quinta-feira, 29 de abril de 2010

CANTOS GREGORIANOS

Os detentos da Cadeia Pública de Garanhuns, inseridos no projeto de humanização através do Projeto "A Importância do Assistente Social na Ressocialização e reintegração de um Senteciado" - de autoria de Selma Mello, teem uma nova proposta para aulas de música: Cantos Gregorianos. A proposta da professora Selma Mello é grandiosa e caso venha a se consolidar, será a primeira unidade prisional no país a implantar os cantos gregorianos, até então cantados apenas em  mosteiros. O Coral da CPG é composto de 15 vozes que cantam  músicas gospel, com exceção das músicas "É Preciso Saber Viver" (jota Quest), "Quando eu saí de Casa" (Zezé de Camargo e Luciano) e "Tente Outra Vez", de Raul Seixas, além de Happy Day,  já se tornou um grande sucesso no meio.
Com muitos planos, a professora, que não tem material para trabalhar, sonha em poder levar o coral "DIAMANTE BRUTO" para realizar apresentações em outras unidades, com a finalidade de motivar detentos a buscar, na música e poesia, um alicerce para a reintegração social.
" Através da Música, trabalho, escola e artes, o detento descobre-se uma pessoa muito melhor e é essa pessoa que nós queremos de volta à sociedade. Pena que nao contamos com apoio de órgãos competentes. Para se ter idéia, na escola falta lápis e papel. Mesmo assim, sobra força de vontade e é com essa força que da cadeia pública de garanhuns sairá a melhor turma de alfabetização da região." conclui SelmaMello

CARAVANA DA CIDADANIA - Regional

Termina hoje a realização do magnifíco Fórum integrado a "CARAVANA DA CIDADANIA", lançada ano passado e que já percorreu inúmeras cidads do estado. Este encontro, com a proposta de um Conselho mais amplo e politicas públicas mais arrojadas para o IDOSO, contou com a representação de várias cidades do agreste, através do Conselho de Idosos.
Na ocasião, todas as dúvidas sobre o universo do INSS foram tiradas  através do coordenar geral  da Entidade e a Sra Mônica Amaral querepresentou a cidade de garanhuns e falou sobre as propostas, aposentadorias, benefícios e outros mais.

A caravana, desta feita, teve parada na Colônia de Férias do SESC.

DUPLICAÇÃO DA BR CADA VEZ MAIS LONGE...

O sonho da duplicação da BR-423, ligando Garanhuns a São Caetano, não parece tão fácil de se concretizar quanto se imaginava a princípio. O o edital do processo de licitação para a obra, que seria republicado na semana passada, agora está sem prazo para sair no Diário Oficial. A informação foi repassada à prefeitura do município pela Secretaria Estadual de Transportes e o secretário Carlos Eugênio tratou de deixar a imprensa local por dentro dos fatos. Nós já estamos praticamente em maio e Lula deixa a presidência da República em dezembro. Na gestão atual, está muito difícil termos pelo menos o início dessa obra. O próximo dirigente do país, seja Dilma ou Serra, certamente não terá o mesmo compromisso com o Nordeste e a nossa região. Podemos, infelizmente, estar perdendo uma grande oportunidade.

Blog do Robero Almeida

VENDO NÁVIOS.... NA NET. PAGA, É CLARO!

Algum tempo atrás foi divulgado que Garanhuns e Caetés seriam "cidades digitais". Conforme as notícias dos jornais e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, teríamos uma internet de banda larga de qualidade, sendo facilitado o acesso da população ao mundo virtual. O tempo passou e continuamos na mesma. Os provedores do município deixam a desejar, a Velox chega apenas a alguns bairros e a internet móvel - pela Oi, Tim ou Vivo - além de não oferecer qualidade é caro para a maioria das pessoas. Diante desta realidade, o Blog do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Pernambuco) esta semana cobrou a antiga promessa e ao mesmo tempo noticiou que Petrolina, no Sertão do São Francisco, está recebendo o que foi prometido para a Suíça Pernambucana: internet de banda larga com qualidade! Em outras palavras, a "cidade digital" foi parar às margens do São Francisco e nós ficamos a ver navios.

