terça-feira, 29 de maio de 2018

GOVERNO DE PERNAMBUCO DIZ QUE A PACIÊNCIA DO PERNAMBUCANO JÁ ESTÁ NO LIMITE




A paralisação dos caminhoneiros chega ao nono dia nesta terça-feira, dia 28, e, de acordo com o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Márcio Stefanni, o pernambucano está perdendo a calma diante da situação. 

"Estamos tentando negociar, mas sabemos que a paciência do povo de Pernambuco está chegando ao limite, uma vez que começa a faltar gás de cozinha, remédios nos hospitais", explicou.


        Stefanni também informou que o governador Paulo Câmara se reuniu com integrantes do Ministério Público para detalhar como o Governo está lidando com a paralisação. Caso seja necessário, segundo ele, a força poderá ser utilizada para resolver a situação. "O Governador esteve reunido com o Ministério Público (MP), defensor da sociedade, para que o MP fosse avisado das medidas que o Estado tem tomado e se colocando a disposição para requisição de medidas, inclusive de força, se necessário for", afirmou.


PRODUTORES DO VALE DO SÃO FRANCISCO JÁ CONTABILIZAM MAIS DE R$ 500 MILHÕES DE PREJUÍZO - Produtores de frutas do Vale do São Francisco contabilizam um prejuízo de R$ 570 milhões devido à paralisação dos caminhoneiros, que acontece desde o último dia 21. De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), o setor já deixou de comercializar, para os mercados interno e externo, 40 mil toneladas de uvas e 60 mil toneladas de mangas.

Também deixaram de ser comercializadas mais de 200 mil toneladas de frutas como acerola, banana, coco e mamão. O SPR informou, por meio da assessoria de comunicação, que as câmaras frias já estão com a ocupação esgotada e não há mais espaço para o armazenamento de frutas colhidas recentemente. Nos pomares da região, as frutas estão apodrecendo no campo. Além disso, ainda de acordo com o sindicato, todos os novos pedidos do mercado interno foram cancelados e falta combustível para os tratores e pulverizadores, o que pode causar perda de safras de exportação de setembro a outubro. Com isso, 80% da safra a ser colhida pode ficar comprometida por falta de mercado.

Apesar de todos os prejuízos, os produtores do Vale de São Francisco assinaram um documento em que reconhecem a legitimidade da paralisação dos caminhoneiros e solicitando aos poderes competentes a agilização das negociações, liberação das estradas e acesso aos portos. (Com informações do JC Online e da Folha de Pernambuco. ConfiraAQUI e AQUI)

segunda-feira, 28 de maio de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE E BENEFICIA MAIS DE 50 CAMINHONEIROS




A Secretaria de Saúde da cidade de Garanhuns, que tem a frente a Sra. Nilva Maria Mendes de Sá, realizou ação de promoção à saúde que beneficiou mais de 50 caminhoneiros.


Contando com a participação de vários profissionais de saúde, a ação foi realizada na BR-423, e teve como finalidade atender aos caminhoneiros que aderiram à greve nacional e estão parados na localidade.


Foram realizados atendimentos médicos e de enfermagem, para os casos mais críticos; testes de glicemia; aferição de pressão arterial; vacinação contra hepatite, difteria e tétano; avaliação nutricional; além de repasse de orientações com profissional de psicologia. Também houve distribuição de medicamentos para os profissionais da categoria.


            A Secretaria Municipal de Saúde caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de


desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Planeja, desenvolve e executa a política sanitária do Município. Exerce as atividades de fiscalização e poder de polícia de Vigilância Sanitária. Coordena e acompanha o processo de municipalização do Sistema Único de Saúde.



 (Informações complementares e fotos por Aquilles Soares e Secretaria de Saúde)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PÚBLICA





O prefeito Izaías Régis Neto assinou nesta segunda-feira (28) o decreto nº004/2018 que coloca Garanhuns em situação de emergência pública. Entre os motivos para a decisão estão o impacto e a gravidade dos efeitos decorrentes da paralisação nacional dos caminhoneiros e a necessidade de manutenção dos serviços públicos essenciais, nos casos de situações de urgência e emergência. Em razão do desabastecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade destinados à população, fica autorizada a aquisição de produtos necessários, para debelar a emergência e atender à população sem perecimentos de direitos e garantias constitucionais. O documento será divulgado ainda hoje (28), em uma edição extraordinária do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE.

