sábado, 30 de setembro de 2017

SENHORA DE 60 ANOS É BARBARAMENTE ESTUPRADA POR DESCONHECIDO EM GARANHUNS

           


            Uma senhora de 60 anos foi estuprada por um homem desconhecido na noite de ontem, 29 de setembro, na Rua São José dos Campos, bairro do Magano em Garanhuns. 

          De acordo com a PM, a vítima, que terá seu nome preservado, estava em casa e teria ido jogar o lixo fora quando um individuo armado com uma faca ameaçou-a de morte conduzindo-a para dentro da residência.  Dentro do imóvel ele praticou o estupro e tomou destino ignorado. 


          A mulher foi socorrida ao Hospital Regional Dom Moura onde foi submetida a procedimento cirúrgico e permanece internada. A Polícia Civil vai investigar o caso.

http://www.vecgaranhuns.com/2017/09/mulher-e-estuprada-violentamente-por.html

PREFEITURA COMEMORA 130 ANOS DO CENTRO CULTURAL


         Na noite da quinta-feira (28), o lugar que recebeu passageiros e cargas por 79 anos foi palco para a história e a arte. 



      Toda a trajetória da Estação Garanhuns, fundada em 28 de setembro de 1887, atualmente Teatro Luiz Souto Dourado, foi contada pelo historiador Cláudio Gonçalves, na palestra ‘Nos trilhos da estação - Estação Garanhuns 130 anos’, realizada em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural (IHGCG). 


       E com muito bom humor, mesmo falando de um assunto tão sério quanto a chegada dos europeus a terras brasileiras, o diretor e ator Julierme Galindo apresentou a peça teatral ‘O Brasí é Nordestino’. 


          A iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura reuniu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti vereadores, secretários, universitários, estudantes e a população para festejar mais essa data histórica.


OBRAS INACABADAS EM GARANHUNS GANHAM DESTAQUEM EM ABTV



            A TV Asa Branca, em sua 1º edição do AB de ontem, 29/set, exibiu uma reportagem onde mostrava as obras que estão paradas na cidade de Garanhuns. Com o título "Moradores Reclamam de Obras Abandonadas em Garanhuns", o jornal visitou diversos canteiros de obras abandonados nos bairros Cohab 2,  São José, Manoel Xéu e Heliópolis. 

Creche na Cohab 2

         A primeira visita foi uma construção que poderá vir a ser uma unidade básica de saúde no Manoel Xéu, se for concluída.  "É um desperdício do dinheiro público", disse uma moradora. Nas imagens exibidas pela TV chama a atenção o mato alto e o aspecto de abandono da mesma.  A obra teve início em 2012 e o que seria uma possível creche, foi transformada em um posto de saúde. Se concluído, beneficiaria toda a comunidade do Manoel Xéu. Além do abandono, os moradores reclamaram que o lugar tem servido para ações de vândalos e esconderijo de criminosos.

 Colégio Municipal

        A segunda visita do ABTV foi na Cohab 2, onde uma creche, que já deveria ter sido concluída, segundo moradores, também está com as obras paradas.  O funcionamento beneficiaria principalmente as mães que trabalham fora e precisam deixar seus filhos protegidos.

Quadra no Parque

           A construção do novo Colégio Municipal, na Avenida Caruaru, é outra obra pública que está parada, segundo a reportagem, que encontrou o canteiro totalmente vazio. O mesmo ocorreu com o campo de esportes no Parque Euclides Dourado. Por lá,  a TV  Asa Branca não viu ninguém trabalhando
           .  

Obras na Ceaga
             A obra da nova Ceaga deveria ter sido concluída há um ano e três meses atrás, segundo a reportagem, mas está parada. O espaço está cheio de entulhos e com aspecto de abandono. "Essa obra tá abandonada desde antes do inverno. Começaram a fazer isso e não terminaram. Não tem ninguém por nós aqui e a segurança é zero", disse uma comerciante ao repórter que assinou a matéria do ABTV 

             Procurada, a Prefeitura de Garanhuns se pronunciou através de uma nota. Quanto ao Manoel Xéu, a prefeitura informou que já foi feito a terraplanagem e será construído o muro de arrimo. O Governo Municipal  aguarda o depósito da segunda parcela por parte do Ministério da Saúde para poder retomar os trabalhos.

             Sobre a creche na Cohab 2, a prefeitura disse que as empreiteiras foram notificadas para finalizar a obra parada e os engenheiros foram convocados para apresentar um novo cronograma. Caso não apareçam, haverá uma nova notificação, embora o pagamento restante, ainda devido, só seja realizado quando ocorrer desbloqueio das verbas por parte do Governo Federal.

              Sobre o novo Colégio Municipal, a prefeitura disse que a obra foi paralisada por conta do bloqueio das verbas federais. A reportagem pediu resposta ao Governo Federal sobre as obras paradas exibidas na matéria, e que dependem de liberação de recursos da União, mas, até a exibição da reportagem, não havia obtido resposta. 