Blog do Roberto Alemida

CENTRO DE CONVENÇÕES DO SESC

Está no Diário de Pernambuco:
Josias Albuquerque // O empresário Josias Albuquerque (foto) foi eleito por unanimidade para continuar na presidência da Fecomércio, nos próximos quatro anos. Entre seus projetos estão a intensificação de missões empresariais, com o reforço das atividades do Cecomex, da Fiepe; o Centro de Convenções Senac/Caruaru e um restaurante em Garanhuns.
.
Agora comigo: Garanhuns sente profundamente a falta de um novo Centro de Convenções. Com a doação do terreno onde funcionava a Secretaria de Obras vizinha ao SESC àquela entidade, sentíamos que nossos problemas na recepção de eventos de porte que nos pedissem um espaço acolhedor para seminários, simpósios, convenções, entre outros, iriam finalmente serem resolvidos.
Na nota do Diário de Pernambuco claramente se vê a construção de um Centro de Convenções para Caruaru e Garanhuns fica com o restaurante que já está em construção. Nada contra o restaurante e entendemos que ele prestará um grande serviço, aliás, nesse sentido o SESC diariamente já funciona em seu salão de eventos com um restaurante para comerciários e visitantes. Mas o Centro de Convenções é fundamental para um processo de crescimento turístico e cultural para Garanhuns, e portanto, econômico. Além disso, o espaço contará com teatro. Seria interessante Josias Albuquerque divulgar um cronograma para a população que está ansiando por este empreendimento para sabermos quando começaremos a ver colocados os primeiros tijolos.
 
 
Blog do Ronaldo César

É BOMBA!!!!


Um ex-secretário do Governo Municipal foi convencido pelo Ministério Público a abrir a boca. Aceitou a chamada "delação premiada" e contou tudo que sabe sobre o caso da ponte do Sítio Baraúnas, na área do distrito de Miracica. A conversa entre esse ex e um promotor da cidade foi na terça-feira, dia 13, e segundo nos foi informado o "réu" entregou muita gente graúda. Secretários, empresas, quem pegou o dinheiro, para que foi a verba e outras coisas. Tem mais: Existe um DVD com conversas gravadas pegando depoimentos comprometedores de secretários e ex-secretários. O material vazou e já está nas mãos de jornalistas, adversários do prefeito (que teriam se cotizado e pago R$ 10 mil pela gravação) e também do Ministério Público. O caso mais parece filme, ou coisa de Brasília, mas está tudo acontecendo aqui em Garanhuns mesmo e dentro de algum tempo as autoridades devem estar movendo ações que vão dar o que falar. Há também a possibilidade dessa história toda, com DVD e tudo mais, parar numa Rede Nacional de Televisão.
O Blog da Transparência e a Agenda Garanhuns noticiaram que Lenice, secretária de Finanças da Prefeitura de Garanhuns e Gerson Carvalho, ex-ouvidor do município, foram ouvidos pela Polícia Federal, em Caruaru. Segundo o Wagner Marques, a investigação se refere ao desvio de dinheiro do trasnporte escolar, um caso já antigo que culminou com a saída de Gersinho da prefeitura.

NOTA

Depois de ter feito esta postagem, eu li um comentário de um leitor cobrando também uma posição minha sobre o caso. Não noticiei antes simplesmente porque os outros tiveram a informação primeiro. Mas também não sou daqueles que para se promover precisam bater no prefeito de qualquer jeito. Quando houver erro a ser apontado e o repórter tiver dados concretos, vamos divulgar. Se for realizada alguma ação positiva a gente também informa. Não tenho mais idade nem saúde para ficar por aí feito Dom Quixote.


 

A PONTE VOLTA A "CAIR"

Ao que tudo aponta, dentro de poucos dias o “escândalo da ponte do Sítio Baraúnas” (foto) (em Miracica, distrito de Garanhuns), voltará a ser assunto não só em Garanhuns, mas também nas páginas da imprensa pernambucana, podendo ainda repercutir a nível nacional.