Quanto ao funcionamento dos serviços públicos em Garanhuns, o Tratamento Fora do Domicílio, aulas na rede Municipal de Ensino e toda a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns estão suspensos. Os serviços relativos às visitas dos técnicos e atendimentos da Assistência Social e Direitos Humanos também não estão funcionando. Todos os serviços que necessitavam de veículos para a execução ou para transporte dos profissionais que o fariam também estão suspensos. A coleta de lixo regular está ativa somente nos corredores principais e no centro da cidade, dessa forma a orientação para os cidadãos é de que não descartem lixo nas ruas para evitar que este se acumulem e gerem riscos à saúde pública.

O decreto de situação de emergência é válido por 60 dias a partir da data de publicação.



por ASSESSORIA DE IMPRENSA
com informações da Procuradoria Municipal

IVAILTON AREIAS É NOMEADO GERENTE DA CASA CIVIL




        O Diário Oficial do Estado do dia 26 traz publicada a nomeação do empresário  Ivailton Areias para o cargo de gerente da Casa Civil, em substituição a Sivaldo Albino, que havia se desincompatibilizado da função buscando viabilizar sua candidatura a deputado estadual na próxima eleição onde fará uma dobradinha com o jovem João Campos.

O empresário Ivailton Areias assume  o cargo politico-administrativo  que tem como principal objetivo a articulação  e apresentação de demandas da região à Casa Civil.

Segundo Sivaldo, a nomeação de Ivailton representa mais um passo na renovação de lideranças políticas na região, e mais diretamente em Garanhuns. "Precisamos incentivar a participação da sociedade na política e nos governos, e Ivailton é uma liderança que vai mostrar muito serviço ao nosso município e ao Agreste".


              O empresário é casado com a belíssima Laerte, tem duas filhas e atua, com muita competência, no comércio de funerárias e velórios(funerária Suissa). É muito respeitado por ser um homem muito compromissado, íntegro e de percepção política aguçada.

UBE GARANHUNS EMPOSSA NOVOS SÓCIOS




A União Brasileira de Escritores de Garanhuns (UBE) empossou, neste sábado (26) novos membros: o empresário e escritor Givaldo Calado de Freitas, o Comunicador e artista plástico, Wando Pontes, o Médico  e ativista Ulisses Pereira, Pe. José Emerson escritor e Diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns;  Advogado e Defensor Público Dr. Agnaldo de Barros, além dos professores e escritores Albérico Fernandes e Eugênio Sobrinho, este último também comunicador.

Segundo Renato Siqueira Presidente da UBE Garanhuns, e que tem feito um trabalho referencial no seio da cultura literária em Garanhuns, muito radiante confessa que receber novos membros é um momento de grande renovação para a instituição.


“Fundamos esse núcleo e chegamos no pior momento que vivia a literatura de Garanhuns e muitos chegaram a duvidar da capacidade de alguém que não conheciam. E graças a Deus a UBE de Garanhuns é uma realidade e serve de referência para qualquer instituição”, comentou Renato. Que acrescentou: “os novos companheiros que ingressaram hoje irão fomentar ainda mais a cultura”.

A UBE foi fundada no dia 17 de janeiro de 1958 com a fusão da seção paulista da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores.

A sede da União Brasileira de Letras fica na cidade de São Paulo e é uma sociedade civil representativa em âmbito nacional.

“O hino da instituição UBE diz que a União Brasileira de Escritores tem a tradição de preservar a cultura, e eu sempre procurei como lutar por ela. Acredito que a cultura é indispensável para o desenvolvimento de uma nação”. Disse Givaldo Calado.

Os novos membros da UBE, são pessoas reconhecidas em nossa região e farão um grande trabalho na mesma, já contando com gratas surpresas no próximo Festival de Inverno onde terão atuação impecável dentro das opções festivas do evento e dos demais que estão por vir.

GOVERNO DE PERNAMBUCO CONFIRMA ABASTECIMENTO NO ESTADO E GARANTE "USO DE FORÇAS" PARA DESBLOQUEAR VIAS NO ESTADO.





O Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou no seu Facebook, nesse domingo, dia 27, que já foram transportados 700 mil litros de combustíveis do Porto de Suape, em Ipojuca. Segundo o chefe do executivo, o fornecimento será destinado para todos os municípios de Pernambuco.

Os comboios de caminhões-tanques, para abastecimento de postos, continuam sendo escoltados desde a saída do Porto de Suape, em Ipojuca. Hoje, dia 28, além da Região Metropolitana do Recife, dez caminhões seguiram viagem para a Zona da Mata e o Agreste.