           Sobre o campo de futebol do Parque Euclides Dourado, a  prefeitura disse que está aguardando o posicionamento da Secretaria de Planejamento do Estado que prometeu um novo plano de trabalho. É que os recursos para a conclusão da obra são do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal). O Governo do Estado confirmou que o plano de trabalho foi reprogramado e que aguarda  a vistoria da obra para a liberação da terceira das quatro parcelas.

          Por último, a prefeitura informou que as obras na  Ceaga foram interrompidas por conta das chuvas e que o trabalho deve ser retomado com a estiagem, sendo concluído em quatro meses após seu reinício.

PARA VER A MATÉRIA EM VÍDEO EXIBIDA NA TV ASA BRANCA CLIQUE AQUI


sexta-feira, 29 de setembro de 2017

DREK _ MASCOTE DA FOLIA DE ZÉ PULUCA ESTÁ CHEGANDO AO BRASIL

           


            Drek - o Dragão, novo Mascote da Folia que prestará homenagem à memória artística do saudoso professor e maestro Zé Puluca. já está a caminho do Brasil. 

         Sob o comando do carnavalesco Carlos Alberto, idealizador do Carnaval de Zé Puluca, a Folia do próximo ano ganhará em sua peça carnavalesca de rua, a figura de um genuíno Dragão Chinês Oriundo da China, essa será a grande novidade do V Carnaval de Puluca. 

        Aos poucos a Linda Terra de Papacaça vai ganhando notoriedade através do Carnaval mais cultural do Agreste Meridional de Pernambuco.


            Em breve Carlos Alberto reunirá parte da imprensa para apresentar essa grande novidade em primeira mão.

http://www.jbnoticia.com.br/2017/09/v-carnaval-de-ze-puluca-ate-o-dragao.html

VESTIBULAR SSA 3 DA UPE

       
        O curso de direito, no Recife, é o mais concorrido do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3,  entre os candidatos do sistema universal, com 40,31 feras por vaga. Entre os cotistas – alunos que estudaram em escola pública – a graduação em odontologia, em Arcoverde, foi a preferida, liderando a disputa com 36,5 inscritos por vaga. A concorrência completa foi divulgada pela Universidade de Pernambuco (UPE) na manhã desta sexta-feira, dia 29.

       As provas do SSA 3, voltada para concluintes do ensino médio, serão realizadas dias 19 e 20 de novembro, no final de semana seguinte ao da realização do Enem. As 1.730 vagas em 55 cursos serão disputadas por 10.520 candidatos.

         Em segundo lugar, pelo sistema universal, vem medicina em Serra Talhada, com 27,12 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina em Garanhuns, com 21,75. Nas cotas,  o segundo mais concorrido é medicina em Serra Talhada com 28,5 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina em Garanhuns com 18.

        No vestibular seriado, o estudante realiza três provas, ao final de cada série do ensino médio. Mas só concorre às vagas quando chega ao último ano. No SSA, 30% da média geral representam o desempenho do fera no 1º ano (SSA 1), 30% no 2º ano (SSA 2) e os 40% restantes no 3º ano (SSA 3).


      O SSA disponibiliza metade das vagas de graduação da UPE. Os outros 50% são preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Com informações do Blog do Fera/JC Online

CASA DOS CURSOS DE QUEIMADAS DE JUREMA COMPLETA 9 ANOS E VIRA REFERENCIA ESTADUAL.

           

    
      A Casa dos Cursos de Queimadas de Jurema completou 9 anos de sua fundação em meio a grandes Conquistas no âmbito de Promoção Social.



       Os Idealizadores dessa Instituição, Agnaldo Inácio, José Ailton Costa, Márcia Santos, Maristela NanesBruno SoaresHélio CardosoHaroldo Morais, e Gerimario Mello, vem por meio desse agradecer a DEUS e a todos os Colaboradores e Parceiros: Prefeitura de Jurema, SENAR, SENAC, SENAI, SEBRAE, SINDICATO RURAL PATRONAL DE GARANHUNS, RÁDIOS, JORNAIS, DETRAN-PE, e AMUPE. Vale ressaltar que essas Instituições não mediram esforços para abraçar a causa da Promoção Social do Município de Jurema-PE, tornando-o referência no Estado de Pernambuco no desenvolvimento da economia sustentável e fortalecendo o Núcleo Social do Artesanato, Agroindústria, Agricultura, Empreendedorismo, Construção Civil, Educação e Saúde.


        Essas Conquistas Coroam a administração da Casa dos Cursos que tem total compromisso com a Promoção Social.

        Essa é a confirmação de que a administração dessa Instituição está construindo um olhar na história e uma visão no futuro.

PARABÉNS CASA DOS CURSOS E A TODOS SEUS ATORES!