Se o governo municipal esteve respirando clima ameno por alguns meses, parece que está chegando a hora dele se precaver das rajadas que por aí vem. A incansável esfera da oposição ao prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), parece querer mostrar que não dorme em serviço.

Nos chegaram informações sobre o caso, porém ainda não as publicaremos por as considerarmos verdes. A árvore da notícia só aceita fruto maduro.

A qualquer momento estaremos trazendo informações sobre o caso.



http://agendagaranhuns.blogspot.com/

CORRUPÇÃO? JAMAIS!


O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco reúne diversas instituições e órgãos públicos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco.
Esse grupo pretende discutir e implementar ações que otimizem o combate à corrupção em Pernambuco, especialmente nos casos de desvios de recursos públicos, como, por exemplo, o aprofundamento de parcerias nas investigações e o compartilhamento de bancos de dados e informações disponíveis em cada um dos órgãos públicos.
Faz parte ainda das metas do fórum desenvolver mecanismos de fomento e apoio à participação da sociedade civil organizada na fiscalização da aplicação do dinheiro público em todo o estado, através de audiências públicas e eventos realizados nos municípios do interior.


 

FAMILIAS DA BELA VISTA SÃO BENEFICIADAS COM CURSO


Curso beneficia famílias da Bela Vista

            O CRAS da Bela Vista dá inicio na manhã desta segunda-feira, dia 26, ao Curso Arte em Feltro. A atividade é direcionada a todas as famílias cadastradas no Centro de Referência, com aulas as segundas e quartas-feiras, no horário de 8 as 12 horas. As aulas seguem até o dia 9 de junho, na sede do CRAS.

            De acordo com a coordenadora do CRAS Bela Vista, Camila Moraes, o objetivo é capacitá-las a confeccionar chaveiros, arranjos de flores, porta-toalhas, peso para porta, colares, aplicações em peças de roupas, e com isso torná-las o mais novo grupo de inserção produtiva da comunidade. “Além de promover a integração social, o curso visa aumentar a renda dessas famílias, minimizando a situação de vulnerabilidade social em que vivem”, registra.

O material produzido pelas alunas será apresentado durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Após a conclusão, uma nova turma será formada. Os Interessados em participar devem procurar o CRAS na comunidade para se cadastrar e participar da seleção.


CRAS HELIÓPOLIS COMEMORA DIA DAS MÃES



A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, realizará no dia 6 de maio, a partir das 14 horas, uma comemoração alusiva ao Dia das Mães. Aproximadamente 150 mães serão homenageadas na sede do CRAS Heliópolis.

Constam na programação: Recital de poesia com o Grupo da Terceira Idade – Unidos da Alegria; apresentação musical com o Coral CRAS Heliópolis; mostra de Dança Infanto-juvenil do CRAS Heliópolis e diversas mensagens. Após as apresentações será oferecido um lanche e brindes.

“As mães da comunidade do Heliópolis estão sempre engajadas nas atividades do Centro de Referência, por isso não poderíamos deixar de homenageá-las nessa data”, diz coordenadora do CRAS Heliópolis, Verônica Góes.

COMUNICADO – VACINAÇÃO


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Saúde, informa que irá realizar nos dias 27 e 28 de abril, na zona rural do Município, a vacinação contra a gripe H1N1 e Influenza Sazonal (a gripe comum). Amanhã a equipe de Imunização estará no Sítio Papa-Terra a partir das 8 horas. Já na quarta-feira a equipe estará no mesmo horário no Sítio Riacho da Espera. A vacina será aplicada em pontos de apoio já conhecidos pelas comunidades.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde orienta ainda que a população deve se encaminhar aos pontos de vacinação com o cartão do Bolsa-Família para realizar a atualização das informações de saúde dos beneficiários. Além disso, a população não pode esquecer do cartão de vacinação.  

