entre os dois partidos está mantida. Reconheço que houve um equívoco no processo de condução da escolha do vice, mas foi um pequeno acidente de trabalho. Respeito o DEM e a aliança está mantida. A questão do vice será definida depois de conversarmos com o candidato José Serra", afirmou Guerra, que encerrou por volta do meio-dia a reunião com o comando do partido e segue agora para Pernambuco, onde participará do lançamento da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo do Estado.
Oportunidades para professores da rede estadual que trabalham em alguma escola do Agreste. A Secretaria de Educação abriu inscrições de graça para oficinas e minicursos durante o Festival de Inverno de Garanhuns.
Para participar, é simples: basta ir à sede da Gerência Regional de Educação do Agreste, em Garanhuns, e preencher uma ficha de inscrição até o dia 10. A capacitação será de 19 a 23 de julho. Há mais de dez cursos disponíveis, cada um oferece 25 vagas.
SAÚDE População terá 160 leitos à disposição (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem - maio de 2010)
Por Aline Vieira Costa, da Secom do Cabo de Santo Agostinho
Está prevista para esta quinta-feira (1º de julho) a inauguração do Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara, equipamento de saúde que vai atender toda a população da Mata Sul de Pernambuco. A solenidade de inauguração está marcada para às 16h e vai contar com a presença do governador Eduardo Campos e do prefeito Lula Cabral.
Primeira unidade de alta complexidade instalada no município, o Hospital Dom Helder (HDH) teve o custo de R$ 80 milhões, investimento feito pelo Governo do Estado, com o apoio da prefeitura municipal. A população terá à disposição 160 leitos, sendo 28 de terapia intensiva (UTI), além das especialidades de cardiologia clínica e cirúrgica, clínica médica e traumato-ortopedia para pacientes adultos.
O HDH será totalmente automatizado e vai contar com sistema de aquecimento solar para a geração de água quente, inovação no Estado e que vai proporcionar uma economia média de 15% no consumo de energia. Também terá um sistema de tratamento de efluentes para reutilizar toda a água do esgoto na irrigação dos jardins.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a unidade tem capacidade anual de atendimento de 29.400 consultas, 7.900 internações, 202 mil procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e 51.840 atendimentos de urgência 24h. O HDH só vai atender pacientes referenciados, ou seja, aqueles encaminhados pelo SAMU, resgate do Corpo de Bombeiros, UPAs e Central de Regulação da SES.
A notícia mais comentada desta terça (29) foi o anúncio desastroso do Extra, publicado na Folha de São Paulo, como se a seleção brasileira tivesse sido elimitada na Copa. "A seleção sai do Mundial. Não do coração da gente. Valeu Brasil. Nos vemos em 2014" era a mensagem da peça, que continha ainda dizeres em zulu. Confira a gafe:
Abílio Diniz, presidente das redes Pão de Açucar e Extra, postou uma resposta no seu Twitter sobre o erro: "Como Pres. do Conselho de Adm. do GPA peço desculpas, em meu nome e do Grupo, aos brasileiros e, principalmente, aos jogadores da seleção. Não compartilhamos com a impunidade e tomaremos as providências, que não eliminarão o erro, mas irá responsabilizar os culpados. Estou ao lado dos que se indignaram com o anuncio publicado erroneamente pelo jornal."
Nota: Ora, esses errinhos acontecem... Bom mesmo é quando o "dirigente" toma as providencias e se desculpa. Que outros "executivos" tomem o gesto como base para sua liderança...
Ele está de volta! O Cristo Redentor, mais famoso cartão postal do Rio de Janeiro, volta à paisagem carioca, depois de quatro meses coberto por andaimes e tapumes. Mesmo com as obras, o monumento permaneceu aberto à visitação. O investimento foi de R$ 7 milhões.A inauguração da nova fachada será nesta quarta-feira (30). Um teste de luz feito hoje deixou a estátua verde e amarela. Uma ajudinha do "céu" para a nossa seleção enfrentar os holandeses na próxima sexta.
O Brasil recebe a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, antes disso, porém, o país será homenageado no maior evento editorial do mundo, a Feira do Livro de Frankfurtde 2013. “É como sediar a Copa do Mundo do Livro”, disse o Ministro da Cultura, Juca de Oliveira. Jürgen Boss, diretor da feira alemã, esteve em Brasília onde assinou os protocolos para que a literatura brasileira seja, pela segunda vez (a primeira foi em 1994), alvo das homenagens no mega evento. Trata-se de uma grande oportunidade para o mercado editorial nacional, para os autores e, principalmente, para os leitores de todo o mundo interessados em conhecer nossa produção artística editorial.
Que ninguém pense que será um trabalho fácil, como embalar uma centena de títulos e levá-los a Frankfurt. Longe disso. Como relatou nosso Ministro ao portal Deutsche Welle: “Minha expectativa é de que consigamos mobilizar os escritores e produtores de conteúdo para que possam de fato ocupar a feira e assim mostrar o que de melhor temos no Brasil, o que temos de mais contemporâneo e, ao mesmo tempo, nossas tradições culturais e literárias”. O país tem menos de três curtos anos para essa extraordinária missão. Um dos grandes benefícios para os países homenageados é o aumento de traduções das produções literárias do país, o que não se faz de um dia para o outro, e em certos casos pode levar meses para um bom tradutor realizar o trabalho de um único título. Ainda segundo o portal Deutsche Welle, o mercado brasileiro lança algo por ano algo em torno de 45 mil títulos, sendo que em 2008 o Brasil adquiriu 178 licenças de publicações alemãs (em 2007 foram 156).
Uma comissão criada pelo MinC, MEC e pelo Ministério das Relações Exteriores já está trabalhando no projeto. Em 2009, a Feira do Livro de Frankfurt teve 7.314 expositores de 100 países, oferecendo mais de 400 mil títulos, sendo 124 mil lançamentos. Ela é realizada desde 1949, embora a cidade de Frankfurt se envolva intensamente com a literatura e com o mercado livreiro há alguns séculos. Em 2010 (6 a 10 de outubro), a Argentina será a convidada especial do evento. Espera-se perto de 300 mil visitantes, e cerca de 10 mil jornalistas cobrindo o evento. A Feira será para o mercado livreiro argentino uma grande oportunidade de visibilidade, negócios e expansão editorial, o mesmo deverá ocorrer com o Brasil em 2013.
Uma questão interessante, e que deve aparecer com mais prioridade em 2013, será a produção de livros eletrônicos – que o Brasil ainda engatinha. A digitalização é uma forte tendência, o tema dominou Frankfurt no ano passado e não deverá ser diferente este ano. Trata-se de um mercado em total ebulição, sendo que só a China (homenageada de 2009) já conta com mais de 400 mil livros eletrônicos lançados. Cada vez mais os produtos eletrônicos ganham espaço nas book fairs do mundo, não sendo diferente em Frankfurt. Há muito trabalho à frente para fazermos bonito no evento, muitos acordos, muita negociação, muitas visitas culturais e, acima de tudo, muito investimento para que o país aproveite essa excelente oportunidade. Nada, claro, comparado aos investimentos para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Vamos torcer para que as autoridades enxerguem valor no evento de Frankfurt, tanto quanto enxergam nesses outros dois grandes eventos.
* Crédito das Fotos: Frankfurt Book Fair (1) Peter Hirth 2009; (2) Alexander Heimann 2009