Paulo esteve reunido com setores do Governo e da sociedade civil na manhã desse domingo, dia 27, e garantiu o abastecimento de serviços essenciais à população, como hospitais, segurança e transporte público.  Na mesma reunião ele afirmou que está aberto ao diálogo com os caminhoneiros e que o Estado está preparado para normalizar os serviços. Pela tarde, ele também garantiu que a circulação de 100% dos ônibus que circulam da região metropolitana.

POSICIONAMENTO FIRME - O Governador Paulo Câmara informou que, caso necessário, vai fazer o "uso da força" para desobstruir estradas em Pernambuco que estejam bloqueadas pela greve dos caminhoneiros. Até o momento, 32 rodovias estão bloqueadas no Estado.


"A partir do momento que garantimos toda a questão da saúde e segurança pública, solicitamos ao Exército Brasileiro que nos informe como eles vão operar, mas independente da atuação do Exército, nós vamos ter que agir. Isso também está muito claro no âmbito de nossa estratégia. Não poderemos mais esperar esse desbloqueio (...) a gente quer que o Exército nos ajude, mas se isso não for possível, tomaremos as medidas necessárias para o desbloqueio efetivo das estradas em Pernambuco", frisou o Governador. A expectativa é que sejam utilizados Policiais Militares, assim como aconteceu em São Paulo, além de militares do Exército.

 (Com informações do JC Online. CONFIRA AQUI eAQUI)


domingo, 27 de maio de 2018

MORREU NO HRDM POLICIAL MILITAR REFORMADO BALEADO DURANTE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA COHAB 3 EM GARANHUNS




  Faleceu no Hospital Regional Dom Moura -Garanhuns, o  Sargento da Reserva Remunerada da PM-PE EVALDO GERALDO MILITÃO, 69 anos, - Sgt° MILITÃO, que residia no Bairro da Cohab 3 - Garanhuns.

De acordo com as informações a vítima havia ido até um bar localizado próximo a sua residência e no retorno quando já se encontrava próximo de casa, ouviu disparos de arma de fogo, tratava-se de uma tentativa de homicídio contra JOSÉ GIVALDO BEZERRA DA SILVA, (GILVAN), 48 anos, residente na Rua José Silvestre Neto - Cohab 3 - Garanhuns, porém os disparos desferidos contra Gilvan acabaram acertando o Sgt MILITÃO.

O PM foi socorrido ao Hospital Regional Dom Moura onde recebeu os primeiros socorros, mas devido a gravidade dos ferimentos não resistiu e faleceu.

           José Givaldo, ( Gilvan) também foi socorrido ao HRDM, onde permanece sob cuidados médicos.

Fato e fotos de 

http://www.arletesantos.com.br/2018/05/morreu-no-hrdm-policial-militar.html?m=0

GRUPO DE GARANHUENSES CAMINHARAM ATÉ 71 BI MTZ PARA PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR E SAÍDA DE TEMER




Desde o dia de ontem era possível ver um convite, realizado por vários grupos da cidade, convidando a população de Garanhuns e região para participar de uma caminhada solidária aos caminhoneiros que estão em greve em todo país, em razão dos altos preços do óleo diesel no país, além de pedágio e similares. Pessoas de todas as idades, de vários cordões e classes sociais saíram em passeata pela BR 423, com destino ao 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, instalado em Garanhuns.

O grupo verde/amarelo, vermelho e de todas as cores se unificou; caminhou unido, ainda parou defronte a unidade da Polícia Rodoviária Federal, seguindo até o ponto final da manifestação pacífica, e lá chegando um ‘Pai Nosso’ foi gritado, e entoado o Hino Nacional. Em seguida o grupo se dispersou. Fogos, bandeiras e símbolos nacionais, além de um carro de som também foram utilizados.