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

28 DE SETEMBRO DE 1982. INICIÁVAMOS O 1º PROCESSO DE IMPEACHMENT PRESIDENCIAL DA AMERICA LATINA. AONDE ESTÃO OS CARAS PINTADAS?

        


    O processo de impeachment de Fernando Collor transcorreu no final de 1992 e foi o primeiro processo de impeachment do Brasile da América Latina, resultando no afastamento definitivo de Fernando Collor de Mello do cargo de presidente da república. O processo, antes de aprovado, fez com que Collor renunciasse ao cargo em 29 de dezembro de 1992, deixando o cargo para seu vice Itamar Franco. Mesmo assim, o processo continuou e os parlamentares se reuniram em plenário para a votação do impeachment e decidiram que o presidente não poderia evitar o processo de cassação pela apresentação tardia da carta de renúncia. Com o julgamento, Collor ficou inelegível por 8 anos. Collor foi acusado de corrupção pelo seu próprio irmão, Pedro Collor de Mello, em matéria de capa da revista Veja, em 1992.

          O empresário Paulo César Fariastesoureiro de campanha de Collor, foi a personalidade-chave do impeachment. Ele seria o testa de ferro em diversos esquemas de corrupção divulgados de 1992 em diante. A investigação do Esquema PC Farias mostrou que o artifício ilegal usado pelos envolvidos arrecadou cerca de 15 milhões de reais durante o governo de Fernando Collor, sendo que mais de um bilhão de reais chegou a ser movimentado nos cofres públicos.

        Nenhuma destas contribuições teve qualquer ligação com benefício ao "cliente" de Paulo César por conta de favor prestado por Fernando Collor. O "esquema PC"movimentou mais de US$ 1 bilhão dos cofres  públicos.

       Em 1989, depois de 29 anos da eleição direta que levou Jânio Quadros à presidência da república, o carioca Fernando Collor de Mello (PRN-AL) foi eleito por pequena margem de votos (42,75% a 37,86%) sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), em campanha que opôs dois modelos de atuação estatal: um pautado na redução do papel do Estado (Collor) e outro de forte presença do Estado na economia (Lula).

      A campanha foi marcada pelo tom emocional adotado pelos candidatos e pelas críticas ao governo de José Sarney. Collor se autodenominou "caçador de marajás", que combateria a inflação e a corrupção, e "defensor dos descamisados". Lula, por sua vez, apresentava-se à população como entendedor dos problemas dos trabalhadores, notadamente por sua história no movimento sindical.

      Nos primeiros 15 dias de mandato, Collor lançou um pacote econômico que levou o seu nome e que bloqueou o dinheiro depositado nos bancos (caderneta de poupança e contas correntes) de pessoas físicas e jurídicas (confisco). Entre as primeiras medidas para a economia, houve uma reforma administrativa que extinguiu órgãos e empresas estatais e que promoveu as primeiras privatizações, abertura do mercado brasileiro às importações, congelamento de preços e prefixação dos salários.

           Embora inicialmente tenha reduzido a inflação, o plano trouxe a maior recessão da história brasileira, até então, resultando no aumento do desemprego e nas quebras de empresas. Aliado ao plano, o presidente imprimia uma série de atitudes características de sua personalidade, que ficou conhecida como o "jeito Collor de governar".

        Era comum se assistir a exibições de Collor fazendo cooper, praticando esportes, voando em caças da Força Aérea Brasileira e subindo a rampa do Palácio do Planalto, comportamentos estes que exaltavam suas supostas jovialidade, arrojo, combatividade e modernidade. Todos expressos em sua notória frase "Tenho aquilo roxo".

           Por trás do jeito Collor, montava-se um esquema de corrupção e tráfico de influência que veio à tona em seu terceiro ano de mandato.

           Em reportagem publicada pela revista Veja, na sua edição de 13 de maio de 1992Pedro Collor de Mello acusava o tesoureiro da campanha presidencial de seu irmão, o empresário PC Farias, de articular um esquema de corrupção de tráfico de influência, loteamento de cargos públicos e cobrança de propina dentro do governo.

            O chamado "esquema PC" teria, como beneficiários, integrantes do alto escalão do governo e o próprio presidente. No mês seguinte, o Congresso Nacional instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso. Durante o processo investigatório, personagens como Ana Acioli, secretária de Collor, e Francisco Eriberto, seu ex-motorista, prestaram depoimento à comissão confirmando as acusações e dando detalhes do esquema.

        Um dos expedientes utilizados por PC era abrir contas "fantasmas" para realizar operações de transferência de dinheiro arrecadado com o pagamento de propina e desviado dos cofres públicos para as contas de Ana Acioli. Além disso, gastos da residência oficial de Collor, a Casa da Dinda, eram pagos com dinheiro de empresas de PC Farias.

       Aprovado por 16 votos a 5, o relatório final da comissão constatou, também, que as contas de Collor e PC não haviam sido incluídas no confisco de 1990. Foi pedido, então, o impeachment do presidente.