PREFEITURA IMPLANTA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Garanhuns vai implantar, ainda neste semestre, o Programa Mais Educação. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas, que beneficiarão estudantes de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino.

O Programa aumenta a oferta educativa nas escolas do Município por meio de atividades como acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; prevenção e promoção da saúde; educomunicação; educação científica e educação econômica. As atividades serão implantadas em consonância com o projeto pedagógico de cada Escola. A ação estratégica visa a implantação da Educação Integral, a qual visa garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens, qualificando o processo educacional e melhorando o aprendizado dos alunos.

Segundo informações da secretária de Educação e Esportes, Edilene Vilaça, a meta é possibilitar a implantação da educação integral nas Escolas Municipais de forma gradativa. “Iniciaremos as atividades do Programa Mais Educação beneficiando nossos educandos com atividades diversificadas. Essa iniciativa é o primeiro passo para a inclusão da educação integral no Município”, argumenta Edilene Vilaça.

COMUNICADO – FEIRAS LIVRES




A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, comunica que em função do feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, as Feiras da Boa Vista e da CEAGA, acontecerão na próxima sexta-feira, dia 30 de abril.

CRAS DA BELA VISTA DESENVOLVE ATIVIDADES PARA IDOSOS



A Secretaria de Assistência Social, através do CRAS da Bela Vista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 11 de maio, diversas atividades de convivência e saúde, voltadas aos idosos da comunidade da Bela Vista. A ação terá início às 9 horas e será realizada ao lado do PSF do bairro, situado na rua Mário Notaro, S/Nº.

Durante o evento, os idosos serão vacinados contra a H1N1 e Influenza Sazonal (a gripe comum). Também será oferecida aferição de pressão e desenvolvidas atividades sócio-educativas, bem como atividades físicas, a exemplo de ginástica e dinâmicas de integração social e comunitária. Estão sendo aguardados cerca de 50 Idosos, entre eles o Grupo de Convivência dos Idosos Saber Viver, do CRAS Heliópolis. Todos terão direito a lanche, composto por frutas, sucos, bolos e biscoitos.

“Nós queremos proporcionar um momento de integração com atividades que buscam o bem-estar do corpo e da mente. Esperamos que a terceira idade descubra os benefícios de uma vida saudável”, declarou a coordenadora do CRAS Bela Vista, Camila Moraes.

TORCEDORES - POR Prof. MARCELO SOUZA

Muitas pessoas que não estão envolvidas com o esporte questionam o que move um bando de pessoas a torcer por um time.
O time de futebol não é apenas jogadores, são as cores, a união de um time de torcedores pelejando por algo em comum.
O representante das massas, aquele jogador que veio do nada, agora é tudo para muita gente, muito dinheiro envolvido, a fama, a idolatria e tudo que a bola envolve. Quem assiste a partida, torce para que naquele último minuto o campeão, defensor das suas cores, do seu final de semana, da sua auto-estima e principalmente do bolso dele e de muita gente, se supere fazendo o gol, ao passo que todos os torcedores explodem de alegria e satisfação.
Essa visão romântica de torcida “organizou-se” , transformando esse grupo anônimo em “gladiadores” prontos para explodir por qualquer motivo, o principal motivo é a ira aos adversários, esses “membros” que saem de onde ninguém sabe, tomam os espaços urbanos, gritam, batem e agridem, impingindo cantos de guerra, espalhando ódio aos times e torcidas rivais e o que era uma explosão de emoção, transformaram-se em explosões de bombas caseiras, de gás lacrimogêneo, de gritos, sangue e principalmente choro e dor de pessoas que perderam o seus entes queridos, somente por eles terem preferência por outro clube.

Marcelo de Oliveira Souza
Salvador Bahia Brasil


Visite o meu site:Contos, poesias, artigos atualizados, etc...
http://marceloescritor.blig.ig.com.br

RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA


            Com o objetivo de estimular a preservação do meio-ambiente e evitar danos o Sistema de Esgotamento Sanitário do Município, a Prefeitura de Garanhuns em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem promovendo desde o ano passado, uma campanha para incentivar a doação de óleo de cozinha usado.