Para as pessoas mais velhas, o estranho da passeata é que foi pedido a Intervenção Militar em vez de Diretas já, contrariando lutas históricas, e heroicas vividas exatamente pela liberdade de um período de muita violência. São 50 anos de vida nova, ameaçados, mais uma vez, por um golpe.

fotos da Internet


Comentários
Adriano Douglas Com as camisas da CBF. Pense nos idiotas.
Gerenciar
Responder4 h
Eduardo Pádua As drogas fazem vcs virarem os seus pais
Gerenciar
Responder4 h
Adriano Douglas Só faltaram pedir Ricardo Teixeira pra presidente.
Gerenciar
Responder4 hEditado
Graças Andrade Intervenção Militar?? ?????? Deus nos livre!
Gerenciar
Responder4 h
Adriano Douglas Esse pessoal que está pedindo intervenção militar deveria ir morar na Coréia do Norte. 
Aí realizavam esse feitich!
Gerenciar
Responder4 h
Tiago Isidio Não peçam intervenção militar! sim eleições diretas já
Gerenciar
Responder4 h
Eduardo Pádua Verdade, um constituinte nova pra acabar com os direitos desses políticos corruptos.
Gerenciar
Responder4 h
Michelle Alves Perdoa Senhor, não sabem o que pedem.🤦‍♀️🤦‍♀️🤦‍♀️
Gerenciar
Responder4 h
Otilia Ferreira Quanta idiotice
Gerenciar
Responder4 h
Osita Soares Kkkkk faltou as panelas .
Gerenciar
Responder4 h
Rosa Antunes Queria muito saber o que eles acham que é intervenção militar!
Gerenciar
Responder3 h
Natalí Rodrigues Tenho essa mesma dúvida.. pq nao é possível que estejam cientes 😒
Gerenciar
Responder59m
Ocione Barbosa Saida de Temer sim ! Agora intervenção é perdermos os direitos pelo pé de irmos e virmos. A população tem que saber o que a intervenção causa para uma nação.
Gerenciar
Responder3 h
Veronica Pinto Pinto Intervenção não seria a solução!
Gerenciar
Responder1 h
Ulisses Pereira Estão pedindo mudanças no lugar errado! O movimento é legítimo, mas não é na frente ou dentro de quartéis que se decide intervenção! Aliás, quartel é lugar de cumprimento de ordens, somente isso! Não é lugar para política! Pouca gente tem idéia do que é regime de intervenção ou exceção e de suas consequências! Torço e trabalho, com habilidade, tolerância e votos, para um desfecho de paz e normalidade! Que as nossas Forças Armadas sejam sempre, guardiães da soberania e das instituições federais, que é sua missão constitucional.
Gerenciar
Responder3 h
Responder3 h
Simone Rocha Ulisses Pereira muito bom ler isto que vc colocou.
Gerenciar
Responder3 h
Ulisses Pereira Minha posição é atender dentro do possível as pautas apresentadas pelos caminhoneiros com prioridade, de imediato! Normalizar o abastecimento geral do país, contabilizar os prejuízos e rever a política de preços e impostos. No mais, garantir as eleições. Nós, digo todos e todas, participantes do resultado de outubro, seremos os responsáveis pelas decisões e rumos que derem ao país, àqueles que pelo VOTO obtiverem esta procuração!
Gerenciar
Responder3 h
Simone Rocha Ulisses Pereira muito bom ver essa sua posição.
Gerenciar
Responder3 h
Adriano Tenorio E Michely Moura De acordo, amigo. Precisamos, independentemente de qualquer crise, fortalecer a democracia.
Gerenciar
Responder3 h
Ulisses Pereira Simone Rocha obrigado! É a posição de quem está cuidando de 10 doentes na UTI, fazendo de tudo pra que nada lhes falte neste momento! Detalhe: 09 deles são do SUS! Não trato a nenhum diferente do outro!
Gerenciar
Responder3 h
Simone Rocha Ulisses Pereira sei muito bem o que é isso. Meu pai foi cuidado por médicos do SUS. É FOI MUITO BEM TRATADO. Entendo bem os problemas que a saúde enfrenta. Assim como a que nós professores públicos enfrentamos . No mais continuemos lutando pela democracia. Porque assim poderemos nas urnas defender os interesses coletivos. Muito bom conversar com o Senhor. Boa noite.
Gerenciar
Responder2 h
Sônia Moreno Lima Você realmente sabe
Gerenciar
Responder2 h
Amanda Pimentel Intervenção militar JAMAISSSSS 🤦🏼‍♀️#ForaTemerApoiado
Gerenciar
Responder3 h
Simone Rocha Vergonha alheia pedir intervenção. Povo que não conhece sua história é tendencioso a repetir
Gerenciar
Responder3 h
Neide Santos E isso mesmo gente vamos pra cima deles intervenção militar apoiado
Gerenciar
Responder3 h
Laura Alice Será que agora o povo entende?? 👏👏👏
Gerenciar
Responder3 h
Maria Eugenia Alcantara Leite Democracia sempre!