        Em agosto, durante os trabalhos da comissão, a população brasileira começou a sair às ruas para pedir o impeachment. Com cada vez mais adeptos, os protestos tiveram, como protagonista, a juventude, que pintou no rosto o "Fora Collor" (com um "l" verde e o outro amarelo) e o "Impeachment Já": era o movimento dos "caras-pintadas".

         O presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro, dá início à votação do pedido de impeachment.

         Em votação aberta, após tentativa de manobra do presidente para uma sessão secreta, os deputados votaram pela abertura de processo de impeachment de Collor. Foram 441 votos a favor (eram necessários 336), 38 contra, 23 ausências e uma abstenção.

            Collor renunciou ao cargo, mas, com o processo já aberto, teve seus direitos políticos suspensos por oito anos, até 2000.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

DEJETOS, RATOS E ALIMENTOS SE MISTURAM EM FEIRA LIVRE

            


               Se as feiras livres representam um risco à saúde do consumidor pela falta de higiene e mal manuseio de alimentos, o que podemos concluir quando o espaço destinado ao comércio funciona em meio a uma galeria de esgoto estourada e composta de fezes e urina,  rato, que escorre ao ar livre em meio aos produtos como verduras, frutas, doces, etc, ali expostos?  . 


O assunto, trazido pela radialista Iolanda Oliver,  foi abordado por este blog no mês de junho e, segundo soubemos, a Compesa havia estado no local na tentativa de a questão. Entretanto, meses depois, o problema persiste representando um alto risco à saúde dos que frequentam o local. "A gente se sente mal porque aqui é um  lugar de alimentação. As coisas que vendemos é no meio da merda, a gente vive numa imundice. É uma vergonha", desabafou um feirante em entrevista a repórter Iolanda Oliver que tem se mantido alerta à essa fétida questão.


          
          Ainda segundo o comerciante, o problema se estende há uns seis meses sem que nada seja feito. "Estou vindo de botas porque a água com merda corre nos nossos pés. Quando um menor ajuda na feira todo mundo bate em cima dizendo que é errado, mas isso aqui ninguém vê. Estou perdendo clientes, eles não suportam o fedor", concluiu. Outra desabafa: "Chego em casa doente inalando isso. Já tive diarreia, dor de cabeça. É um absurdo" .


        Em entrevista à Sete Colinas, o Gerente da Compesa, Igor Galindo, revelou que o problema pode estar ocorrendo por mal uso do sistema de esgoto da Cohab I. "A gente já identificou que existem tubulações de água da chuva ligado ao esgoto e isso não pode. O local também funciona feira e como tem muitos resíduos sólidos pode ser consequência disso. O que pode ser feito é reprogramar as manutenções preventivas e analisar se o problema decorre do mal uso do sistema pela população ou de algo  mais grave no próprio sistema. Mas pedimos a população que coopere", disse Galindo sem mencionar quando fará reparos no local.

PROBLEMA CHEGOU NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


        O problema dos moradores e feirantes da Cohab I, em Garanhuns, sensibilizou a deputada Priscila Krause. Em uma indicação à Mesa Diretora da ALEPE, a parlamentar apelou ao prefeito Izaías Régis e a própria Compesa, responsável pela resolução, para que tivessem urgência em resolver. "O problema está deixando os moradores desesperados além de ocasionar Mau cheiro e contaminação",escreveu Krause em seu apelo. Apesar de serem oficializadas pela ALEPE a Compesa  e Vigilância Sanitária parecem não parecem ter tomado conhecimento da gravidade dos fatos. Ainda mais engraçado, quando sabemos que profissionais  manipuladores de alimentos, na cidade de Garanhuns, estão precisando de profissionais para vigilância permanente em estabelecimentos comerciais que geram uma despesa altíssima aos ganhos já tão escassos em tempos de crise, enquanto em uma feira, livre alimentos são banhados com água de esgoto...



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EX APRESENTADORA DO FANTÁSTICO É PRÉ-CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DO BRASIL

          


         A ex-apresentadora do programa Fantástico, da Rede Globo e primeira mulher a assumir a bancada do Jornal nacional, a jornalista mineira Valéria Monteiro anunciou o lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República nas eleições do próximo ano, em vídeo publicado nesta quinta-feira (21), no YouTube. Afastada da televisão desde 2014, a jornalista afirma que ainda não se filiou a nenhum partido e que, inicialmente, pretende fazer uma campanha independente como ativista política.

            Sem falar em "bandeiras políticas", a possível candidata diz que topa entrar num partido "corajoso o suficiente" que a aceite. "Você acha que a política não tem mais jeito. E aí? Vai deixar nas mãos dos bandidos, dos amigos, dos herdeiros deles?", questiona Valéria, convocando o possível eleitorado: "Vem fazer ativismo político comigo. Sou pré-candidata à Presidência...da República. É sério".