            Os cidadãos interessados em participar, devem armazenar e posteriormente entregar o óleo de cozinha já utilizado em pontos de coleta localizados em pontos estratégicos da cidade. “Com essa colaboração, vamos conseguir ajudar e beneficiar a comunidade da Várzea, já que o material é um dos principais componentes para a produção do sabão artesanal produzido na Fábrica de Sabão da comunidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren.

É importante lembrar que todo óleo de cozinha pode ser aproveitado, exceto aquele utilizado na fritura de peixe.  Segue abaixo os pontos de coleta:

LOCAL
ENDEREÇO

COMPESA
PRAÇA IRMÃOS MIRANDA

FRIGOR FRANGO
RUA CAPITÃO PEDRO RODRIGUES

EDMILSON BAR
RUA G Nº 14 - COAHB 1

O RELOJOEIRO
PÓLO HELIÓPOLIS

XANGAI EXPRESS
PÓLO HELIÓPOLIS

SECRETARIA DE AGRICULTURA
CENTRO ADMINISTRATIVO

CEAGA
BAIRRO SÃO JOSÉ

FACÇÃO DE COSTURA
RUA JÚLIA BRASILEIRO VILA NOVA – BOA VISTA



É CAMPEÃ!!!!!!

Depois de concorrer com oito bandas de Pernambuco e Alagoas, a Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns foi premiada no último domingo, dia 25 de abril, com o primeiro lugar do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares (AL). Além de troféu, o grupo também ganhou uma impressora e um notebook.

O evento foi prestigiado por mais de 2.500 pessoas, que aplaudiram a banda que conseguiu fazer um repertório do clássico ao popular. “Trata-se de um título inédito e muito importante para Garanhuns, que mostra como a classe musical do nosso município está bem representada”, declarou o coordenador da Banda Marcial do Colégio Diocesano, Luiz Fernando Lopes.

Em 2008, na primeira edição do Evento, a Banda do Colégio Diocesano conquistou o segundo lugar com uma diferença de apenas oito décimos do primeiro colocado.

PROJETO CIRCULAÇÃO DE MÚSICA INSTRUMENTAL E ARTE À GARANHUNS




Garanhuns receberá na próxima sexta-feira, 30 de abril, o projeto Circulação de Música Instrumental. O projeto consiste na realização de concertos com a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque; do Quarteto de Cordas Intermezzo e de concertos-aula voltados prioritariamente para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino, que aprenderão técnicas do universo artístico musical.

As atividades serão realizadas no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A partir das 10 horas da manhã, cerca de 400 alunos oriundos das escolas municipais Professor Mário Matos; Dom Mário; João Pessoa e Monsenhor Tarcísio Falcão participarão do Projeto. A noite as apresentações terão início às 17 horas. O evento será aberto ao público.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Gabriela Valença, trata-se de um conjunto de ações sócio-culturais, educativas e de interiorização da boa música instrumental erudita e popular. O intuito é fazer da música um veículo educativo e socializante. “Estamos oportunizando às crianças, jovens e adolescentes do Município acesso a arte e a cultura, como forma de investimento no cidadão do futuro. Acreditamos eles serão impactadas e despertarão a sensibilidade, favorecendo o interesse pelo estudo musical”, registrou a secretária municipal.

O Circulação de Música Instrumental é um dos dez projetos sociais mais importantes do mundo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é uma realização da A-SIM Marketing e Comunicação e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Garanhuns.



TRABALHADOR VAI COMEMORAR O DIA 1°º DE MAIO


O Governo de Garanhuns vai comemorar o Dia do Trabalhador, 1º de maio, com shows na Esplanada Guadalajara. O Evento terá início às 21h30min e contará com atrações regionais. O grupo de pagode Astúcia do Samba abre a programação, seguido do forrozeiro Ailton. Em seguida, Zezinho de Garanhuns anima o público, e Djair e Banda fecha a noite em comemoração aos trabalhadores.