          Com 52 anos, Valéria Monteiro iniciou sua carreira como modelo e bailarina e chegou a atuar em produções globais como a minissérie Incidente em antares (1994). Mas ficou mais conhecida por sua atuação como âncora do Jornal nacional, em 1992, e pelas passagens como apresentadora do Fantástico, Jornal hoje e RJTV. 

           Após deixar a Globo, Valéria se mudou para os Estados Unidos, onde viveu por nove anos e trabalhou na emissora novaiorquina WNBC, além do canal Bloomberg. De volta ao Brasil desde 2002, a pré-candidata atua como roteirista em uma produtora independente.


TJPE EXPÕE PAULO CÂMARA "CRISE DA VIOLÊNCIA NÃO É NACIONAL!"

                   


         Após um dia que terminou com o governador Paulo Câmara (PSB) desautorizando qualquer crítica às audiências de custódia como razão do aumento da violência no Estado, causou espanto à base governista a nota do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O TJPE desmonta o discurso de Paulo e do PSB de que a violência é uma crise nacional. O objetivo era fazer a defesa das audiências de custódia. Na prática, expôs a tese principal do PSB em defesa do governo Paulo Câmara e do Pacto pela Vida.

            Só no primeiro semestre, grifou o TJPE, a alta de assassinatos em Pernambuco foi de 37,88%, enquanto a média nacional foi de 6,59%. A nota do Tj cita ainda que os Estados nordestinos aferem homicídios em queda, como Bahia e Paraíba. Ou seja, disse que a crise não é nacional. Quando é a oposição quem critica, um governo sempre pode recorrer ao discurso da politização. Se é o TJPE, aí complica.

           A base de Paulo ficou estarrecida. A crítica às audiências de custódia ganhava corpo na Assembleia Legislativa. Deputados queriam até uma audiência pública. O TJPE e o Ministério Público reagiram. Ontem, Paulo anunciou mais policiais e políticas para o setor. Isso quatro dias após o violento fim de semana. E já com outro round perdido na comunicação, com a dura crítica do TJPE.

Veja a íntegra da nota do TJPE sobre o caso

*Nota a respeito das audiências de custódia*

           Diante da divulgação de artigo na página oficial do Governo do Estado, no qual procura associar o aumento da criminalidade em Pernambuco com a realização das audiências de custódia, é necessário prestar os seguintes esclarecimentos:

      Em reportagem divulgada pelo jornal Estadão no mês passado (agosto), com dados fornecidos pelas secretarias estaduais voltadas à segurança, o Estado de Pernambuco responde por metade da alta de homicídios no Brasil. Comparados o primeiro semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017, o número de homicídios no Estado pernambucano subiu 37,88%, enquanto que a média nacional foi de 6,79%.

          No tocante às audiências de custódia, Pernambuco é um dos estados que possui maior porcentagem de manutenção das prisões. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto que a média nacional é de 55,32% de prisões preventivas decretadas, em Pernambuco esse índice chega a 60,35%.

          Na Paraíba, estado vizinho, o porcentual de prisões nas audiências de custódia é inferior a Pernambuco: 55,68%, enquanto que o índice de homicídios caiu, ficando em -9,63%. Outro exemplo é o da Bahia. No primeiro semestre de 2016, aquele estado possuía um número de homicídios superior a Pernambuco e conseguiu reduzir a criminalidade, atingindo um porcentual de -2,41% no primeiro semestre de 2017, apesar de o número de prisões mantidas nas audiências de custódia ser de 38,75% apenas.

            Se o aumento da violência em Pernambuco está relacionado com a liberação de presos nas audiências de custódia, por que é que os demais Estados conseguiram reduzir o número de homicídios apesar de apresentarem porcentuais de manutenção de prisões inferiores a Pernambuco nas audiências de custódia?

         O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sempre auxiliou o Governo do Estado na busca de soluções para a redução da criminalidade, mantendo diálogo aberto e franco e participando ativamente das reuniões do Pacto pela Vida. Porém, o Poder Judiciário estadual também tem o dever de esclarecer, em respeito à sociedade e ao trabalho desenvolvido, que as audiências de custódia não são o motivo do aumento da criminalidade em nosso Estado. O Tribunal reafirma o seu papel no diálogo entre as instituições, na busca por ações voltadas à  pacificação social e no cumprimento da legislação.

GRAVATÁ SEDIA O FESTIVAL KINO MINUTO

     

       Foi divulgada na noite desta quinta-feira (21) a programação oficial do Festival Kino Minuto, evento que acontece em entre os dias 28 e 30 de setembro em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O evento é voltado à exibição de curtas-metragens de até 60 segundos (1 minuto). As projeções vão acontecer no Parque Monsenhor Cremildo Batista de Oliveira.

     De acordo com a organização, 75 curtas concorrerão à competição nas Mostras Competitivas 1 minuto Animação e 1 minuto. O festival também contará com a apresentação de filmes convidados, por meio das Mostras Pernambuco e Especial, além da Mostra Criancine, destinada ao público infantil.

          O evento ainda abrirá espaço para alunos da rede pública e privada de ensino de Gravatá, por meio da realização de uma oficina audiovisual. Na ocasião, estudantes capacitados produzirão curtas-metragens de até 60 segundos.

Homenagem 

          O Festival vai prestar homenagem a um dos principais cineastas de animação de Pernambuco: Lula Gonzaga. Antes da solenidade, o público presente acompanhará a exibição de dois curtas-metragens do homenageado - A Saga da Asa Branca (Ani. 7 min, PE) e Cotidiano (Ani. 6 min, PE).

        Uma parceria foi firmada na primeira edição, que também vai apresentar os mais recentes filmes exibidos pelo Festival do Minuto, considerado o mais importante do país no formato de curtas-metragens de 60 segundos.

         Segue abaixo a programação completa do 1º Festival Kino Minuto:

Quinta-feira (28/09)

Mostra Criancine
(Classificação indicativa LIVRE)
- PRESEPE (1986, 7min), de Patrícia Alves Dias
- BANHEIRO MASSA (2005, 3min), de Romero da Fonte
- NA CORDA BAMBA (2006, 5min), de Marcos Buccini
- CARLINHOS (2007, 3min), de Gustavo Maciel, Felipe Pacheco e Mozart Albuquerque
- ATÉ O SOL RAIÁ (2007, 10min), de Fernando Jorge e Leanndro Amorim
- ZIP (2010, 5min), de Felipe de Araújo, Marlon David e Túlio Bonagura
- O MACACO E O RABO (2011, 8min), Direção Coletiva
- O MONSTRO E A FLORESTA (2013, 4min 5s), Direção Coletiva
- SALU E O CAVALO MARINHO (2014, 13min 5s), de Cecília da Fonte
- BREJO TROPICAL (2014, 3min), de Maurício Nunes e Mariana de Freitas
- FIM DE FEIRA (2014, 2min 5s), de Paulo Leonardo e Maurício Nunes
- PEGUE E LEIA (2016, 1 min), de Sávio Pedro
- DOMINATION CORPORATION (2017, 1min), de Erickson Marinho
Mostra Competitiva 1 minuto Animação
(Classificação indicativa LIVRE)
- ELISA (Animação) de Pablo Correa – SP
- DOIS (Animação) de Gabriel Junqueira – RJ
- SURFISTAS URBANOS de Marcel Enderle – SP
- BREVE HISTÓRIA DO MOVIMENTO (Animação) de Jefferson Nascimento – RS
- DEADLY LEDA (Animação) de Julija Proskurina – Ucrânia
- MA LIZZY (Animação) de Julija Proskurina – Ucrânia
- MEDUSA G (Animação) de Julija Proskurina – Ucrânia
- BALEI (Animação) de Danilo Maia – RJ
- PRA BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA BESTA (Animação) de Wayner Tristão – ES
- GAMBIARRA (Animação) de Lúcia Palmeiro – Santa Maria, Brasil
- HOUSE ON A TREE FOR TIM BEE (Animação) de Fábio Ricardo – Curitiba
- STAND BY (Animação) de Nicole Janér – RJ
- SUA FALTA (Animação) de Nicole Janér – RJ
- TIEMPO (Animação) de Sandra Reyes – Colômbia
- VESTIDO (Animação) de Letícia Leão – RJ
- CEREMONY (Animação) de Julija Proskurina – Ucrânia
- HATE (Animação) de Vagner Mesquita – PR
- SISTEMA SURDO (Animação) de Mário Senna – PE
- ÚNICO, de Icaro Cooke, Morgana Sousa – GO
- FLEAP, de Paulo Scatena – SP
- CRISE DE IDENTIDADE, de Jonas Menezes – PE
- DUCK VC HAND, de Timothy Straight – Áustria
- MEMORY, de Cintia Souza – BA
- CADERNO DE ANOTAÇÃO, de Jeannie Soares – MG
- HAMBÚRGUER É VIDA, de Rafael Gomes e Daniel Clemente – SP
- SPACE AND CHAOS, de Jessé Ribeiro – SP
- TAKE IT EASY JAWS, de João Miguel Real – Portugal
- MARGINAL, de Danillo d’el Santos – SP
- POR UM FIO, de Rosemary Saçashima – SP
- DANÇA CONTEMPORÂNEA, de Lúcia Palmeiro – RS
- SECRETS AND LIES, de Sofja Ümarik – Reino Unido
- MENTIRAS, de Rurian Valentino – MG
- WATCHBIRD’S, de Ronald Carrillo – Equador
- UPDATE, de Mário Senna – PE