“A idéia é aproveitar o feriado do sábado para comemorar o Dia do Trabalhador com shows gratuitos. Nossa expectativa é que cerca de 50 mil pessoas compareçam a Esplanada Guadalajara para festejar a data”, registra a secretária de Turismo, Gabriela Valença.


ENCERRAMENTO DO CURSO TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR

A Policia Civil de Pernambuco, convida vsª para o encerramento do 1º Curso de Técnicas de identificação veicular, que se realizará no auditério da Codeam, dia 30 de abril as 17:00 hs.
O Curso teve a participação de 70 pessoas envolvidas com segurança e veículos, na região e aconteceu em sala de Aula da UPE, sendo ministrado pelo Gercioniton Neto, que veio de Brasiília especialmente para ministrar o mesmo que se fazia pertinente à região, que compta muitos casos de roubos de veículos.

LULINHA "PAZ E AMOR"


Após uma longa ausência, tenho a alegria de retomar o Radar da Mídia e assim restabelecer este agradável convívio com todos aqueles que acompanham o blog.

Voltar ao Brasil é ocasião para se defrontar com as bizarrices da política externa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os agentes desta nova diplomacia ou os engajados com o estilo lulo-petista de governar não cessam de exaltar a “projeção internacional” alcançada pelo Brasil e o próprio presidente Lula, em suas desmedidas palavras, afirma que o País deixou de lado a síndrome de “vira-latas”. Toda essa auto-exaltação é compreensível, pois afinal a propaganda de contornos goebbelianos tornou-se outra grande especialidade deste governo.

Como sempre, os espíritos “equilibrados”, avessos aos embates, em sua ânsia de se acomodar, buscam explicações para as atitudes inexplicáveis do presidente e de sua diplomacia. Para alguns serão meras gafes; para outros, simples inexperiência; para outros ainda, apenas o desejo de contentar alguns radicais do PT. Como se fosse natural jogar com o destino internacional do Brasil, apenas para fazer agradinhos a descontentes, nas filas partidárias.

Estou convicto – e não estou só nesta postura – de que as mais profundas razões que inspiram esta estapafúrdia política externa são ideológicas. E estou convicto disso, entre outros motivos, porque são os próprios mentores dessa política externa que o afirmam.

Lulinha “paz e amor”
Desde que tomou posse em 2002, Lula (bem como seus assessores) avisou que o verdadeiro sentido ideológico do governo petista seria encontrado na política externa. A afirmação é compreensível.

O radicalismo ideológico de Lula sempre assustou a massa da população brasileira. Por isso se tornou necessária internamente uma metamorfose no discurso, no modo de se apresentar e nas metas políticas.

A famosa “carta aos brasileiros” era o passaporte da moderação e numa penada tudo parecia jogado no passado. Dali para a frente só haveria o “lulinha paz e amor”.

A renúncia às metas radicais das propostas econômicas socialistas que tinham feito a marca do PT “atestavam”, também a nível internacional, a moderação de Lula da Silva.

Mas subjacente a esse “lulinha paz e amor” continuou a existir o Lula adepto do socialismo cubano, o Lula cúmplice do chavismo, o Lula simpatizante dos movimentos guerrilheiros, o Lula de um antiamericanismo esquerdista quase doentio, o Lula que tentava projetar as teorias da luta de classes para as relações internacionais, num enfrentamento entre nações ricas e pobres.

E ao longo de quase oito anos o descompasso da política interna e da política externa foi evidente. Moderação aqui, radicalização progressiva lá fora.

Mas é bom não esquecer. Inúmeras vezes, Lula tentou trilhar na política interna a via do radicalismo ideológico, mas invariavelmente a reação de setores dinâmicos da opinião pública o fizeram recuar. A mais recente tentativa é o Plano Nacional dos Direitos Humanos, PNDH 3.

Ao se aproximar o término do mandato de Lula, a diplomacia lulo-petista decidiu extremar ainda mais suas posições. E estamos nisso.

Hipocrisia ideológica
É um desses atos da hipocrisia ideológica da diplomacia lulo-petista que pretendo aqui comentar.