- “HELLO” WEEN, de André Barreto – SP
Mostra Pernambuco
(Classificação indicativa 12 ANOS)
- O QUE SE MEMORA (Doc. 10min, Zona da Mata), de Caio Dornelas
- PAINHO E O TREM (Doc. 17min, Zona da Mata), de Mery Lemos
- MÃOS DE BARRO (Doc. 20min, Sertão), de Graciela Guarani e Alexandre Pankararu
- MARIA (Fic. 13min, Sertão), de Carol Correia
- VALÉRIA (Doc. 05min, Sertão), de William Tenório
Sexta-feira (29/09)
Mostra Criancine
(Classificação indicativa LIVRE)
- DIA ESTRELADO (Ani. 17min, PE), de Nara Normande
- O CANGACEIRO (Ani. 5min, PE), de Marcos Buccini
Mostra Competitiva 1 minuto
(Classificação indicativa LIVRE)
- MANQUID DÏMASH de Bruno Mancinelle – MG
- HANNIMAL, LUXÚRIA DA CAENE de Carolina Amorim – RJ
- FESTA DO SOL de Eduardo Brantes – RJ
- VALSA PARA RONANA Nº7 de Sérgio Spina – SP
- LUZ DE VELA de Danielle Uchôa e Victor Gonzalez - AL
- BLACKBOARD (Fotografia) de Reza Golchin – Irã
- SUSPEITO (Fotografia) de Maximiliano Barbosa – MG
- A MORTE DE MARIA FRANCISCA OU GENARO NECRÓFILO de Pâmela Petrini – SP
- AÚN MÁS CERCA (EVEN CLOSER) de Josep Gutiérrez – Espanha
- COMUNIDADE LAR (Fotografia) de Erickson Marinho – PE
- ERVÁLIA de Luciana Faria e Ricardo Silver – MG
- THE UNBORN CHILD THAT NEVER WAS CONCEIVED de Endriu Lima – SC
- DESENTARDECER de Alex Pimentel – AC
- O MEIO E EU de Marcos Paulo Costa – Torres/Brasil
- PILAR de Felipe Bittencourt – SP
- RABUNE SOMNIA de Nicolas Mabilia – RS
- BREAKSLOW de Jochen Stryjski – Alemanha
- ENCANTADA de Marcus César – RJ
- FINCAR de Amanda Beça – PE
- HEY MOM de Laís Moura – BA
- MARÉ OU JOGO-DO-HOMEM de Jeannie Soares – MG
- O FIO DA MEADA de Thiago Satnad – GO
- THESE DAYS (Fotografia) de Ayerim Villanueva – Costa Rica
- CASA AZUL de Guilherme Dolenko – RJ
- O GATO E O PEIXE de Giovanna Durski – PR
- GAMER OVER de Thiago Barros – PE
- O MUSEU de Fernando Menegatti – RS
- CINE VERITÉ de João Pedro Toledo – SP
- DEPRIVED ALLIES de Ammara Khalid e Abdul Salam – Paquistão
- RECEITA DE SUCO DIGITAL de Antônio Teicher – RJ
- CORTE PROFUNDO de Juan Palacios – Dinamarca
- TRAUMA de Daniel Codina – SP
- UNEXPECTED VOYAGE de Kim Badawi – RJ
- HOLLYWOOD de Bruna Ferreira – RJ
- RASTRO DE FLOR de Coletivo Caboré – RN
- DO MAR de Coletivo Caboré – RN
- PREGOBOL de Coletivo Caboré – RN
- SOB A SOMBRA DA ESTRELA de Coletivo Caboré – RN
- CHAMA NA TRILHA de Coletivo Caboré – RN
- SOBRE DUAS RODAS de Coletivo Caboré – RN
Mostra Pernambuco
(Classificação indicativa 12 ANOS)
- ALMAS SECAS (Ani.2min 19s, Agreste), de Elvis Miranda e Helena Ferreira
- ME (Ani. 1min 13s, Agreste), de Rafael Dayon
- UM BRINDE (Fic. 17min, PE), de João Vigo
Mostra especial
(Classificação indicativa 12 ANOS)
- O TESOURO DE CAVENDISH (Fic., 20min, PB), de Vinícius Guedes e Bonerges Guedes
- MANANCIAL (Fic. 8min, PB), de Bruno Soares
- AROEIRA (Fic. 19min, PB), de Ramon Batista
- FAMÍLIA TROPA TRUPE (Doc. 13min, RN), de Babi Baracho e Diana Coelho
Sábado (30/09)
Mostra Homenagem Lula Gonzaga
(Classificação indicativa LIVRE)
- A SAGA DA ASA BRANCA (Ani. 7min, PE) de Lula Gonzaga
- COTIDIANO (Ani. 6min, PE) de Lula Gonzaga
Premiação
Apresentação de oficina audiovisual realizada com alunos das redes pública e privada de ensino
Mostra Pernambuco
(Classificação indicativa 12 ANOS)
- OLHOS DE BOTÃO (Fic. 18min, Agreste) de Marlom Meireles
- SOB O DELÍRIO DE AGOSTO (Fic. 20min, Agreste), de Carlos Kamara e Karla Ferreira
- A TEIMA (Doc.12min 35s, Agreste), de Edvaldo Santos
- JOÃO HELENO DOS BRITO (Fic. 20min, Agreste), de Neco Tabosa
- IMERSO (Fic. 14min 20s, Agreste), de Eder Deó

Mostra Especial
(Classificação indicativa 12 ANOS)
ESCOLHAS (Fic. 20min, RJ) de Ivann Willig

EM GARANHUNS A MAGIA DO NATAL ESTÁ NO AR!