O economista Paulo Nogueira Batista Júnior, alinhado às alas mais radicais do PT, foi nomeado pelo Ministro Mantega como representante brasileiro no Fundo Monetário Internacional (FMI). Nogueira Batista , crítico acérrimo da política econômica do governo Lula, gerou um incidente diplomático com a Colômbia ao demitir a representante do país no órgão. A demissão foi arbitrária e rompeu um acordo diplomático tácito.

Uma primeira contradição chama a atenção. O governo Lula nomeia para um cargo dessa importância um crítico de sua política econômica, o que de si é revelador! A política econômica dita ortodoxa afinal é mantida não por convicção, mas por necessidade e oportunismo político. O coração ideológico do lulo-petismo está nos antípodas dessa mesma política econômica.

A outra contradição diz respeito ao espírito “dialogante” da diplomacia nacional. Nas relações com o Irã dos ayatollahs, Lula diz estar disposto a estender a mão até ao último momento a um regime ditatorial e persecutório, financiador e promotor do terrorismo islâmico e cujas omissões e fraudes no programa nuclear “pacífico” se evidenciam a cada dia.

Também em relação à cruel e já longa ditadura comunista da Coréia do Norte, que mantém todo um país na miséria e utiliza campos de concentração para confinar seus opositores, o presidente afirma que é necessário compreensão e jamais a advertência, a censura ou a condenação. Isto para dar apenas dois exemplos.

Entretanto, em relação à Colômbia, nação irmã, onde vigora o Estado de Direito, onde um governo legítimo exerce suas funções, o tratamento diplomático lulo-petista é bem diverso: o punho de aço.

Diálogo... só às vezes
Entenderam bem a posição “dialogante” da diplomacia de Lula? Só tem uma mão, em relação a regimes de esquerda ou ditatoriais, ou ainda fomentadores do islamo-fascismo.

Ao mesmo tempo que fala em dialogar até ao último minuto com o Irã dos ayatollahs, a diplomacia lulista usa punho de aço contra a nossa vizinha e irmã Colômbia? E por quê?

Por uma razão pura e simples: porque o Presidente Álvaro Uribe, contrariando a tendência suicida de seus predecessores de “dialogarem” com os terroristas das FARC, (fazendo na prática todas as concessões que permitiam ao grupo terrorista ditar suas leis revolucionárias no País), decidiu com grande êxito e com apoio maciço da população usar a política de “tolerância zero” em relação ao terrorismo. Ora, a agonia das FARC desagrada ao lulo-petismo, por suas simpatias ideológicas mais ou menos explícitas com o grupo terrorista.

Viés chavista da política externa
Extraio da revista Veja (21.abr.2010) alguns trechos das declarações de Rodrigo Botero, ex-ministro da Fazenda e grande conhecedor da política latino-americana, a respeito da “grosseria” diplomática que levou ao afastamento da representante colombiana no FMI:
  • "A destituição de María Inés Agudelo por Nogueira Batista viola o acordo de cavalheiros que existe há pelo menos quatro décadas entre o Brasil e a Colômbia. Nunca houve antes um incidente como esse. (...) Foi o rompimento com uma prática saudável de convivência em que se cultiva a tolerância (...). Esse incidente afeta diretamente as relações bilaterais entre os países. Não estamos diante de uma questão meramente burocrática. O Planalto e o Itamaraty devem compreender que a grosseria de Nogueira Batista não colabora em nada para a boa vontade de outros países em relação à política internacional brasileira.

    Nogueira Batista não pode invocar o argumento de incompetência para destituir a colombiana. Agudelo possui mais credenciais acadêmicas que Nogueira Batista. As diferenças de Batista com Agudelo se devem a concepções incompatíveis sobre política econômica. (...) Agora, se bem entendo, as políticas mencionadas são as mesmas que vêm sendo aplicadas com sucesso no Brasil desde os anos 90. Mandar a Washington um representante que execra a política econômica de seu próprio país é uma manifestação clara do realismo mágico latino-americano por parte do governo brasileiro. (...)