            


              Ontem foi lançado o conceito do Natal de Garanhuns, que a partir de então passa a ser chamado de A Magia do Natal. A peça conceito foi criada pela agência Impacto Comunicação, com o acompanhamento das Secretarias de Comunicação Social e de  Turismo e Cultura. Um momento de muita magia foi vivido pela  imprensa, comerciantes, empresários e sociedade em geral  presentes no Centro Cultural.


        
             Em uma noite inesquecível, a população de Garanhuns recebeu o conceito da A Magia do Natal apresentada pela Prefeitura de Garanhuns. O evento acontece neste ano, entre os dias 10 de novembro e 31 de dezembro. A cerimônia ocorreu no Teatro Luiz Souto Dourado do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na noite de 21 de setembro. O objetivo é que, com a divulgação antecipada da marca, os empresários e comerciantes do município se envolvam com a proposta do grandioso evento que movimenta a rede hoteleira e o comércio local.


            Na ocasião, se apresentaram a Orquestra Manoel Rabelo e a cantora garanhuense Andrea Amorim – responsável pela criação de diversas canções natalinas alusivas ao período e que serão utilizadas de maneira oficial ao longo do evento. Ela foi acompanhada pelo músico Aldecy Souza. “O principal intuito desse momento é que possamos fortalecer a identidade com os moradores e que continuemos atraindo os turistas para Garanhuns, então essas informações gerais de como é o conceito do nosso Natal contribuem diretamente”, enfatiza a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.


            Em 2017, o Natal em Garanhuns ganha identidade própria. Desde o ano de 2013, ele era conhecido como “Natal Luz”, e a partir de agora passa a ser “A Magia do Natal”, nome que está registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão oficial para registro de marcas e patentes no Brasil. A nomenclatura foi escolhida por entendermos que a expressão abrange todo o sentimento que envolve o Natal, seja no significado comercial, lúdico ou religioso. 




          A formatação do projeto de decoração da cidade, idealizada pela administradora Michelle Régis, conta com a execução da equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, dos artesãos da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira-dama Socorro Régis. O evento, que já se consolidou no calendário da cidade, une a decoração de ruas, avenidas e praças, além das apresentações realizadas nos mais variados polos do evento. 


         E tudo na cidade nos remete ao Natal. O pórtico de entrada da cidade, a Praça Tavares Correia; a Praça Souto Filho, e os principais canteiros da cidade serão decorados, recebendo os elementos desse mundo de magia, sem deixar de lado o significado religioso de cada item. Todas as peças estão sendo confeccionadas por artesãos locais, que trabalham diariamente para garantir a qualidade de cada elemento produzido. A decoração ficará instalada na cidade até dia 6 de janeiro, data que  é comemorado o Dia de Reis.
  

         O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, evidenciou os resultados das últimas edições do evento e a contribuição que a programação e a decoração trazem para a economia do município. “Tivemos visão empresarial. A ideia era criar um evento para minimizar os efeitos da crise. Nosso Natal logo disse para o que veio. Em 2016, tornou-se um dos maiores eventos do Norte e Nordeste do país, unindo economia, cultura e turismo. Recebemos pessoas do Brasil inteiro. Conto com todos vocês em mais um grandioso evento”, disse. 


Programação – As apresentações acontecerão em 10 bairros, sempre nas quartas e quintas-feiras, como atividade itinerante do evento; Fonte Luminosa, com contação de história, aos sábados, nos três distritos de Garanhuns, aos domingos; e em frente à Prefeitura nas sextas-feiras, sábados e domingos do período. Os desfiles de Papai Noel, um dos pontos altos da festa, permanecem pela avenida Santo Antônio, área central da cidade, nos sábados e domingos. Ao todo serão mais de 20 dias de apresentações culturais no Palco Prefeitura, instalado em frente à escadaria do Palácio Celso Galvão.Os desfiles do Papai Noel somam mais de 10 momentos incríveis de encantamento.


         O gestor  municipal anunciou, na ocasião, atrações nacionais que estão em processo de contratação por meio de patrocínio para entrar na grade, sendo eles

                         The Fevers,




 Adilson Ramos,




 Leonardo Sullivan,






 Fernando Mendes,



Joanna 




e a Orquestra Bravos.