    As relações entre Colômbia e Brasil, no FMI, foram tradicionalmente cordiais, baseadas no respeito mútuo. A afronta de Nogueira Batista constitui um desrespeito, um insulto. O governo colombiano notificou o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, de que Nogueira Batista não está autorizado a interferir em assuntos relacionados à Colômbia. (...)

    Existem aspectos desconcertantes na diplomacia brasileira na América Latina. Dou três exemplos recentes. Primeiro, ter declarado que Hugo Chávez é o melhor presidente que a Venezuela teve em 100 anos. Segundo, ter equiparado o preso político e mártir da ditadura cubana Orlando Zapata, falecido na prisão depois de uma greve de fome, a um delinquente comum. Isso é uma indecência, uma obscenidade. O terceiro foi permitir que a Embaixada do Brasil em Honduras servisse de palco para a ópera-bufa encenada por Manuel Zelaya. Além de revelarem falta de profissionalismo diplomático, esses episódios contribuem para a percepção de que a política regional tem um viés a favor do chavismo.

    Minha impressão é que essa aparente esquizofrenia tem uma explicação em função das tensões no interior do PT. Lula teve de repudiar a plataforma de seu partido e adotar uma política econômica ortodoxa. Esse alinhamento exigiu que Lula apaziguasse o descontentamento da extrema esquerda do PT. Como prêmio de consolação, delegou a gestão das relações latino-americanas a personagens como Marco Aurélio Garcia e seus seguidores.

    O Brasil atua como uma potência. De fato, como uma superpotência. No entanto, mesmo as superpotências devem saber lidar com as nações vizinhas. A Colômbia não tem pretensão de ser uma grande potência, mas não é um país insignificante, o qual se possa atropelar. Somos a quarta maior economia da América Latina.

    A Colômbia ocupa um lugar particular na América Latina. Não faz parte do Mercosul e também não pretende participar de projetos como a Telesur e o Banco del Sur. A Colômbia é contra a proposta de substituir a OEA (Organização dos Estados Americanos) por uma organização que exclua o Canadá e os Estados Unidos. Ao contrário de outros países da região, mantivemos o sistema democrático durante as décadas de 70 e 80, quando prevaleciam as ditaduras militares no Cone Sul. O país também não apoiou a invasão argentina às Malvinas, em 1982. A Colômbia atribui importância primordial às relações com Canadá, Estados Unidos e União Europeia, tendo negociado acordos de livre-comércio com esses países. Aos nossos vizinhos que aspiram a encontrar uma fonte de dinamismo comercial e progresso tecnológico no Rio da Prata, desejamos sorte. Mas o interesse colombiano não recomenda seguir seu exemplo. A vontade de discordar da opinião majoritária dos sul-americanos em determinados temas não trará aplausos ao estado colombiano no Foro de São Paulo ou no Movimiento Continental Bolivariano (ambos eventos de esquerda). O custo dessa impopularidade é tolerável.
    " (O realismo mágico do PT no FMI).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS ESTEVE HOJE(26/04) EM GARANHUNS


Na manhã desta segunda feira, enquando na Codeam dava-se a abertura do Curso de Invesigação Veicular, o governador Eduardo Campos visitava, através de telefone, a terra da garoa. Na rádio Jornal do Comércio, o mesmo  passou algumas informações importantes dentro do Agreste pernambucano, destacou a recuperação da estrada que liga Garanhuns até Bom Conselho e será iniciada até o mês de maio. Na duplicação da BR 423 até Caruaru, Eduardo frisou que já entrou em contato com o presidente Lula para realizar o mais rápido possível, fato que o prefeito Luiz Carlos ja havia adiantado, o governador passou a preocupação das casas da Cohab 3 e também serão entregues em uma data próxima, hospital Dom Moura receberá uma atenção especial. O que também deixou os garanhunenses animados foi a promessa de uma programação melhor para o festival de inverno esse ano, além de esponder perguntas ao apresentadore Eduardo Peixoto.